Jesus e a Festa do Natal

Na Assíria a deusa Semiramis teria feito uma promessa aos assírios, de que quem montasse uma árvore com enfeites e presentes em casa, no dia do nascimento dela, ela iria abençoar aquela casa para sempre. Entre os egípcios, o cedro se associava a Osiris. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin. Nas vésperas do solstício de inverno os pagãos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que vemos nas atuais árvores de Natal.  E essa evolução da árvore de natal continua até os nossos dias, sendo associada ao nascimento de Jesus. O que tem a ver árvore de natal, por mais bonita que seja, com o nascimento de Jesus? Seria uma grosseira substituição da estrela que anunciou o nascimento de Jesus (Mateus 2:9-12)? Precisamos mesmo é adorar a Jesus, sem misticismo, idolatria ou qualquer paganismo!

 

III- O DIA DO NATAL E O NASCIMENTO DE JESUS

Originalmente o dia 25 de dezembro era destinado a celebrar o nascimento anual do deus Sol no solstício de inverno, o chamado “natalis invicti solis”. Essa festividade e sua data ganhou um novo significado, quando a igreja católica, no Século III, decidiu celebrar nesse dia o nascimento de Jesus, numa estratégia política e religiosa, o chamado sincretismo religioso, visando apaziguar os povos pagãos no império romano. O Papa Júlio I, no ano 350, declarou o dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Jesus. E assim nasceu o Natal!

Teria Jesus nascido em 25 de dezembro? Sabemos que não, devido a várias provas culturais, bem como os relatos bíblicos que inviabilizam completamente essa data, ainda que não apresente a verdadeira data do seu nascimento. Portanto, o mais importante está mesmo em fazer com que Jesus nasça em cada coração e assim o mundo inteiro se converta a Jesus (João 3:16)!

 

CONCLUSÃO: Nesse Natal, deixe Jesus nascer em seu coração, encontrar lugar na sua vida e te trazer a alegria da salvação!

 

 

Lição de Célula Nº 837 – 18 a 24/12/2017 – Aps. Wagner & Eunice.