Siga Em Frente

Lucas 17. 20-33

“E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vocês. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejarão ver um dos dias do Filho do homem, e não o verão. E dirão a vocês: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vão, nem os sigam; porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração. E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. Lembrem-se da mulher de Ló. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á”. Se alguém perguntasse a você hoje quando viria o Reino de Deus, o que você diria? Você saberia responder? Você já pensou nisso? Está preparado para este dia? Alguns religiosos (fariseus) perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. E Jesus, com esta descrição de como será a vinda do Filho do Homem (Ele próprio), começa a trazer verdades e conselhos aos discípulos. Ele estava alertando-os de perigos e riscos prováveis pelos quais poderiam passar e que os impediria de entrar no Reino de Deus! Uma das principais lições que Jesus dá a seus discípulos nessa ocasião é de que não olhassem para trás como fez a mulher de Ló. Para que possamos seguir em frente, Jesus nos adverte a lembrar a história dessa mulher. Vejamos:

I – NÃO OLHAR PARA TRÁS

Olhar para trás significa paralisar nossas conquistas em todos os aspectos. Depois de ouvir o plano de livramento para sua família, ser conduzida pela mão do anjo até um lugar seguro, a esposa de Ló estava tão apegada à sua antiga forma de viver que preferiu desobedecer à ordem de Deus. Ela olhou para trás desprezando o futuro perfeito de Deus para sua vida (Gn.19.17). Ao olhar para trás, foi transformada em um monumento de derrota e paralisia eterna (Gn.19.26)! Do mesmo modo há pessoas que passam anos ouvindo sobre o que é melhor e importante para sua vida, porém, no dia da “grande decisão” fazem a escolha errada! Ouvem sobre Deus, sobre Seu plano de salvação, e mesmo assim escolhem seguir deuses feitos por mãos humanas. Preferem seguir religiões, práticas socialmente aceitas, porém contrárias ao que a Palavra de Deus ensina e pior, que jamais lhes darão vida eterna, pelo contrário, as impedirá de entrar no Reino de Deus! Hoje você tem a chance de adquirir o seu passaporte para entrar neste Reino! Seguir a Cristo é a melhor decisão! Você não precisa se preocupar com o que terá que deixar para trás, porque Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida! Um futuro certo, cheio de esperança e paz! Hoje, Deus está chamando você a segui-lO e experimentar de uma nova vida! Deus queria tirar aquela família do meio em que estavam para experimentar uma vida melhor! Do mesmo jeito Ele vai fazer com você! Lembre-se da mulher de Ló! Não olhe para trás!

II – SEGUIR RUMO AO ALVO

Seguir em frente significa que estamos caminhando rumo a um futuro preparado por Deus! Significa que somos guiados por Ele a um lugar melhor que o lugar onde estamos hoje! Nem sempre estamos no lugar onde Deus quer que estejamos! A Bíblia diz que a vontade de Deus é BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL (Rm. 12.1,2)! A sua vida está assim: boa, perfeita e agradável!? Se não está, então você precisa seguir a Jesus! O que você tem vivido serve de exemplo para seus filhos, netos, amigos, familiares!? Se não é modelo, então você precisa mudar de rumo e seguir a Jesus! Ele deve ser o seu alvo! Você deve seguir em frente na direção da porta de acesso ao Reino de Deus! E só há um caminho: Jesus! Ele mesmo disse: Eu sou o CAMINHO! Não há outra forma de chegar ao Pai, de entrar no Reino de Deus se não for por Jesus! Quando seguimos a Deus tudo que é velho, pecaminoso e desprezível fica para trás porque em Cristo tudo se torna novo! Hoje Deus quer tirar você do lugar em que se encontra, que aparentemente é certo e prazeroso, mas que lhe impede de entrar no Reino de Deus! Decida seguir a Cristo e o seu Reino virá sobre sua vida de forma verdadeira hoje e eternamente.

CONCLUSÃO: Precisamos ter coragem para deixar nosso passado para trás! Só os corajosos decidem seguir a Jesus sem olhar para trás! Não faça como a mulher de Ló! Não olhe para trás, siga em frente, rumo ao alvo que é Cristo! Ande pela fé no Filho de Deus! E desfrute do Reino de Deus em sua vida! Hoje e sempre! Aleluia!

Lição de Célula Nº 755 – 23/05/2015 à 29/05/2015 – Giordana Silva (12 da Pra Viviane)