A Importância da Unidade!

Eclesiastes 4:9-12

Deus nos ensina sobre a importância de vivermos em unidade em todas as áreas da nossa vida, pois Ele não nos fez para vivermos sozinhos. Desde o momento da nossa criação Deus disse: “não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). E o sábio Salomão, autor do livro de Eclesiastes, nos ensina acerca da importância de buscarmos a unidade a fim de que tenhamos maiores lucros, ajuda, socorro, calor, consolo, segurança, proteção e maiores conquistas. Ora, se fomos feitos para viver em unidade, por que temos tanta dificuldade para estabelecer essa unidade? Porque que até mesmo em família temos dificuldade para nos unir?

I – A UNIDADE NOS FAZ PROSPERAR – versículo 9

No mundo dos negócios, as grandes empresas descobriram que elas ganham muito mais se estiverem unidas do que se estivessem brigando numa disputa acirrada pelo cliente. E com a união entre as grandes empresas, os governos tiveram que criar leis contra os cartéis que se formam para aumentar seus lucros, monopolizando os produtos e aumentando os preços. Os pequenos produtores no Brasil também têm se unido através de cooperativas e com isso criam novos empregos, aumentam seus lucros e prosperam. Você deseja prosperar? Então busque a unidade com o seu cônjuge, com a sua família, no seu trabalho e principalmente busque se unir a Deus. Entregue a sua vida a Jesus, pois é Ele quem nos faz prosperar!

II – A UNIDADE NOS DÁ PROTEÇÃO – versículos 10 a 12

Quando temos que enfrentar qualquer que seja o inimigo, o problema, a dificuldade, sempre será mais fácil se estivermos acompanhados, unidos com outros que possam nos ajudar. Essa unidade nos fará sentir mais seguros e protegidos. Deus nos criou para viver em unidade e naturalmente buscamos nos unir para encontrar proteção e segurança. A necessidade que temos de buscar a unidade é que nos leva a formar e fazer parte de sindicatos, associações, cooperativas, visando buscar proteção. Sabemos que a verdadeira proteção de que precisamos está no Senhor, pois se nos unirmos a Ele “mil poderão cair ao nosso lado e dez mil a nossa direita, mas nós não seremos atingidos” (Salmo 91:7). Você deseja declarar a sua aliança, a sua união com o Senhor?

III – A UNIDADE NOS LEVA À CONQUITA – versículo 12

O sábio rei Salomão experimentou a bênção da unidade em seu reino, pois foi por meio de alianças de unidade que ele pode manter-se firme no poder e conquistar novos territórios, tornando-se o mais bem sucedido e próspero rei de Israel. Portanto, a sabedoria nos manda buscar a unidade a fim de que possamos conquistar os nossos sonhos. Salomão ilustra a importância da unidade falando que se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Esse cordão de três dobras pode ser formado com Jesus. Una-se a Jesus, entregue a sua vida a Ele e você nunca ficará sozinho (Mateus 28:20).

CONCLUSÃO:

Você está vivendo alguma situação de quebra da unidade na sua família, no seu trabalho, nas suas amizades, na Igreja? Você quer que oremos por isso? Você já decidiu se unir eternamente com o Senhor Jesus? Deseja fazer isso agora? Vamos orar e Deus vai nos abençoar!

Lição de Célula Nº 868 – 23 a 29/07/2018 – Aps. Wagner & Eunice