A Festa Dos Tabernáculos

Deuteronômio 16:13-15

Nos dias 04 a 11 de outubro de 2017, os judeus estão celebrando a sua maior festa religiosa, a Festa das Cabanas, a Festa da Colheita, a Festa da Sega, mais conhecida como a Festa dos Tabernáculos. O que essa festa significa para nós cristãos? Vamos refletir sobre isso agora!

I – A FESTA DOS TABERNÁCULOS CELEBRA O CUIDADO DE DEUS

O povo de Deus quando saiu do cativeiro egípcio, peregrinou 40 anos no deserto, sobrevivendo de milagres de Deus. A Festa dos Tabernáculos traz à memória exatamente esse tempo de cuidado, proteção e suprimento de Deus para o seu povo Israel. Nesses 7 dias de festa, o povo levanta tendas nos quintais de casa, nas áreas livres, nos hotéis etc. Tudo isso para lembrar que viveram em Tendas e Deus cuidou deles. E esse mesmo Deus que cuidou, guardou e protegeu Israel no deserto é o mesmo Deus que hoje nos chama para tabernacular com Ele, viver com Ele, para Ele e por Ele!

Jesus veio e tabernaculou conosco (João 1:14), veio para nos chamar à conversão, a uma nova vida com Ele. Hoje, Jesus te chama para viver com Ele, ser ovelha dEle, ser cuidado por Ele. Qual será a sua resposta?

II- A FESTA DOS TABERNÁCULOS CELEBRA O MESSIAS

Cada Festa Bíblica aponta para o Messias, Yeshua, Jesus. A Festa dos Tabernáculos não é diferente. Quando Jesus participou dessa festa (João 7:14-15), Ele aproveitou aquele momento para ensinar e se apresentar como o Messias, o Cristo, o Ungido de Deus (João 7:26), mas foram poucos os que o reconheceram (João 7:41). E no momento em que os 7 Sacerdotes, derramavam a água sobre o altar, Jesus ali presente gritou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7:37). Estava revelado o Messias, Yeshua! Mas quem ouviu a sua pregação ou deu crédito a ela (Isaías 53:1)?

Jesus, Yeshua, o Messias vai voltar e nos levará para tabernacular com Ele para sempre (Mateus 24:29-31)! Só poderão morar eternamente com Ele aqueles que creem em Jesus e o recebem como seu Senhor e Salvador.

III- A FESTA DOS TABERNÁCULOS CELEBRA A GRANDE SALVAÇÃO

Durante a Festa dos Tabernáculos, no último dia, o sétimo dia, é chamado de “Hoshana Rabbah”, a Grande Salvação. Nesse 7º e último dia da festa, os Sacerdotes recitam o Salmo 118 e falam de gratidão e de salvação: “Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; oh! Senhor, concede- nos prosperidade! (Salmo 118:25). Foi exatamente nesse momento do ápice da Festa que Jesus interrompeu aquele momento solene e bradou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba…” (João 7:37-38)! Tabernáculo é portanto uma chamada profética à salvação em Cristo Jesus!

Hoje em nome do Messias, Yeshua (Hebraico), Jesus, nós o convidamos a recebê-Lo em seu coração, pela fé, como seu Senhor e Salvador. O ápice da Festa dos Tabernáculos, para nós cristãos, está em Jesus!

CONCLUSÃO: A Festa dos Tabernáculos é a festa bíblica mais alegre e mais longa. Durante essa Festa celebramos a gratidão a Deus, o cuidado e a proteção de Deus, mas acima de tudo, anunciamos a Salvação do Messias que é Jesus, o Cristo! Você já o recebeu em seu coração?

Lição de Célula Nº 827 – De 09 a 15/10/2017 – Aps. Wagner & Eunice