Resolvendo Problemas Na Família

Você acha que é só a sua família que tem problema de relacionamento, você está enganado. Quando estudamos sobre Jesus e o seu relacionamento familiar, ficamos estarrecidos, pois é exatamente na sua casa, na sua família, onde Ele é rejeitado, desacreditado, considerado louco e desonrado (Marcos 3:20-21; Marcos 6:1-6). Jesus possuía uma família comum, como muitos de nós temos. Ele tinha pai, mãe, irmãs e irmãos. A Bíblia chega a citar os nomes dos seus irmãos (Mateus 13:55-57; Marcos 6:3): Tiago, José, Simão e Judas. Você sabia disso? Portanto, Jesus tinha família e consequentemente, problemas familiares.

Como você lida com os problemas na sua família? Não dá para fugir dessa realidade de que toda família enfrenta seus problemas. Precisamos saber administrar e solucionar os problemas familiares.

I – PROBLEMAS NA FAMÍLIA SÃO RESOLVIDOS COM PACIÊNCIA

Tenha paciência. Espere confiante em Deus para ver o seu problema resolvido. Não tente resolver de forma precipitada os seus problemas familiares, pois você pode estragar tudo e piorar a situação. Lembre-se da paciência de Jó que enfrentou todo tipo de problema e no final Deus o honrou, pois Ele é cheio de terna misericórdia e compassivo (Tiago 5:11).

O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos disse: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Romanos 12:12). Paciência e oração! Eis aí a chave, o segredo para que possamos resolver os nossos problemas familiares. Você gostaria que orássemos pela sua família? Você gostaria que orássemos pela sua vida?

II- PROBLEMAS NA FAMÍLIA SÃO RESOLVIDOS COM SABEDORIA

A administração de crises, o encontrar a solução para problemas em nossa vida exige-se sabedoria. Sem sabedoria, podemos piorar a situação, agravar os problemas. Sem sabedoria podemos ferir, machucar e até romper relacionamentos com nossos familiares. Mas com a sabedoria, edifica-se a casa, a família, os relacionamentos familiares, com inteligência se consolida, se firma uma casa, uma família e pelo conhecimento podemos alcançar toda a sorte de bens e riquezas (Provérbios 24:3).

Precisamos nos portar com sabedoria em meio aos problemas familiares, sabedoria para falar e também para se calar. Com a nossa boca podemos resolver problemas e até alcançar a nossa salvação, confessando a Jesus como nosso Senhor e Salvador (Romanos 10:9).

III- PROBLEMAS NA FAMÍLIA SÃO RESOLVIDOS COM AMOR

Deus ama a família. Ele é um Deus que se preocupa com as famílias. Ele deseja salvar as famílias. Ele detesta, abomina, odeia o divórcio, a separação (Malaquias 2:15-16). Tudo aquilo que vai contra a família, tem em Deus a sua maior e mais severa resistência. A violência na família, as intrigas dentro de casa, os conflitos entre pais e filhos, tudo isso Deus abomina. Dentro da estrutura familiar determinada por Deus tem que haver honra e respeito entre pais e filhos, obediência e submissão entre marido e mulher e em tudo, o vínculo do amor.

O amor é paciente, é benigno, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. O amor é capaz de resolver os mais graves problemas familiares. Com o amor, não há separação conjugal, intrigas, discórdias e iras que não sejam solucionadas. O amor jamais acaba!

CONCLUSÃO: Nossos problemas familiares são resolvidos em oração, quando entregamos a nossa família nas mãos de Deus. Aí Deus entra em ação e age poderosamente.

Convide Jesus para entrar em sua família e resolver os problemas que não conseguimos resolver. Deixe Jesus começar com você, entrando primeiro na sua vida, no seu coração! Convide Jesus para entrar na sua vida agora mesmo!

Lição de Célula Nº 788 – 09 a 15/01/2017 – Aps. Wagner & Eunice