Inferno

Marcos 9:43-48

Você acredita na existência do inferno? Como você imagina ser o inferno? Vamos refletir sobre esse tema e ver como Jesus nos ensinou a respeito desse lugar tenebroso.

I – O INFERNO É UM LUGAR REAL
A Bíblia nos fala de “Geenna” 12 vezes (“Ge” em hebraico é vale; Hinom, lamentação; Geena é traduzido no grego como INFERNO). Trata-se de um Vale na parte sul de Jerusalém, próximo a Porta do Monturo. Já estive visitando esse lugar. Por muitos anos ali funcionou o lixão da cidade. Mas foi também um antigo lugar de sacrifício de crianças ao deus Moloque (II Reis 23:10), exatamente na sua parte alta, chamada de Tofete. Portanto, Jesus falou de um lugar real e o comparou ao Inferno. Era lá que se jogavam corpos de animais e até de pessoas que morriam como indigentes, daí a presença de vermes e de fogo que era alimentado pelo enxofre.
Jesus não estava brincando quando falou do Inferno. Ele é real. E para nos livrar desse terrível lugar, só mesmo nos arrependendo e abandonando os nossos pecados e nos entregando a Jesus!

II- O INFERNO É UM LUGAR INTRANSPONÍVEL
O Inferno é um lugar definitivo, sem saída, eterno, intransponível e imutável. Quem vai para lá, de lá não sai mais. E pelo inferno ser um lugar terrível e assombroso, inventou-se um lugar intermediário, chamado de “fogo de purgatório”, num esforço humano de amenizar a doutrina do inferno, já que do Inferno ninguém sai, mas do “purgatório” quem sabe o homem não sairia e teria assim uma segunda chance. Contrapondo essa falsa doutrina do purgatório, Jesus nos contou a Parábola do Rico e Lázaro, onde ele afirma que ninguém sai mais de lá (Lucas 16:26).
Por se tratar da vida eterna e do inferno ser um lugar tão terrível, não dá para tratar esse assunto com leviandade. Precisamos anunciar que o Inferno existe sim e que a única maneira de nos livrar dele é obtendo o perdão e a salvação que Jesus nos oferece. Aceite agora mesmo a Jesus!

III- O INFERNO É UM LUGAR DE CONDENAÇÃO
O Livro do Apocalipse nos fala de um Julgamento Final e de um lugar de condenação eterna, o chamado inferno, o lago de fogo e nos diz que “se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:11-15). E Jesus nos fala que é melhor perder a mão, o pé e até ter o olho arrancado do que ir parar no inferno, onde o verme não morre e o fogo não se apaga (Marcos 9:43-48). Ainda que tudo isso seja uma linguagem figurativa, mas fala de uma realidade espiritual, de um lugar terrível que devemos fazer de tudo para não ir parar lá!
Jesus nos disse que quem crê nEle não entrará em condenação (João 3:16 e 18; João 5:24). Convido você a abrir o seu coração e pela fé receber a Jesus como seu Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO: Cortar mão, pé e até arrancar o olho são expressões muitos fortes para nos chocar mesmo e assim nos ensinar sobre o Inferno. Deus nos criou para o céu! E é para lá que iremos morar eternamente! Creiamos em Jesus, confiemos em Jesus e nos entreguemos a Jesus!

 

Lição de Célula Nº 836 – 11 a 17/12/2017 – Aps. Wagner & Eunice.