Nossos Enganos Mais Comuns

Lucas 4:1-13

 

Você já foi enganado alguma vez? Alguém já lhe “passou uma conversa”? O sentimento de ter sido enganado é muito difícil de superar. E quanto mais tempo passamos enganados maior é o nosso sofrimento. Quando tomamos alguma decisão errada por termos sido enganados, além do sofrimento que temos de suportar, devemos ter a coragem de mudar, de tentar consertar o nosso erro. Não devemos permanecer no erro. Satanás tentou enganar a Jesus mas não conseguiu, pois Ele estava muito bem preparado com jejum, vida santificada e total domínio e conhecimento da Palavra! Nós temos nossos próprios enganos que muitas vezes é cilada de Satanás. Vejamos alguns dos nossos enganos:

I – PENSAR QUE SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM – versículos 3 e 4

O homem tem colocado o pão em primeiro lugar e por ele luta desesperadamente e paga qualquer preço para consegui-lo. Às vezes o preço é a vida familiar, são os filhos que perde, o(a) esposo(a) que coloca de lado. Alguns conseguem descobrir esse engano a tempo de consertar, mas outros nunca conseguem descobrir e sofrem as conseqüências para o resto de suas vidas. É fácil descobrir quem vive esse engano porque eles nunca tem tempo para Deus, igreja, família, célula. Se você tem sido um desses que está vivendo esse engano, acorde enquanto é tempo! Precisamos de Deus, precisamos de Jesus em nossas vidas.

II – NEGAR OU TRANSFERIR A ADORAÇÃO QUE PERTENCE A DEUS – versículos 5 a 8

Satanás tem na adoração o seu maior desejo. Ele queria ser igual a Deus para ser adorado e servido (Isaías 14:11-15). Tentou enganar a Jesus para arrancar dEle adoração para si oferecendo-lhe autoridade e glória terrenas. Ainda hoje Satanás se esconde atrás de ídolos para receber adoração e serviço do povo que ele consegue enganar. O Apóstolo Paulo disse que quem oferece sacrifícios a ídolos está sendo enganado, pois na verdade está sacrificando a demônios (I Coríntios 10:19-20). Você tem adorado a Deus? Você tem buscado servir a Deus? Você tem dedicado um tempo de qualidade na sua vida para cultuar a Deus? Decida servir, adorar e receber a Jesus em seu coração agora mesmo!

III – ACHAR QUE DEUS TEM OBRIGAÇÃO DE NOS GUARDAR

Deus não é obrigado a fazer nada, pois Ele é Deus soberano e está acima de qualquer coisa no mundo. Ele já estabeleceu as leis que regem o universo, inclusive a chamada “lei da gravidade”. Quebrar essa lei “saltando do pináculo do templo” é no mínimo loucura. No exercício do Seu grande amor Deus opera milagres em nosso favor, mas isso acontece sempre segundo a Sua soberana vontade e segundo os seus desígnios inatingíveis e incompreensíveis ao ser humano. E Ele o faz segundo os ditames da Sua Palavra e jamais para atender caprichos. Ele não atende pedidos que são apenas para deleite (Tiago 4:3). Mas a um coração quebrantado e contrito o Senhor não desprezará (Salmo 51:17 e 34:18).

IV – PENSAR QUE O DIABO NÃO EXISTE – versículo 1

Jesus venceu o Diabo em todas as suas ciladas, enganos e tentações, mas o Diabo nunca perdeu a esperança de enganá-lO e O perseguiu até na cruz, até “ocasião oportuna” (Lucas 23:35-39). Assim ele faz com os servos e discípulos fiéis de Jesus. A obra do Diabo é enganar, “matar, roubar e destruir” (João 10:10). Para identificá-lo basta seguir os rastros de destruição na vida das pessoas e logo saberemos que ele passou por ali. A única forma de expulsá-lo e detê-lo é convidando Jesus para entrar em seu coração. É recebendo a Jesus como Senhor e Salvador! Você já fez isso? Se não, faça agora mesmo!

CONCLUSÃO: Não se engane com o enganador. Não se engane com as astutas ciladas do maligno, abra o seu entendimento e o seu coração e receba a Jesus em sua vida”

 

Lição de Célula nº 793 – 13 a  19/02/2017 – Aps. Wagner & Eunice