A Parábola do Perdão

Mateus 18:23-35


Você tem facilidade em perdoar alguém que te feriu, te prejudicou na vida? Para muitas pessoas perdoar é difícil. Tem gente que acha mais fácil se vingar do que perdoar. Depois que Pedro pergunta a Jesus quantas vezes devemos perdoar um irmão que pecar contra nós, Jesus resolveu ilustrar esse ensino contando uma história, a conhecida parábola do “Credor Incompassivo”, que é uma história sobre o perdão.

I – PERDOAR PARA A CURA DO CORPO

A dívida, o crédito para aquele credor era um valor muito grande. O texto nos fala de dez mil talentos que correspondiam a 350 mil quilos. Se fosse esse peso em prata, daria mais de cem milhões de dólares. Portanto, uma dívida impossível de ser paga. Muitos se arrastam pela vida como “credores” que foram prejudicados e carregam um “crédito” impagável pelo seu devedor. Inconscientemente e involuntariamente, esses “credores” acabam desenvolvendo doenças psicossomáticas que vão desde a uma enxaqueca até um câncer incurável. Jesus quer perdoar, curar, dar vida em abundância, tanto a “credores” quanto a “devedores”. Venha para Jesus, confesse seu pecado e seja salvo!

II- PERDOAR PARA A LIBERTAÇÃO DA ALMA

Fico imaginando o desespero daquele devedor vendo a sua esposa e filhos, juntamente com ele, presos e prestes a serem vendidos como escravos por conta de uma dívida que ele não conseguia pagar. Ele se humilha, se prostra reverentemente diante do seu credor e roga pelo perdão. E aí, vem a boa notícia: ele foi perdoado! E agora, está livre! Ele pode ir embora (Mateus 18:26-27). As dívidas funcionam como uma prisão da alma, tanto para o credor, quanto para o devedor. O perdão apaga essa anotação na alma de ambos e os solta para viverem as suas próprias vidas. Eis uma ordem de Deus: Perdoe! Ainda que você ache que o seu “credor” não mereça, mas por você, pela sua felicidade e salvação, perdoe. É isso que Jesus faz por nós. Ele nos perdoa e nem analisa se merecemos ou não o perdão. Hoje é dia de perdoar e ser perdoado! Hoje é dia de salvação!

III- PERDOAR PARA A SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

Aquele devedor que recebeu o perdão de dez mil talentos não foi capaz de perdoar uma pequena dívida de cem denários (100 diárias de um trabalhador braçal). Ele não agiu com misericórdia. Ele não teve a disposição no coração para perdoar, mesmo tendo sido perdoado pela sua tão grande dívida. Ora, não devia ele ter perdoado, assim como foi perdoado? (Mateus 18:32-33). A Parábola nos ensina que todos nós somos pecadores. E todos nós podemos ser perdoados por Deus. Mas também nos ensina que todos nós devemos perdoar! O “credor incompassivo” foi parar na prisão e entregue aos “verdugos”, guardas torturadores ou espíritos malignos torturadores. O ensino aqui é: perdoe para também ser perdoado; só seremos salvos se formos perdoados; só Jesus tem poder para nos perdoar e nos salvar!

CONCLUSÃO: Como é difícil perdoar! Por nós mesmos, jamais conseguiríamos. Mas quando nos entregamos a Jesus, Ele nos enche com o Seu amor e aí nós conseguimos perdoar. Abra o seu coração para Jesus entrar, te perdoar, te curar e te salvar! Vamos orar?

Lição de Célula No 771 – 12 a 18/09/2016 – Aps. Wagner & Eunice.