O Deus Das Vinganças

Salmo 94

O nosso Brasil continua mergulhado numa crise ética sem precedentes na história. É uma crise de justiça e política, antes de ser uma crise econômica. É uma corrupção generalizada em todos os poderes constituídos. Precisamos da intervenção de Deus como justo juiz, mas também precisamos do Deus das vinganças (Romanos 12:19).

Como povo de Deus, como servos do Senhor e defensores da justiça, da lei e da ordem, quando essa justiça nos falta, o que devemos fazer? De onde virá a justiça?

I- O DEUS DAS VINGANÇAS É TAMBÉM O DEUS DA BONDADE

O Salmista questiona até quando os perversos exultarão, proferirão impiedades, falarão coisas duras, vangloriar-se-ão das suas falcatruas, rirão da justiça, sairão no lucro com o produto dos seus roubos, oprimirão o povo, farão sofrer as viúvas e órfãos e a justiça nada fará? Um desses perversos fez piadas dos honestos e trabalhadores, da justiça e até cita o nome de Jesus em vão. As nossa Justiça é tendenciosa, frouxa e complacente para com os criminosos e corruptos. Quem nos fará justiça?

Aos que têm fome e sede de justiça, Jesus virá saciar (Mateus 5:6). Esse Deus Todo Poderoso, o Deus das Vinganças, é só Bondade para os que nEle confiam e esperam. Ele não rejeita o Seu povo (Salmo 94:14). Venha para Jesus. Entregue a sua causa a Ele. Converta o seu coração ao Senhor!

II- O DEUS DAS VINGANÇAS É TAMBÉM O DEUS QUE NOS CONSOLA

Há neste Salmo 94 o relato de alguém profundamente abalado, irritado, desesperado e sem consolo pela situação social em que estava vivendo. Ele via os soberbos, perversos, iníquos, estúpidos e insensatos oprimindo o povo, praticando injustiças, matando as viúvas, estrangeiros e órfãos e não estavam sendo penalizados por isso. Ninguém fazia nada contra esses perversos assassinos. E também ninguém se levantava para consolar esses que sofriam. A justiça tinha sido aniquilada e só prevalecia a corrupção. Será que tem alguma semelhança com o que estamos vivendo hoje?

O desconsolado Salmista começa a lembrar que Deus estava vendo tudo, ouvindo tudo e que haveria sim de fazer justiça. Deus é a nossa justiça! Deus é o Deus das vinganças! Deus é o nosso consolo! Vamos entregar a nossa queixa a Jesus! Vamos entregar a nossa vida a Jesus e Ele cuidará de nós!

III-O DEUS DAS VINGANÇAS É TAMBÉM O DEUS DA JUSTIÇA

Até quando Senhor os perversos exultarão? Até quando eles dirão que o Senhor não está vendo, que o Senhor não se importa com a injustiça, com a corrupção que eles praticam “na cara lisa”? Eles desviam verbas que iriam para a merenda escolar, que iriam para os hospitais públicos, para a segurança, educação, que deveriam ser empregadas para melhorar as condições de vida do povo, principalmente do pobre.  Eles forjam o mal tendo uma Lei por pretexto (Salmo 94:20) e ficam impunes. Mas para o pobre, aí a justiça é severa, rigorosa!

Em meio a toda essa injustiça e corrupção generalizada, o Salmista declara que Deus é o seu juiz, o seu baluarte e o seu abrigo seguro. Lançamos o convite para você fazer do Senhor o seu juiz, o seu abrigo seguro, a sua proteção e salvação! Venha para Jesus!

CONCLUSÃO: No final de tudo, Deus se levantará como justo juiz, como o Deus das vinganças e exterminará o iníquo, o injusto, o corrupto (Salmo 94:23)! Deus separou um dia para o Juízo final, onde ninguém poderá fugir (Apocalipse 20:11-15). Venha para Jesus agora e Ele escreverá o seu nome no Livro da Vida, te perdoará e te dará a salvação!

Lição de Célula Nº 772 – 19 a 25/09/2016 – Aps. Wagner & Eunice