O Bom Humor De Deus

Provérbios 1:23-33

Você sabia que Deus sorri? A Bíblia nos fala de Deus que em Jesus se apresenta chorando, tendo fome, cansado, irritado, expressando assim todos os sentimentos comuns ao ser humano, afinal o homem foi feito a sua imagem e semelhança!

Aqui em Provérbios 1:26 Deus sorri, mas seu sorriso é sarcástico e disciplinar, pois acontece pela desobediência e rejeição do homem para com Ele. Vamos aprender um pouco mais sobre o bom humor de Deus.

I – DEUS SORRI DE FORMA REPREENSIVA

Deus clamou, mas os seus filhos não quiseram ouvi-Lo. Deus estendeu a mão, mas os seus filhos não O atenderam. E agora, eles estão sofrendo a “desventura”, isto é, a aflição, calamidade, opressão e sofrimento. Isso porque não quiseram ouvir a Deus, não aceitaram os Seus conselhos. Deus agora “sorri” na desventura dos seus filhos. É como um pai que ama o seu filho e quando o seu filho o desobedece e sofre as consequências, o pai irritado, zombando, sorri: bem feito! Estou rindo pela consequência da sua desobediência. Bem que você poderia estar livre dessa desventura!

Tem filho que prefere o conselho do mundo, dos ímpios, do que o conselho que vem de Deus e aí sofre as consequências. Hoje, o nosso conselho para você é: Renda-se a Jesus! Estendemos a mão para te ajudar: Venha caminhar com Jesus e seja salvo!

II- DEUS SORRI DE FORMA DISCIPLINAR

Esse sorriso de Deus não é de prazer, mas de dor e lamento, é um sorriso sarcástico e não de alegria. É o reforçar da disciplina de Deus para com os seus filhos que agora estão tendo que administrar os seus erros, as consequências das suas decisões contrárias a vontade de Deus. A disciplina aqui se apresenta como “terror como a tempestade; perdição como o redemoinho; aperto e angústia” (Provérbios 1:27). Eles agora estavam “comendo do fruto do seu procedimento e se fartando dos seus próprios conselhos” (Provérbios 1:31). E se eles não se arrependessem, a situação poderia piorar.

Aí vem, mais uma vez, o apelo de Deus para os seus filhos: “Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:33). Ainda há tempo para você se arrepender e vir para Jesus!

III- DEUS SORRI DE FORMA ESPERANÇOSA

Em meio a todo esse sofrimento dos filhos desobedientes, Deus espera que eles se arrependam e que o busquem e invoquem ao Senhor. Mas essa busca terá que ser convincente. Esse invocar a Deus tem que ser de coração, tem que ser muito sincero senão, Deus não ouvirá, Deus não responderá e nem se deixará achar por eles (Provérbios 1:28). A disciplina e a correção de Deus vieram sobre os Seus filhos e agora resta a esperança de que todo esse sofrimento surta um efeito positivo e didático. Mas tem filho que mesmo sofrendo, não aprende, não muda, continua teimoso.

A esperança de Deus está em que as pessoas se arrependam, está em que os seus filhos que se desviaram retornem, senão morrerão (Provérbios 1:32). Eis o nosso convite para você: Arrependa-se, converta-se a Jesus!

CONCLUSÃO: Tem gente que não percebe o risco que está correndo e acha que tudo está muito bem, vive uma “falsa impressão de bem-estar”, como se a vida fosse do jeito que se apresenta nas fotos das redes sociais. E Deus está avisando que isso é loucura, desvio e perdição.

Venha para Jesus! Aceite-o como seu Senhor e Salvador e tenha vida eterna, segura e tranquila sem temor do mal!

Lição de Célula Nº 768 – 22 a 28/08/2016 – Aps. Wagner & Eunice