Gratidão

Lucas 17:11-19

Gratidão é o ato de reconhecer um favor recebido ou uma dádiva, benefício ou auxílio prestado por alguém. É uma atitude emotiva que passa pelo coração de alguém que deseja reconhecer que foi ajudado por alguém.

Você costuma agradecer sempre quando recebe ajuda ou favor de alguém? Qual foi a última vez que você expressou sua gratidão a alguém?

I – GRATIDÃO É UMA ATITUDE DE UMA ALMA HUMILDE

“… gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! … prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe…” (Lucas 17:13 e 16). Gratidão e humildade são virtudes que andam juntas, de mãos dadas e integram o caráter de pessoas nobres. Os soberbos e arrogantes tem dificuldade em agradecer por uma bênção recebida, por um favor que lhe tenha sido prestado, tem dificuldade de reconhecer que já precisou da ajuda de alguém. E uma vez tendo recebido a ajuda, a bênção, o favor, dificilmente “volta para agradecer”.

Vemos que só alguém de alma humilde consegue se prostrar aos pés de Jesus e reconhecê-Lo como Senhor e Salvador. É preciso ser humilde para se tornar discípulo de Jesus! Você gostaria de se converter, agora, a Jesus?

II- GRATIDÃO É UMA ATITUDE DE UMA ALMA CURADA

Gratidão é uma espécie de uma dívida emocional, é reconhecer que foi ajudado por alguém, é saber que um dia precisou de alguém e tudo isso mexe com a nossa alma e nos diz que não somos auto-suficientes. Mas para alguém que tem uma alma enferma, reconhecer que foi ajudado, seria algo que vai lhe ferir ainda mais no seu orgulho, arrogância, vaidade e soberba. Dos 10 Leprosos, apenas um voltou para agradecer. Ora, não seria essa a média geral daqueles que possuem um coração agradecido? Não seria esse o percentual daqueles que são gratos aos que lhe ajudaram (10%)?

Jesus observou que 10 foram curados da sua lepra, mas apenas um teve a sua alma inteiramente curada, o que voltou para agradecer. Você tem um coração agradecido a Jesus? Você estaria disposto a se entregar a Ele?

III- GRATIDÃO É UMA ATITUDE DE UMA ALMA NOBRE

Dez leprosos foram curados por Jesus e apenas um voltou para agradecer. E esse que voltou, reconheceu e viu a sua cura, dá glória a Deus em alta voz, prostra-se com o rosto em terra e começa a agradecer a Jesus pelo seu milagre, pela sua bênção. E Jesus, vendo toda aquela atitude de tamanha nobreza, resolve abençoá-lo ainda mais, dando-lhe a salvação. É isso o que acontece com aqueles que tem um coração agradecido, ele recebe mais bênção ainda. Jesus teve prazer em abençoá-lo ainda mais! Todo aquele que tem um coração agradecido, atrai mais bênção de Deus!

Só os nobres e fiéis é que se lembram de voltar para agradecer. Portanto, nobre, quero convidá-lo a voltar para Jesus, se converter a Jesus e agradecer a Ele pela sua vida.

CONCLUSÃO: Jesus se indignou com a atitude daqueles nove leprosos que não voltaram para agradecer, para dar glória a Deus pelo favor recebido. Assim são os infiéis, covardes e ingratos. Diferente dos humildes, curados e nobres que sempre guardam gratidão em seus corações!

Ao fiel, ao agradecido, Jesus lhe deu salvação! Venha você também para Jesus, entregue-se a Ele e receba a salvação (Lucas 17:19)!

Lição de Célula 765 – 01 a 07/08/2016 – Aps. Wagner & Eunice