Ceia Do Senhor – A Celebração da Nossa Salvação

A CEIA é o memorial mais importante para lembrar da Salvação que Jesus conquistou na cruz em nosso favor e em favor de todo aquele que nele crê.  Mas as vezes a gente fica sem entender o verdadeiro significado e a amplitude dessa “salvação” que Jesus nos deu.

Encontramos no N T duas palavras gregas que são traduzidas como SALVAÇAO:

  1. SOZÔ = salvar, libertar, preservar, CURAR, LIVRAR DE DANO, Salvar de perigos e aflições naturais, da morte, livrar de doença ou de possessão demoníaca, da morte eterna, do julgamento, do pecado. – Ocorre em: Mateus 9:22 (Mulher hemorrágica que tocou a orla… “… Tem bom ânimo, filha, a tua FÉ te SALVOU (SOZO)”);

Lucas 6:9 (“… é lícito no sábado fazer o bem ou o mal? Salvar

 

  1. SOTERIA = salvação, libertação realizada por Cristo. Ocorre em João 4:22 (Mulher Samaritana… “… a salvação vem dos judeus”); ABSTRATO, salvação Messiânica,) a vida ou deixá-la perecer?); – SOTERIA=SALVAÇÃO QUÁDRUPLA: Salvo da PENALIDADE, PODER, PRESENÇA E PRAZER DE PECAR!

 

  1. Romanos 10:9-10 = Aqui temos SOZO (V.9) e SOTERIA (V.10), predomina então SOTERIA, A SALVAÇÃO ABSTRATA, MESSIÂNICA… visto que o texto fala das duas “salvações”! É a COMPLETA SALVAÇÃO… corpo, alma e espírito!

 

PORTANTO, SALVAÇÃO (SOZO E SOTERIA no grego), significa: salvação, vida eterna,  perdão dos pecados, mas também significa CURA FISICA, LIVRAMENTO DE SOFRIMENTO, LIVRAMENTO DE PERIGOS, PROSPERIDADE, VIDA ABUNDANTE…! – ROMANOS 10:10 “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a RESPEITO DA SALVAÇÃO (SOTERIA = salvação, cura, proteção, libertação, prosperidade, paz, alegria, restauração…). Poderíamos traduzir assim: “… VISTO QUE COM A BOCA SE CONFESSA A RESPEITO DA NOSSA PROSEPRIDADE, CURA, ALEGRIA, RESTAURAÇÃO…! E A BASE E FUNDAMENTO DE TUDO ISSO ESTÁ EM JESUS E NA SUA VIDA ABUNDANTE… (JOÃO 10:10 “… EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA”!

Portanto, vemos que a palavra SALVAÇAO e o seu significado vai além, muito além da salvação do inferno, da morte eterna, da 2ª morte, do julgamento final, mas alcança também o nosso dia-a-dia, os nossos temores, as nossas enfermidades.

Sabemos que a SALVAÇAO VEIO PARA TODOS, mas nem todos aceitaram e isso nos ensina que não é AUTOMÁTICA, nem OBRIGATÓRIA, mas é para quem QUER e para quem CRÊ. Assim também é o seu alcance. Muitos se contentam com a SALVAÇAO no dia do JULGAMENTO FINAL… Outros querem a SALVAÇÃO apenas dos jugos malignos, de demônios. Outros querem receber a SALVAÇÃO apenas na sua vida FINANCEIRA. Outros querem ser salvos apenas das suas ENFERMIDADES. Ilust.: Tem igrejas em nossas dias “vendendo a salvação” na vida financeira e na saúde… Mas se esquece que Jesus também nos salva da condenação eterna… Outras igrejas vendem a salvação do ‘capeta” e é capeta pra todo lado… mas se esquece de “encher e adornar”a casa, pois se deixar vazia, o diabo volta…!

 

I – JESUS NOS SALVA DO PODER DO PECADO – Rm 6:1-14

 

II- JESUS NOS SALVA DO PODER DE SATANÁS – ATOS 26:15-18 (Paulo testemunhando para o Rei Agripa);

 

III- JESUS NOS SALVA DAS ENFERMIDADES – Lucas 17:17-19 (SOZO), (10 Leprosos, o que voltou recebeu “salvação”; ele recebeu salvação física e espiritual);

ISAÍAS 53:4-5 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

 

IV- JESUS NOS SALVA DA POBREZA E MISÉRIA

II CO 8:9 “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

Como esse milagre acontece? – 1- Mudança de hábitos: jogatina, drogas, prostituição…tudo isso traz ECONOMIA…; 2- Mudança de Mente: prestação de serviço de qualidade; honestidade; 3- Passa a ser FILHO DE DEUS (JOÃO 1:14); 4- Herdeiro das Promessas: GALATAS 3:29 “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

– DEUT 28:1-14 Bênçãos…; 5- Passa a DIZIMAR… – E quem dizima ao Senhor, prospera, abre as janelas do céu… Passa a PRIMICIAR e os seus Celeiros transbordarão… Passa a OFERTAR e a prosperidade é liberada…!

CONCLUSÃO: CEIA é a celebração da Vitória de JESUS sobre satanás… sobre a Morte e é também o anúncio da sua VOLTA…!

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

07/01/2018 – MIBA