Você Sabe Orar?

Lucas 11:1-4 – É muito difícil encontrar alguém que não goste de receber oração; que ache que não precisa de oração. Você concorda? Inclui-se nesse grupo? Mas quando se trata de orar por alguém ou por alguma causa muitos falam lá no seu íntimo: “mas eu não sei orar…” . Ou então responde: “não preciso falar, Deus conhece…”. Se você acha que não sabe orar como convém, não se preocupe; os discípulos de Jesus também não sabiam. Por isso eles pedem ao Mestre: “Senhor, ensina-nos a orar”. E Jesus ensina a oração mais conhecida no mundo: “a oração do Pai Nosso”. Mas Ele não quer que façamos dessa oração uma mera repetição de palavras decoradas. Mateus 6:7 diz: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Na oração, devemos derramar nossos corações a Deus (Filipenses 4:6-7), e não simplesmente recitar a Deus palavras memorizadas. Na verdade, o Mestre dos Mestres nos apresenta nesse texto pelo menos quatro princípios a serem observados em nossas orações ao Deus Eterno:

1º Princípio – Ser filho de Deus:

“Pai nosso que estás nos céus” – Para ser filho de Deus é necessário ter o Seu Único Filho – Jesus – no coração. E isso é possível por meio da oração. Você percebeu no texto que Jesus estava respondendo ao pedido dos seus discípulos? Isso significa que para fazer essa oração é preciso SER DISCÍPULO DE JESUS. Discípulo é seguidor, imitador, aprendiz; discípulo é aquele que é obediente, que larga tudo para seguir seu Mestre. Muitos dizem que crêem em Jesus, mas as suas atitudes não se parecem com Ele.

2º Princípio – Entender que todas as nossas necessidades são supridas por Deus:

“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” – como é fácil cairmos no engano de que tudo o que temos é fruto do nosso próprio esforço ou do esforço de quem nos sustenta. Olhamos para nossos bens e dizemos no coração: “é meu!”. A roupa, o alimento, o emprego, a casa, o carro… tudo meu… E se faltar a saúde? E se vierem as perdas? Quando oramos pedindo o pão nosso de cada dia ao Senhor, na verdade estamos dizendo: “eu dependo de Ti”. Esse “pão” que Deus dá não é apenas material. A Bíblia diz que Jesus é o pão de Deus para nós.

3º Princípio – Estar disposto a perdoar:

“Perdoa as nossas faltas assim como nós perdoamos aos que nos tem ofendido” – Você tem facilidade para perdoar? Existe em seu coração alguma raiz de amargura em relação a alguém? Se transformamos a oração do Pai Nosso apenas em repetições automáticas, não perceberemos que se quisermos de fato o perdão de Deus precisamos aprender a perdoar. Aproveite esse momento que você está aqui para limpar o seu coração. É hora de cura na sua vida. Arranque, em nome de Jesus, toda raiz de amargura que porventura haja no seu coração e receba agora o perdão do Pai Nosso.

4º Princípio – Compreender que é Deus quem sustenta a nossa vida espiritual:

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” – Quem de nós pode afirmar que nunca se sentiu tentado a fazer coisas que sabe que não são corretas, éticas, justas, honestas, verdadeiras? Tudo o que fazemos e no nosso interior sabemos que desagrada a Deus é o que a Bíblia chama de pecado. De nós mesmos, não conseguimos deixar de pecar. Mas, pela oração, vencemos as tentações que, certamente, nos conduziria para o mal.

Conclusão:

Nesse estudo você refletiu e aprendeu que fazer a oração do Pai Nosso não é apenas repetir palavras decoradas. É estabelecer princípios do Reino de Deus em sua vida. Para isso, é necessário receber a Jesus Cristo por meio da oração. Então, comece orando assim: “Senhor Jesus eu preciso de Ti. Quero o Teu Reino na minha vida. Arrependo-me dos meus pecados. Seja, de fato, meu Senhor e Salvador. Esse é o meu convite a Ti agora mesmo.

SUGESTÃO DE MÚSICA: “Jesus, amado da minha alma”, com David Quilan

Lição de Célula Nº 405 – 7 a 13 de setembro de 2009 – Pra. Noeme Júlia