Caminhos E Descaminhos Da Vida

Mateus 7:13-14

A nossa vida é feita de decisões que tomamos de acordo com a nossa consciência ou até mesmo forçados pelas circunstâncias em que nos encontramos. Aprendemos que existe uma lei natural que rege as nossas decisões, a chamada “lei da semeadura”, isto é, aquilo que plantamos, colhemos. Quando tomamos decisões acertadas, nos damos bem. Mas se tomarmos decisões erradas, sofreremos as consequências. E há determinadas decisões que não podemos mais mudar. Você se lembra de alguma decisão erra que tomou na sua vida? Você gostaria de compartilhar alguma experiência de decisões acertadas na sua vida? Jesus nos falou figuradamente acerca de caminhos e descaminho0s da vida, os quais ilustram uma decisão importante a ser tomada na vida.

I – A PORTA LARGA E O CAMINHO ESPAÇOSO

A porta larga e o caminho espaçoso falam de um modo de vida relaxado, descomprometido, livre, independente, fácil e inconsequente. Essa porta e esse caminho, alerta Jesus, levará o homem à perdição. Jesus disse que maioria das pessoas opta pela porta larga e pelo caminho espaçoso em busca de facilidades na vida e acabam enveredando pelos descaminhos da vida. Muitos depois se lamentam pelas decisões erradas que tomaram e terão que conviver pelo resto de suas vidas com as consequências dessas decisões. A preocupação de Jesus aqui não é apenas com decisões que influenciarão a vida terrena, mas também com a vida espiritual. Ele contou-nos um caso de uma dessas pessoas que enveredou pelos descaminhos da vida, que optou pela porta larga e pelo caminho espaçoso e depois, “estando no hades, em tormento”, desejava mudar aquela decisão. Mas não tinha mais como fazê-lo, pois tudo já estava consumado (Lucas 16:23-26). Você já entrou por alguma “porta larga ou caminho espaçoso”? Ainda há tempo pra você mudar! Peça perdão a Deus e decida seguir a Jesus, pois Ele é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14:6).

II – A PORTA E O CAMINHO APERTADO

Essa porta estreita e esse caminho apertado falam das lutas e desafios enfrentados por aqueles que decidem pelo discipulado cristão, que decidem seguiu a Cristo e viver os seus ensinamento e princípios de vida. Jesus revela que esse caminho apertado e essa porta estreita conduzirão seus viajantes à vida eterna! Ele também nos revela que poucos são os viajantes que optam por esse caminho, por essa porta estreita. Mas não porque não se consiga andar por ele de tão apertado que possa ser, mas porque só os corajosos, destemidos e inteligentes trilharão por esse caminho. Pelo caminho apertado e pela porta estreita Jesus andou e passou juntamente com todos os seus fiéis discípulos. Somos desafiados por Jesus a andar pelo caminho apertado e a passar pela porta estreita que nos conduzem à vida eterna. Que caminhos você tem andado? Em que porta você tem passado? Lembre-se que há caminhos e descaminhos na vida e “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à mote” (Provérbios 14:12). Decida andar pelo caminho da vida que é Jesus!

Quando um filho se converte ao Senhor Jesus geralmente os pais ficam felizes, pois sabem que o filho tomou uma decisão correta e logo toda a família é abençoada, pois o Reino de Deus chegou naquela casa trazendo paz e felicidade. Você deseja converter o seu coração a Jesus:

CONCLUSÃO:

Para que possamos andar pelo caminho apertado e passarmos pela porta estreita, precisamos abandonar determinadas “bagagens” que muitas vezes insistimos em carregar. São as nossas “malas” cheias de pecados. Livre-se delas agora, entregando-as a Jesus. Decida entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado que o conduzirá à vida eterna. Tome agora a sua decisão de andar com Jesus!

Lição de Célula Nº 907 –22 a 28/04/2019 – Apóstolos Wagner & Eunice