Não Tem Jeito, Temos Que Perdoar

Mateus 18:23-35

Você tem facilidade em perdoar quem te ofendeu? Você é daqueles que guarda mágoa e ressentimento? Vamos tratar desse difícil e desafiador tema do perdão, pois à luz da Bíblia, temos mesmo que perdoar.

I – PERDOAR É A CONDIÇÃO PARA QUE TAMBÉM SEJAMOS PERDOADOS POR DEUS

Na Parábola do Credor Incompassivo, vemos que o Rei mandou prender o Devedor que não quis perdoar ao seu conservo que lhe devia 100 denários (correspondente a 100 diárias de um trabalhador), o que deixou o Rei e seus companheiros indignados e entristecidos. E essa indignação veio pela maldade desse Devedor que mesmo tendo recebido o perdão de uma dívida gigante, não quis perdoar uma dívida tão pequena, comparada com a dívida que ele acabou de receber o perdão. Para Deus, quem não perdoa, também não será perdoado!

Todos nós somos pecadores e precisamos do perdão de Deus. Então, devemos também perdoar aos que nos ofenderam! Peça a Jesus que entre em seu coração e te ajude a perdoar aos que te feriram. Converta o seu coração a Jesus e receba um coração novo, um coração perdoador!

II- PERDOAR NOS LIVRA DA AÇÃO DE ESPÍRITOS TORTURADORES

Aquele servo Devedor que tinha recebido o perdão da sua dívida enorme e não quis perdoar a quem lhe devia tão pouco, sabe o que o Rei fez com ele? Entregou-o nas mãos dos Verdugos, que são guardas torturadores ou espíritos malignos, como queiramos interpretar o texto. Quando não perdoamos, guardamos ira, mágoas e ressentimentos que abrem portas para a ação de espíritos malignos, dando legalidade para eles agirem em nossas vidas. E a ação desses espíritos malignos é imprevisível. Eles agem tentando “roubar, matar e destruir” (João 10:10).

O ato de perdoar é uma ação libertadora muito mais na vida de quem perdoa do que daquele que recebe o perdão. Jesus nos deu o exemplo do perdão e com Ele conseguiremos perdoar e receber vida em abundância! Entregue a sua vida a Jesus e recebe dEle o perdão e a sua salvação!

III- PERDOAR NOS LIVRA DE PROVÁVEIS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Doenças psicossomáticas são muito mais comuns do que imaginamos. Muitas das enfermidades que enfrentamos hoje, tem origem na alma. Por isso os médicos quando vão tratar dos seus pacientes, recomendam um acompanhamento de um psicólogo para auxiliar na cura. O Credor Incompassivo foi entregue nas mãos de Verdugos que vão torturá-lo como forma de punir o seu pecado. E essa punição pode se expressar de várias formas, inclusive através de doenças das mais simples às mais perigosas, como o câncer.

Essas doenças da alma são silenciosas, são também difíceis de serem identificadas, mas elas existem. Opte imediatamente pelo Perdão. Não perca tempo guardando mágoas e ressentimentos. Perdoe já! E receba o perdão de Deus. Peça a Jesus para te dar força para você perdoar!

CONCLUSÃO: Na Oração Modelo que Jesus nos ensinou, a Oração do Pai Nosso, temos: “… se porém não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14). Livre-se de toda e qualquer mágoa, ira e ressentimento perdoando a quem te ofendeu! Convide Jesus para entrar em seu coração e perdoe!

Lição de Célula Nº 779 – 07 a 13/11/2016 – Aps. Wagner & Eunice