Você é Livre?

João 8.32 – “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Para você, o que significa ser livre? É poder fazer o que quer? Não ter que dar satisfação dos seus atos prá ninguém? Poder ir e vir sem ter que avisar para onde e nem quando vai voltar? Todas essas possibilidades e muitas outras podem até ser considerados sinais de liberdade. Mas, quando pensamos no plano espiritual, a liberdade assume um sentido muito mais amplo. Só é livre quem é LIBERTO. Em João 8.32 Jesus, falando com pessoas que se consideravam livres, apontou-lhes os caminhos da verdadeira liberdade:

I – O CONHECIMENTO – “E conhecereis”.

Os cientistas dizem que estamos na “era do conhecimento”. O homem, antes era tratado apenas como uma ferramenta para produzir resultados econômicos; hoje é considerado o recurso mais valioso para as organizações: o seu “capital intelectual”. Por isso, nunca na história da humanidade houve uma busca tão acentuada pelo conhecimento. Existe um ditado popular que afirma: “conhecimento é poder”. Mas o conhecimento ao qual Jesus se referiu nesse texto é o conhecimento de Deus e da Sua Palavra. No livro de Oséias, capítulo 4, Deus acusa o povo de falta de verdade, de amor e de conhecimento dEle. E no versículo 6 está escrito: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento de Deus”. Você conhece a Deus? Investe tempo no estudo da Sua Palavra? Pára para observar a natureza e refletir sobre o poder criador de Deus? Busca oportunidades para ouvir a Palavra revelada e pregada na sua igreja? Não há como adquirir o conhecimento que liberta se quisermos viver uma vida acomodada, voltada apenas para nossos projetos pessoais e profissionais. Deus tem planos muito mais elevados para você. Vale a pena conhecê-Lo melhor a cada dia e Ele irá revelar os Seus sonhos para a sua vida. Está escrito: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” (Oséias 6.3).

II – A VERDADE – “E conhecereis a verdade”.

Nem sempre é fácil encaramos a verdade. Preferimos pensar que somos livres, ao invés de paramos para olhar o nosso interior e perceber que existem cadeias que nos aprisionam. Muitos de nós estamos presos pelo medo, que nos paralisa; pelo passado, que em nossa mente continua presente e afeta o nosso futuro; pelas Angústias e aflições que, para não comprometer nossos relacionamentos, até conseguimos disfarçar durante o dia; mas quando a noite chega, na solidão que antecede o sono, é difícil conter a tristeza ou até as lágrimas. O Mestre nos ensina que a verdade liberta. Não existe cura se não encararmos a realidade. Pode ser que a sua verdade não seja fácil de ser enfrentada. Mas saiba que Jesus afirma: “Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim. ” (João 14.6).

III – A LIBERTAÇÃO – “e a verdade vos libertará”.

Só é livre quem é liberto. A liberdade está associada ao fato de não estarmos limitados por circunstâncias, pessoas ou obstáculos. A libertação, por sua vez, está associada à liberdade do espírito e da alma. Mesmo que o corpo não possa locomover-se com liberdade ou fazer o que quiser para satisfazer-se, o espírito for liberto, não pode ser aprisionado. Existem pessoas que estão presas fisicamente mas são livres na alma e no espírito. Outras podem ir e vir, fazer o que bem entendem, mas seu espírito e sua alma estão acorrentados. A pior prisão que existe no mundo se chama pecado (aquilo que desagrada a Deus). Por isso Jesus diz: “… todo o que comete pecado é escravo do pecado” (João 8.34). Mas continua afirmando: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Jesus é Aquele que perdoa os pecados e quebra as cadeias espirituais. Esse processo ocorre pelo reconhecimento, pela confissão e pelo arrependimento (I João 1.9).

CONCLUSÃO:

A partir de hoje você pode, não apenas ser livre, mas também liberto de todas as correntes que o prendiam. Os passos são: conheça melhor a Deus. Diante da santidade dEle, arrependa-se dos seus pecados; entenda que Jesus é a Verdade que liberta; e comece sua libertação reconhecendo que Jesus é o novo caminho pelo qual você irá conduzir a sua vida em plena liberdade.

Lição de Célula nº 412 – 26 de outubro a 1º de novembro de 2009 – Pastores Carivaldo & Noeme