Feliz Hanukkah

João 10:22-30

Você pode ter estranhado por eu te desejar Feliz Hanukkah e não o tradicional… Deixe-me explicar. Com todo respeito, é porque eu não sou CATOLICO. Eu sou Cristão Evangélico e a nossa doutrina não vem de Roma, mas de Jerusalém… Isaias 2:3 “… de Sião sairá a Lei e a Palavra do Senhor de Jerusalém…”! Mas é claro que não vamos aqui criar uma polemica e correr o risco de ser mau interpretado como se estivesse desrespeitando a religião de ninguém… Ainda que historicamente saibamos que o NATAL foi uma estratégia de ROMA para “cristianizar” as práticas pagãs da sua época (1º Natal foi celebrado em 354 por ordem do papa Libério, exatamente no dia do culto ao chamado Natalis Solis Invicto), mas vamos respeitar a todos que o celebram… Como NÃO SABEMOS EXATAMENTE O DIA EM QUE JESUS NASCEU, sabemos apenas que NÃO FOI NO DIA 25/12, pois se soubéssemos iríamos comemorar, a não ser que a Bíblia nos proibisse de faze-lo, mas como não manda e nem proíbe, estamos a vontade para comemorar ou não. Sabemos também que a Igreja dos Apóstolos também nunca comemorou o nascimento de Jesus. Bem, deixando isso de LADO, EU QUERO AQUI REFLETIR COM VOCÊS SOBRE O QUE JESUS ESTAVA FAZENDO NA FESTA DE HANUKKAH?

Analisando o TEXTO DE JOÃO 10 vemos que JESUS ESTAVA NAQUELA FESTA PARA…:

I – O QUE JESUS ESTAVA FAZENDO NA FESTA DE HANUKKAH?

A primeira coisa que já podemos adiantar é que A FESTA DA DEDICAÇÃO, A CHAMADA FESTA DAS LUZES, HANUKKAH (Hebraico significa dedicação), era uma festa legítima e aprovada por Deus, porque se não fosse JESUS NÃO ESTARIA PRESENTE (e olha que Jesus não vivia todo o tempo em Jerusalém, ele ia nas festas principais, como Páscoa, Pentecostes, Primícias (Shavuot, festa da Colheita, semanas) e Tabernáculo).

a)     TESTEMUNHAR QUE ELE É O MESSIAS:

b)    TESTEMUNHAR QUE ELE PODE DAR A VIDA ETERNA:

c)     TESTEMUNHAR QUE ELE É DEUS: V.30

II – QUAL A ORIGEM DA FESTA DE HANUKKAH?

Depois das conquistas de Alexandre o Grande, a Macedônia/Império Grego domina o mundo e reparte a liderança com os seus generais. Surge então o domínio dos SELEUCIDAS OU OS GRECO-SIRIOS. E No ano 180 a C ANTIOCO EPIFANES IV assume a liderança, o governo de toda aquela região onde estava Israel e Jerusalém. Ele impõe a cultura, costumes e a religião GREGA a todos os povos. Para os pagãos politeístas não foi nenhum problema mais uns milhares de deuses, mas para os JUDEUS SIM.

Mediante a resistência dos JUDEUS, Antioco Epifanes, no ano de 167 a C, proíbe a TORA, os sacrifícios no templo, invade o Templo, dedica-o a ZEUS e sacrifica uma porca sobre o altar. O Rabino MATEUS MACABEUS se revolta e lidera uma revolução armada contra os Selêucidas.

O RABINO MATEUS MACABEUS lê em DANIEL 8:13-14 e 11:31-32 e encoraja os camponeses e religiosos a se unirem e resistir aquela invasão dos Selêucidas…!

Essa revolução vai até o ano de 162 a C, quando seu filho, JUDAS MACABEUS, assumindo a liderança daquele pequeno exército de camponeses e religiosos, derrota o grande exército SELEUCIDA e entra pelas portas de Jerusalém em festa, vai até o Templo e o reconsagra ao Senhor! VOCES SABEM QUAL FOI O DIA DESSA GRANDE VITORIA E O DIA QUE ELES ENTRARAM PELAS PORTAS DE JERUSALÉM? 25 DO MÊS DE KISLEV…!

III- O QUE É CELEBRADO NA FESTA DE HANUKKAH?

3.1 – O GRANDE MILAGRE DA VITÓRIA DAQUELE PEQUENO EXÉRCITO DE JUDEUS FIEIS AO SENHOR: SALMO 27:1-6 E 14!

3.2 – A RE-DEDICAÇÃO DO TEMPLO AO SENHOR: Por mais que estudemos a Bíblia, acho que nunca chegaremos a entender a IMPORTANCIA do TEMPLO para os Judeus e a importância de JERUSALÉM para eles… – DAVI NO SALMO 42:1-4 nos fala um pouco disso…  RESGATAR O TEMPLO, TER DE VOLTA O SEU TEMPLO que fora tomado e invadido pelos INIMIGOS é algo inimaginável para nós… !

O TEMPLO É TAO IMPORTANTE QUE ATÉ JESUS FICOU IRADO quando o contaminaram e foi a única vez que JESUS PEGA UM AZORRAGUE… – JOAO 2:13-22….

JESUS VEIO E EXPULSOU O INIMIGO QUE ESTAVA DOMINANDO SOBRE NÓS… HOJE SOMOS O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO… I COR 6:19-20. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE O INIMIGO ENTRE EM NOS E FAÇA MORADA…!

3.3 – O MILAGRE DA PROVISÃO DO OLEO A UNÇÃO:

Os Judeus prepararam o novo óleo da unção dentro do prazo estabelecido por Deus na Sua Palavra e o AZEITE que só dava para um dia, FOI SUFICIENTE PARA OS 8 dias.

Para os que confiam em DEUS NÃO FALTA AZEITE… – ELIAS e a VIUVA DE SAREPTA: “Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará…” (I REIS 17:14)!

Para os que confiam em DEUS não FALTARÁ UNÇÃO…

CONCLUSÃO: O QUE PODEMOS ESPERAR DE DEUS QUANDO CELEBRAMOS HANUKAH? Ora, se EU CREIO NA OBRA QUE DEUS REALIZOU EM HANUKAH E EU DECIDO CELEBRAR HANUKAH, EU PASSO A TER DIREITO AO MEU MILAGRE TAMBÉM…!

Na Idade Média, os judeus celebravam ás escondidas o Hanukkah e eles criaram um joguinho para ensinar as crianças… UM DADO COM 4 LADOS COM AS LETRAS NUN, GUIMEL, HEI E SHIN, que são as iniciais da frase; UM GRANDE MILAGRE ACONTECEU LÁ!

Tem um grande milagre em sua direção…!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

25/12/2016 – MIBA