SORRIA!

Neemias 8.9-10

Sorrir é melhor do que chorar e ainda contribui para melhorar a nossa saúde e a nossa imagem. “Um coração alegre serve até de bom remédio” (Provérbios 17.22). Ainda que exista um tempo de chorar, mas existe também um tempo para rir, para se alegrar, para celebrar, festejar (Eclesiastes 3.4). Mas tem gente que gosta de chorar, de se lamentar e acaba adoecendo, desanimando e perdendo a força para lutar contra os seus problemas e dificuldades. O convite de Jesus é para reverter o nosso pranto em riso, a nossa tristeza em alegria e Ele afirma que mesmo os que choram, vão se alegrar com consolo de Deus (Mateus 5.4). Não podemos nos esquecer que a alegria do Senhor é a nossa força! Então, sorria!

I – SORRIA, POIS O SEU MILAGRE ESTÁ PRESTES A ACONTECER!

Esdras e Neemias, juntamente com os levitas, estavam ministrando ao coração do povo a Lei de Deus. Havia ali vum sentimento de tristeza, pesar, lamento pelo povo ter abandonado a Lei de Deus, mas havia também um sentimento de esperança, de fé e confiança no socorro de Deus, se o povo se convertesse e restaurasse a sua aliança com Deus. E o povo chorava. Porém, o povo precisava se alegrar, para que pudesse oferecer a Deus a Festa dos Tabernáculos, pois como o povo poderia oferecer a Deus uma festa, chorando? A Festa dos Tabernáculos estava para acontecer. Deus estava prestes a entregar o milagre ao seu povo. Mas o povo precisa parar de chorar, arrepender-se dos seus pecados e converter o seu coração ao Senhor. Só assim o povo voltaria a sorrir. Pare de chorar. Confie em Deus. Tem um milagre prestes a acontecer na sua vida. Se você se converter ao Senhor, Ele inaugurará um novo sorriso em seus lábios e alegrará o seu coração.

II – SORRIA, POIS DEUS TEM UMA FESTA PREPARADA PARA VOCÊ!

Mesmo em meio ao pranto do povo, os Levitas fizeram calar o povo e os orientou a comer, beber, enviar porções às suas famílias e fazerem um grande regozijo, pois Deus iria “tabernacular” com eles mais uma vez. E o povo se alegrou, festejou, sorriu. E no dia seguinte, começou a grande festa e por sete dias o povo celebrou “Tabernáculos” e houve grande regozijo! Deus tem uma grande festa preparada para cada um de nós. E esta festa começa quando decidimos nos voltar para Deus, nos reconciliar com Ele e converter o nosso coração ao Senhor. E Deus já enviou Seu Filho Jesus para “tabernacular”conosco, pois “o Verbo se fez carne e habitou, tabernaculou entre nós…” (João 1.14). E hoje Ele bate à porta do nosso coração e pede para entrar e nos fazer sorrir (Apocalipse 3.20).

III – SORRIA, POIS DEUS NOS DARÁ A VITÓRIA

Nos dias de Neemias, o povo de Deus trabalhou muito e enfrentou um grande desafio que foi a reconstrução das muralhas de Jerusalém. Foi muito trabalho, muito esforço e dedicação. E muito foram os ataques dos inimigos, usando artifícios os mais variados para tentar parar a obra. O povo resistiu firme, mas teve um momento em que esse povo perdeu as forças e quase desistiu (Neemias 4.10-12). Foi necessário o líder Neemias levantar a sua voz e reanimar o povo, dizendo: “O nosso Deus pelejará por nós”(Neemias 4.20)!Você que está enfrentando lutas, desafios e problemas os mais diversos, saiba que temos um Deus que está disposto a lutar por nós. Convide-O agora mesmo para lutar por você e Ele te dará a vitória e te fará sorrir! Podemos orar por você?

CONCLUSÃO: Sob a liderança de Neemias e com a bênção do Senhor, o povo conseguiu conquistar o seu sonho e se alegrou grandemente, enquanto que os seus inimigos “temeram, abateram-se muito e perceberam que a vitória veio pelo auxílio do Senhor” (Neemias 6.16). Sorria, pois a alegria do Senhor é a nossa força! Entregue a Jesus a sua vida, as suas lutas, os seus problemas e prepare-se para sorrir pela vitória que Ele vai te dar! Sorria, tome posse da sua bênção. Alegre o seu coração. Deus te abençoe!

Lição de Célula No 932 – 14 a 20/10/2019 – Aps. Wagner&Eunice

Faça o Download aqui: Clique aqui