Como Vencer as Preocupações da Vida

Salmo 40:1-5 – Quem nunca ouviu conselhos mais ou menos assim:“não se preocupe, tudo vai dar certo.”“preocupação não paga dívida.”; ou“por que se preocupar? vai adiantar alguma coisa?”. Mas a nossa mente nem sempre consegue absorver essas orientações “bem intencionadas”. Às vezes ouvimos calados, mas a mente grita e a alma se inquieta. Precisamos de um poder maior que atue em nossa mente e que gere paz em meio a situações difíceis e delicadas pelas quais passamos e passaremos.
A Bíblia tem palavras de poder e mostra o caminho para alcançarmos o equilíbrio diante das lutas. No salmo 40 Davi, servo amado de Deus, nos apresenta algumas orientações. Vamos destacar três delas:

I – ESPERE CONFIANTEMENTE NO SENHOR – v. 1a

De acordo com o dicionário, preocupação pode significar: idéia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral; perda da tranqüilidade de espírito, devido ao interesse ou sentimento de responsabilidade que se tem por certas pessoas ou coisas; cuidado. Ou seja: esperar o pior. Você se lembra de momentos de preocupação que já viveu? Muitos deles desnecessários? O salmista Davi nos ensina a esperar em Deus com confiança. Também está escrito em Filipenses 4:13 – “Posso todas as coisas em Deus que me fortalece”. O que tem te preocupado? Doença? Dívidas? Desemprego? Ou o futuro é o foco das suas preocupações? Saiba que Deus promete te dar a vitória em Cristo Jesus. Em Romanos 8:32 está escrito: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente todas as coisas?” Convide Jesus para entrar em sua vida e as preocupações perderão espaço em sua mente.

II – ORE COM FERVOR – v. 1b

O salmista Davi afirma que clamou pelo socorro de Deus. Essa atitude de oração fez com que Deus “se inclinasse” para ouvi-lo. Deus o tirou da lama, que representa contaminação; colocou os seus pés sobre a rocha e firmou-lhe os passos, o que representa a segurança para continuar a caminhada. Diante das preocupações, a mente contamina-se com pensamentos negativos, fantasias, apreensões. No salmo 91:5 e 6 Deus afirma: “não te assustarás…” frente a perigos imaginários. Tome posse do que está no salmo 46:1 – “Deus é o nosso refúgio e fortaleza…”. Por intermédio de Jesus Cristo temos acesso direto à proteção do Pai Eterno. É pela oração que Jesus pode ser chamado a agir em sua vida.


III – PENSE NO QUE DEUS JÁ FEZ – v. 5

Quando estamos preocupados criamos expectativas de acontecimentos ruins, desastrosos. Mas todos já experimentarmos o livramento de Deus em várias situações, mesmo que não tenhamos percebido e independente de termos pedido. Será que se você clamar, em nome de Jesus, Deus não ouvirá? Faça como Davi: reconheça as maravilhas que Deus já operou e creia que são grandiosos os desígnios dEle para contigo. O maior e melhor plano que está no coração do Pai é torná-lo filho por meio do Seu Único Filho. Quem já deu o máximo não negará o seu favor em qualquer outra situação. É por isso que a Bíblia afirma: “Em Cristo somos mais que vencedores” – Romanos 8:35 e 37.

CONCLUSÃO

A preocupação, tão comum para a maioria das pessoas, pode ser vencida quandoesperamos em Deus; oramos/clamamos a Ele com fervor e não nos esquecemos das maravilhas que Ele já operou. Deus continuará agindo em seu favor. Para isso, dê um passo de fé agora: clame por Jesus. Convide-o para ocupar o centro da sua vida e, assim, afaste da mente as preocupações e ansiedades, que lhe fazem tão mal.. Disse Jesus: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28.

Lição de Célula Nº 397 – 13 a 19/07/2009 – Pastora Noeme Júlia