Estupro Coletivo

Juízes 19:22-30

A sociedade brasileira assiste a mais um estupro coletivo. Dessa vez foi uma adolescente de apenas 16 anos de idade e foram mais de trinta homens (se é que podem ser chamados assim) que a estupraram. Ainda está bem fresca em nossa memória o estupro coletivo das quatro adolescentes no Piauí, onde uma delas veio a falecer no hospital. Os seus estupradores, três deles “menores” foram “condenados” a internação como medida socioeducativa, mas serão liberados quando completarem 21 anos de idade (é o que a Lei atual determina). Triste. Revoltante!

Em Israel, quando não havia rei e “cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25), também houve um estupro coletivo na cidade de Gibeá dos Benjamitas e a sua vítima veio a falecer. O texto bíblico denomina os seus estupradores, os homens daquela cidade, de “Filhos de Belial” (Juízes 19:22).

I – FILHOS DE BELIAL SÃO SERVOS DOS DEMÔNIOS DAS TREVAS

Quem seria Belial? Segundo a mitologia cananéia, onde os filhos de Israel viviam naqueles dias de Juízes, Belial era o mais importante demônio da terra que comandava as forças da escuridão e das trevas contra os homens de bem e de bom coração. Ele teria sido criado junto com Lúcifer e era um rei do inferno e comandante de 80 legiões de espíritos malignos.  Belial também é considerado o responsável pela luxúria e foi por causa dele que as cidades de Sodoma e Gomorra caíram em tentação e foram destruídas. A sua figura aparece na forma de dois anjos sentados em uma carruagem de fogo.

Como cristãos, como servos do Deus Altíssimo e discípulos de Jesus, desafiamos você a se levantar contra as forças das trevas e entregar a sua vida a Jesus para servi-Lo fielmente. Declare de que lado você está!

II – FILHOS DE BELIAL SÃO SERVOS DA IDOLATRIA, ATEISMO E PAGANISMO

Os chamados “Filhos de Belial” são identificados na Bíblia como aqueles que incitam o povo a idolatria e ao paganismo (Deuteronômio 13:12-15). Jamais defendemos a violência, a justiça pelas próprias mãos, mas cremos que esses assassinos não podem ficar impunes. A Lei determina que esses bandidos devem ser condenados. Mas, pasmem, no caso do estupro coletivo no Piauí, a Defensoria Púbica pediu a absolvição desses “menores”, mesmo tendo eles confessado o crime. Pelos seus atos, vemos que esses assassinos não temem a Deus, eles se entregaram à luxúria e prestaram serviço ás trevas.

Ainda que não queiramos acreditar, mas a terra é um campo de batalha de demônios, de espíritos malignos que se levantam contra Deus e seus filhos. Desperte! Abra os olhos espirituais e venha para Jesus agora mesmo!

III – FILHOS DE BELIAL SÃO CRUÉIS, MALIGNOS E PERVERSOS

Os “Filhos de Belial” são imorais, vis, violentos, distorcem a verdade e a justiça, andam com a perversidade no coração, maquinam o mal todo o tempo e semeiam contendas por onde andam (Provérbios 6:12-15). Observamos que nesses estupros coletivos, eles são recheados de violência, crueldade e sempre sem nenhuma misericórdia. E os homens de bem parece que ficam sem ação e esperam que a Justiça seja feita, mas estima-se que apenas 35% dos casos de estupro no Brasil são denunciados e desses, apenas 6% recebem alguma condenação da Justiça.

Em Jesus somos chamados para ser Luz em meio às trevas, Sal para salgar essa sociedade (Mateus 5:13-16). Somos chamados para entrar em ação e sermos agentes do Bem! Você deseja aceitar esse convite de Jesus?

CONCLUSÃO: As Tribos de Israel se uniram e destruíram a Cidade de Gibeá, onde aconteceu o estupro coletivo. A tribo de Benjamim quase foi exterminada por conta desses filhos de Belial (Juízes 20:46-48).

Vemos que a nossa sociedade precisa desesperadamente de Jesus! Nós precisamos de Jesus para termos paz e segurança! E você precisa de Jesus?

Lição de Célula 757 – 06 a 12/06/16 – Aps. Wagner & Eunice