Suicídio

II Samuel 17:23; Mateus 27:3-10

          Estamos diante de um problema seríssimo que afeta famílias no mundo inteiro. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano são registrados mais de 800 mil suicídios no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Além disso, a cada 3 segundos alguém atenta contra a própria vida. No Brasil, são mais de 11.000 casos por ano. E esses números só tem crescido ano após ano. Certamente que você conhece casos de suicídios e de tentativas de suicídio.

         Vamos tratar desse assunto nessa Lição de Célula, citando esses dois casos de suicídio registrados na Bíblia (no Antigo e no Novo Testamento): Aitofel e Judas!

I – PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA PARA O SUICÍDIO

       Eis alguns dos sinais: a)Falar sobre o desejo de se suicidar ou utilizar frases relacionadas ao suicídio; b) Ausência ou abandono de planos futuros; c) Isolamento dos contatos sociais, evitando até mesmo as suas antigas amizades; d) Pessoas com transtornos psiquiátricos (depressão, transtorno bipolar, abuso de drogas, alcoolismo, transtornos de personalidade etc); e) Pessoas que estejam enfrentando fatores desencadeantes como desesperança, impulsividade, frustrações, bullying etc. Observamos que tanto Aitofel quanto Judas enfrentaram grande decepção e frustração! Aitofel teve o seu conselho rejeitado e Judas estava cheio de remorso por ter traído um inocente (Mateus 27:3-4) e ambos cometem suicídio.

    Apresentamos Jesus como Aquele que dá vida em abundância, que nos socorre em nossas decepções, frustrações e problemas existenciais (João 10:10 e 28). Coloque Jesus no coração e receba vida nova, vida em abundância!

II – COMO LIDAR COM O PROBLEMA DO SUICÍDIO

        Uma das maiores barreiras para a prevenção do suicídio é o fato do assunto ainda ser um tabu em nossa sociedade. Por razões religiosas, morais e culturais, o suicídio é visto como um pecado e motivo de vergonha para a família daqueles que tiraram a própria vida. Na verdade, trata-se de um problema de saúde pública. Mas é também um problema de ordem espiritual, pela atuação de demônios, espíritos malignos que tentam tirar a vida (João 10:10 “o ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir…”). Precisamos entrar em oração pelas famílias e por aqueles que estejam enfrentando ataques nesse nível, conversar abertamente sobre o assunto e mostrar que sempre existe uma saída!

      Judas se encheu de remorso, procurou os religiosos, devolveu as 30 moedas de prata e foi suicidar-se. Ele não procurou Jesus! O caminho, a solução do problema, do desejo ou tentação maligna do suicídio está em Jesus! Ele liberta, cura, restaura, perdoa, salva e dá vida eterna!

CONCLUSÃO: Como igreja em Células, diante desse inimigo que age muitas vezes no silêncio e no isolamento, devemos buscar ampliar e aprofundar os nossos relacionamentos sociais e familiares, principalmente o discipulado cristão! Devemos conduzir as pessoas a um relacionamento com Jesus, a fim de que elas recebam a força para vencer os seus problemas e desafios. Você está precisando de Jesus em sua vida? Você gostaria de orar entregando a sua vida a Jesus?

Lição de Célula Nº 909 – 06 a 12/05/2019 – Aps. Wagner & Eunice


Faça o Download aqui: Clique aqui?