Diz O Insensato Em Seu Coração: Não Há Deus!

Salmo 53

Diz o salmista Davi que a raça humana se corrompeu, só pratica o mal e já não há mais ninguém que faça o bem. A corrupção está generalizada. O povo tem sofrido nas mãos desses chamados “obreiros da iniquidade”. Tem alguma semelhança com o Brasil? Você tem ouvido falar desses “obreiros”, desses políticos envolvidos em corrupção? Quanto mais dinheiro é desviado, roubado, menos sobra para investir em favor do bem estar do povo. E esses “obreiros” ainda dizem: “Não há Deus”!

I – HÁ UM DEUS QUE OLHA LÁ DO CÉU – Salmo 53:2

Nós não estamos sozinhos nessa imensidão que é a nossa galáxia, a via láctea, onde está localizado o planeta terra. A Via Láctea tem aproximadamente quatrocentos bilhões de estrelas, segundo afirmam os astrônomos. Deus sabe exatamente quantas estrelas existem e as conhece pelo nome, pois foi Ele quem criou todas elas (Salmo 147:4). Deus não criou tudo isso, toda essa imensidão que é o universo e largou tudo pra lá. Assim como Deus também não nos abandonou à própria sorte. Ele vê tudo. Os olhos do Senhor estão em todo lugar (Provérbios 15:3).

Sorria, você está sendo visto por Deus! Ele nos vê, Ele nos conhece e Ele nos ama! E em Jesus, Ele se revelou ao homem como “Emanuel, Deus conosco” e veio para nos salvar! Venha para Jesus!

II- HÁ UM DEUS QUE NOS ATENDE QUANDO O INVOCAMOS – Salmo 53:4

Os chamados “obreiros da iniquidade”, os homens maus, os insensatos, os néscios, eles acham que Deus não nos vê, não nos ouve e nem se interessa por nós. E em seus corações eles acham até que Deus não existe. A história testemunha que quando o povo de Deus estava sofrendo no cativeiro egípcio, Deus viu a aflição do seu povo, conhecia o sofrimento do seu povo e ouviu o seu clamor. E depois de tudo isso, Deus ainda desceu para os livrar (êxodo 3:7-8).

Você está enfrentando alguma tribulação, luta ou dificuldade? Então clame a Deus, pois Ele nos ouve! Deus ouve aqueles que nEle crê! Clame a Deus e entregue o seu sofrimento, a sua luta, o seu sonho e a sua vida! Jesus está pronto para nos ouvir e nos salvar!

III- HÁ UM DEUS QUE DISPERSA E REJEITA OS MAUS – Salmo 53:5

A palavra no hebraico que é traduzida nessa versão bíblica por “insensato” é “NABAL”. Nabal quer dizer insensato, néscio, louco, “burro”, ignorante, aquele que insiste na sua loucura e desequilíbrio ético, moral. A Bíblia nos fala de um homem chamado Nabal, duro, maligno e injusto em suas atitudes (I Samuel 25:3, 25 e 38). Deus feriu Nabal e este morreu. Ninguém que age injustamente e pratica o mal ficará sem castigo, sem o juízo de Deus sobre ele (Atos 17:30-31).

Em Jesus temos a oportunidade do perdão, da mudança de vida, mudança de atitude e da conversão. Ele nos dá força a força que precisamos para vencer toda a tentação, todo o mal em nós. Você está precisando de uma mudança na sua vida? Então, vamos orar e clamar por Jesus!

CONCLUSÃO: O Salmo 53 é praticamente uma repetição do Salmo 14, aparentemente um esforço do Salmista em mudar o coração do néscio, do insensato, daquele que em seu coração diz não existir Deus.

Deus existe. Ele é real. E Ele deseja habitar em nosso coração e para isso basta que O convidemos (Apocalipse 3:20). Você deseja que Jesus entre na sua vida? Então, diga isso para Ele na sua oração!

Lição de Célula No 758 – 13 a 19/06/2016 – Aps. Wagner & Eunice