Efésios 6:1-4 e Colossenses 3:20-21
I – O QUE OS FILHOS DEVEM AOS PAIS
1.1 – HONRA: Êxodo 20:12 (5º Mandamento): “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor teu Deus, te dá”!
HONRAR É:
a) RECONHECER A AUTORIDADE DE ALGUÉM;
b) RECONHECER O PAPEL, A FUNÇÃO QUE DEUS DEU AQUELA PESSOA A QUEM DEVEMOS HONRAR;
c) RECONHECER E RESPEITAR A UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE AQUELA PESSOA: existe uma unção sobre os pais… e por isso eles liberam a bênção sobre os que creem e pedem…!
QUANDO EU HONRO:
a) Eu GERO RELACIONAMENTO COM AQUELA PESSOA QUE EU HONRO…;
b) EU SOU ABENÇOADO POR DEUS pela honra que eu presto…;
c) EU SOU DIGNO DE RECEBER DA UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE AQUELE QUE EU HONRO: “Quem recebe um profeta no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta…”!
1.2 – OBEDIÊNCIA:
Colossenses 3:20 “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois faze-ló é grato diante do Senhor”!
Efésios 6:1 “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”! JUSTO = DIKAIOS = justo, que observa as Leis divinas… que guardam os mandamentos de Deus… Aquele cujo modo de pensar, sentir e agir é inteiramente conforme a vontade de Deus…!
II- O QUE OS PAIS DEVEM AOS FILHOS
AMOR E SUPRIMENTO DAS NECESSIDADES FÍSICAS E EMOCIONAIS, isso é o básico e até OBRIGADO POR LEI!
2.1 – ENSINO: Ensinar, inculcar, o amor a Deus no coração dos filhos: Deuteronômio 6:1-9. COMO? Por todas as formas e maneiras…!
2.2 – DISCIPLINA: Provérbios 13:24 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo disciplina”!
2.3 – CORREÇÃO: HEBREUS 12:4-11. CORREÇÃO=PAIDEUTES (Paidagogos, pedagogo…), INSTRUTOR, MESTRE E PUNIDOR. Correção Gera RESPEITO!
2.4 – HERANÇA: O PAI sempre DEIXA UMA HERANÇA GENÉTICA, DEIXA UM EXEMPLO E TESTEMUNHO DE VIDA, DEIXA AS VEZES UMA HERANÇA MATERIAL… Provérbios 13:22 “O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo”!
PROVÉRBIOS 19:14 “A casa e os bens vem como herança dos pais…”!
II COR 12:14 “… não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos”!
CONCLUSAO: FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR… SÃO COMO FLECHAS NA MÃO DO GUERREIRO…
SALMO 127:3-5 “Herança do Senhor são os filhos, e o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta”!
Malaquias 4:5-6 “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição “!
POEMA: Ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora. Mal sabemos que ali ele está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Mas certamente ele retornará enriquecido pelo aprendizado adquirido, pelos diferentes lugares conhecidos. E haverá muita gente no porto à sua espera…
Assim são nossos FILHOS…
Eles têm nos PAIS o seu porto seguro, até que se tornem independentes e levarão consigo nossos exemplos, os conhecimentos adquiridos na escola e as experiências com os amigos…
Além do que puderem ter materialmente, a principal provisão estará no interior de cada um.
Os pais sabem que o lugar mais seguro que o navio pode estar é realmente no porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais tem o dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde também se sintam seguros e onde deverão se tornar porto para outras pessoas…
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem eles devem levar VALORES, como:
HUMILDADE… FÉ…HONESTIDADE… DISCIPLINA… GRATIDÃO… AMOR!
Filhos nascem dos pais, mas devem tornar-se CIDADÃOS. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles.
Podem querer que eles acertem sempre, mas não podem acertar por eles….
Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
Como os navios, eles devem partir para as suas próprias conquistas e aventuras. Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, por que: “QUEM AMA EDUCA E PREPARA PARA AVIDA”! MAS COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS!
Pense nisso…
Em PV 22:6 a Palavra de Deus nos ensina “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Ap. Wagner Tenório de Almeida
DIA DOS PAIS – MIBA – 14/08/2016