Conselhos Do Irmão De Jesus

Tiago 4:13-17

Tiago foi o pastor da igreja cristã em Jerusalém e líder do conselho de apostólico, conforme observamos no Livro de Atos dos Apóstolos. Ele foi também irmão de Jesus, segundo a própria Bíblia nos revela (Mateus 13:55-56 e Marcos 6:3; Gálatas 1:19). Ele sofreu o martírio no ano 62 d.C. A Carta de Tiago traz muitos conselhos, advertências e ensinamentos importantes para a nossa edificação. Eis aqui alguns desses conselhos.

I – NÓS NÃO SABEMOS O DIA DE AMANHÃ

A vida é imprevisível! O apóstolo Tiago está nos alertando para essa realidade que todos nós sabemos, mas parece que vivemos como se não soubéssemos disso. E vivendo assim, não nos preparamos para o futuro. O sábio Salomão disse que não deveríamos nos gloriar do dia de amanhã, porque não sabemos o que nos trará o amanhã (Provérbios 27:1).

Não temos nenhum controle sobre o amanhã! Para a vida material, até que muitos concordam em se preparar para o futuro, mas para a vida espiritual, poucos se preocupam e outros nem sequer acreditam que ela exista. Jesus nos contou a “Parábola do Fazendeiro Louco” (Lucas 12:16-21) que só se preocupava com a sua vida material e o “amanhã” chegou com a pergunta: Tudo o que tu tens preparado, para quem será? Portanto, entregue já a sua vida a Jesus enquanto dá tempo para isso! Só Jesus salva!

II- A VIDA PASSA MUITO RAPIDO

A vida é passageira! Mas como passa rápido a nossas vida. Quem já viveu mais tempo sabe que isso é uma grande verdade. O Salmista nos diz que “acabam os nossos anos como um breve pensamento… tudo passa rapidamente e nós voamos” (Salmo 90:9-10). Tiago compara a vida a uma neblina que aparece só por um instante e logo se dissipa. Enfrentemos a grande verdade imutável de que nós somos seres finitos e que o tempo de vida determinado para nós será sempre muito pouco para o tanto que gostaríamos de viver. Tiago nos alerta para a brevidade da vida, dos nossos dias sobre a terra.

E enquanto estivermos vivos, dá tempo para nos acertar com Deus e seguirmos para a vida eterna que aguarda todos os que crêem em Jesus! Você já acertou a sua vida com Deus? Venha para Jesus e tenha vida eterna!

III- DEVEMOS ENTREGAR A DEUS OS NOSSOS SONHOS

A vida é um grande desafio! O ir a tal cidade, passar um tempo lá, negociarem, ter lucros (Tiago 4:13), tudo isso fala dos nossos sonhos, desejos e aspirações. Todos nós queremos prosperar, adquirir riquezas, edificar casas, família, filhos etc. Tudo isso é legítimo e são necessidades normais de qualquer ser humano e Deus sabe disso. Por isso é que Tiago nos aconselha: Peça a Deus para te abençoar em seus sonhos. Entregue tudo a Ele, pois se Ele quiser faremos isso ou aquilo! Convide Jesus para entrar na sua vida, nos seus sonhos e projetos, pois só assim seremos vencedores! Tiago nos alerta para o orgulho, soberba, arrogância e presunção, pois tudo isso é maligno (Tiago 4:16).

Na humildade está o segredo do sucesso. E é na humildade que nos prostramos diante de Jesus, pedimos perdão pelos nossos pecados e entregamos a Ele a nossa vida! Faça isso agora!

CONCLUSÃO: Tiago conclui essa série de conselhos dizendo: “Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Você já sabe o que deve fazer, então faça! Venha para Jesus! Entregue-se a Ele!

Lição de Célula No 933 – 21 a 27/10/2019 – Aps. Wagner & Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui