Uma Bênção Chamada Perdão

Mateus 18:21-35

Quem inventou o Perdão? Uma ideia genial dessas só podia ter sido mesmo Deus… E Ele deu o exemplo maior e começou a perdoar lá na Cruz…!

Interessante é que a gente precisa tanto do Perdão, mas para Liberar esse Perdão para os outros, é uma dificuldade. Quando somos nós que precisamos do Perdão, aí queremos que ele venha AMPLO, INCONDICIONAL, IRRESTRITO, MULTIPLICADO, FACILITADO E de preferência sem que a gente tenha que Pedir. Mas quando a gente precisa liberar Perdão, aí queremos IMPOR CONDIÇÕES, DIFICULTAR AO MÁXIMO, EXIGIR RETRATAÇÃO PÚBLICA, EXPOSIÇÃO O MOTIVO DO PERDÃO, EXIGIR RESTITUIÇÃO E AINDA VAMOS FICAR COM UM RESSENTIMENTO PRO RESTO DA VIDA…!

Mas quando Deus inventou o Perdão, será que foi desse jeito que Ele determinou o Perdão?

PEDRO pergunta a Jesus sobre o perdão, já querendo aparecer, diz 7 X? (A tradição judaica ensinava 3 X). Jesus então responde, não só 7 mas 70 X 7. Na numerologia dos dias de Jesus, 7 significa PERFEITO e essa ênfase 70 X 7 significaria PERFEITÍSSIMO… MAIS QUE PERFEITO…!

E aí para que todos pudessem entender bem direitinho esse assunto, JESUS INVENTA UMA ESTORINHA… A PARABOLA DO CREDOR INCOMPASSIVO… UM REI resolve ajustar contas com seus servos e chama um que lhe devia 10 MIL TALENTOS (era dinheiro demais para aqueles dias… impossível existir tudo aquilo naquela região). O Credor lhe PEDE UM TEMPO PARA PAGAR…  E O REI LHE CONCEDE O PERDÃO DA DIVIDA… ESSE CREDOR SAI ALEGRE e encontra um DEVEDOR SEU (100 DENÁRIOS = 100 DIÁRIAS) e lhe exige o pagamento… o REI toma conhecimento disso e fica muito zangado e manda prender o DEVEDOR… (MAT 18:34-35).

I –  QUANDO PERDOAMOS NÃO ESTAMOS ABSOLVENDO O PECADOR DO SEU PECADO,

NEM DAS CONSEQUÊNCIAS DA SUA OFENSA

Só quem pode perdoar pecados é Deus! O que a gente está fazendo quando perdoamos é a nossa parte como cristão, como discípulo obediente de Jesus, como servo de Deus e cumpridor da Palavra. Agora, o que Deus vai fazer com aquele que nos ofendeu aí não nos cabe interferir.

O nosso Perdão não vai mudar o CARÁTER DE DEUS. Ele vai continuar sendo um Deus Justo e que JULGA A TODOS. É como alguém que COMETE UM ASSASSINATO, a família pode e deve PERDOAR, mas isso não quer dizer que o assassino vai se livrar da cadeia…Aí é com o juiz.

O nosso PERDÃO tem que ser dado, ainda que a pessoa NÃO NOS PEÇA PERDÃO, OU NÃO TENHA SE ARREPENDIDO DE VERDADE, POIS TUDO ISSO QUEM VAI JULGAR É DEUS. O PERDÃO VAI RESOLVER O MEU RESSENTIMENTO, A MINHA FERIDA, A MINHA IRA … etc. Por isso devemos perdoar.

Ilustrar: NATÃ X DAVI: II SAMUEL 12:13 “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás. Mas posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor, também o filho que te nasceu, morrerá”! – II SAMUEL 12:10-12 (A espada não se afastará jamais da tua casa… da tua própria casa suscitarei o mal contra ti… tomarei tuas mulheres e as darei ao teu próximo… o que fizeste em oculto eu farei perante todo o Israel e perante o sol…)! – DEUS PERDOOU E POR ISSO DAVI NÃO MORREU, mas sobraram as consequências…!

O DIABO fica irado quando alguém PERDOA… ele perde o argumento para agir tanto contra QUEM SOFREU A OFENSA, quanto para quem foi perdoado…!

II- QUANDO PERDOAMOS, NOS LIVRAMOS DE PROVÁVEIS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

mente e o corpo formam um sistema único e os mecanismos inconscientes são muito presentes nesta ligação. Por isso é comum a sensação inicial de que os sintomas “vieram de repente”, “ou não existir nenhum motivo para que os sintomas aparecessem”. É difícil para um paciente com gastrite identificar quais podem ter sido as causas emocionais de desencadeamento de uma nova crise. A ansiedade e a irritabilidade são sentimentos comuns nos quadros psicossomáticos…

Doença Psicossomática:   Presença de alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa apresenta danos físicos. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica.

DOENÇAS/CAUSAS:
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
ASMA: Sentimento reprimido, choro contido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado; gritos e discussões.
CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
DIABETES: Tristeza profunda.
DIARRÉIA: Medo, Rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorização.
ENXAQUECA: Raiva reprimida, pessoa perfeccionista.
FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.
GASTRITE: Incerteza profunda, medo de condenação.
HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
NÓDULOS: Ressentimentos, frustração, ego ferido.
PELE (ACNE): Individualidade ameaçada, não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero, cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro e não resolvido.
PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.
PRISÃO DE VENTRE: preso ao passado, medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoas, falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vitima, falta de amor, amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional, culpa, crença de perseguição.
RINS: Medo de crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TUMORES: Alimentar mágoas, acumular remorsos.
ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Um Médico Americano fez pesquisa num hospital e descobriu que 75% DAS PESSOAS COM CÂNCER, todas elas tinham sido vítimas de traumas emocionais e guardavam ODIO EM SEUS CORAÇÕES!

Davi e sua DOENÇA PSICOSSOMÁTICA: SALMO 32:1-5

V.5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade (CULPA) do meu pecado”!

QUER TER SAUDE? PERDOE!

A FALTA DE PERDÃO É COMO SE FOSSE UM VENENO QUE A PESSOA TOMA PENSANDO QUE VAI MATAR O OUTRO…!

III – QUANDO PERDOAMOS SOMOS PERDOADOS

Na Parábola do Credor Incompassivo, observamos algo interessante. O DEVEDOR que devia 10 mil talentos PEDIU UM PRAZO PARA PAGAR, MAS O REI OFERECEU MUITO MAIS DO QUE UM PRAZO. Ele perdoou toda a sua dívida (Mat 18:26-27). Ora, o que levou aquele SERVO A NÃO PERDOAR AO SEU PRÓXIMO?

O que leva alguém a NÃO PERDOAR, A NÃO LIBERAR O PERDÃO? – Eu não sei por que as pessoas tem dificuldade de perdoar, mas eu sei porque aquele SERVO DEVEDOR NÃO PERDOOU e sei porque o REI diz: “SERVO MALVADO” – PONEROS = eticamente MAU, RUIM, INÍQUO…

Quem não perdoa, não será perdoado:  MATEUS 6:14-15

Talvez esta Parábola APONTE PARA O JUIZO FINAL, mas se assim for, então devemos observar que essa DÍVIDA DE 10 MIL TALENTOS seria IMPOSSÍVEL DE SER PAGA POR ALGUÉM… então a pessoa estaria CONDENADA POR TODA A ETERNIDADE…

Outro destaque que observamos aqui é que QUEM NÃO PERDOA, É ENTREGUE AO DOMÍNIO E AO PODER DOS VERDUGOS. Quem são esses verdugos? – É A FIGURA DE ANJOS DECAÍDOS QUE VÃO AGIR SEM PIEDADE OU MISERICORDIA. Verdugo eram os guardas que cobriam o rosto para não serem identificados e TORTURAVAM OS PRESOS COM MUITA CRUELDADE E EXECUTAVAM AS SENTENÇAS DE MORTE… para esse trabalho, não era escolhido nenhum soldado “bonzinho”…! – QUER CAIR NAS MÃOS DE UM TORTURADOR/VERDUGO?

CONCLUSÃO: EFESIOS 4:31-32 “Longe de vós toda a AMARGURA E CÓLERA, IRA, GRITARIA E BLASFÊMIA E bem assim toda a malícia… Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos PERDOOU”!

VOCÊ PODE ESTAR PRESO nas mãos de DEMONIOS por falta de perdão… Você pode estar adoecendo por causa de uma magoa, ressentimento, perdão não liberado… ESQUEÇA O SEU OFENSOR, AGRESSOR… ESQUEÇA QUE VOCÊ FOI INJUSTIÇADO… ESQUEÇA QUE VOCÊ FOI A VÍTIMA… RECEBA AGORA A GRANDE BÊNÇÃO DO PERDÃO DE DEUS NA SUA VIDA… DEUS CRIOU, INVENTOU O PERDÃO POR CAUSA DAS VÍTIMAS E NÃO PELOS AGRESSORES, POIS DELES CUIDARÁ DEUS…!

Ap. Wagner Tenório de Almeida

06/11/2016 – MIBA – Ceia do Senhor