Impeachment

I SAMUEL 13:8-14

O Brasil está vivendo um momento político, econômico e social dos mais delicados e difíceis com o processo de impeachment da presidente. Desemprego, corrupção generalizada, economia em baixa e com a maior dívida pública da história do país.

Impeachment, palavra inglesa que significa impedimento ou impugnação, utilizada para falar de um processo contra autoridades governamentais. Teve um rei em Israel, escolhido pelo povo, que recebeu impeachment de Deus. Foi a rei Saul.

I – IMPEACHMENT POR TER AGIDO NESCIAMENTE  – I Samuel 13:13

Néscio fala de alguém que não possui competência, conhecimento, capacidade para desenvolver sua função. No hebraico, a palavra é “cakal”, agir ou proceder de modo insensato ou como tolo. Assim procedeu o rei Saul, conforme nos diz o texto bíblico. O rei agiu como um tolo quando resolveu desenvolver as funções sacerdotais, visto que ele não era sacerdote e nem foi escolhido por Deus para isso.

Todos nós precisamos de sabedoria para viver bem e conquistar os nossos sonhos. Deus está disposto a nos dar sabedoria, basta que a gente peça (Tiago 1:5). E o princípio da sabedoria está em temer a Deus (Provérbios 1:7). Decidir se entregar a Jesus é uma atitude que demonstra temor e honra a Deus, mas também demonstra sabedoria. Você já fez isso?

II – IMPEACHMENT POR NÃO TER OBEDECIDO A DEUS – I Samuel 13:13-14

Lamentavelmente, o rei Saul que tinha tudo para desenvolver um excelente reinado e até começou muito bem, mas desobedeceu a Deus e isso fez com que ele perdesse o seu reinado, recebendo assim o impeachment de Deus. Ele entra para a história como o rei que Deus rejeitou para que não mais fosse rei sobre Israel (I Samuel 15:26). E com isso, todo o restante do reinado de Saul foi só luta, sofrimento, dificuldades e por fim, a sua morte (I Samuel 31:4).

Desobedecer a Deus só nos traz sofrimento e morte não apenas física, mas também espiritual, o que a bíblia chama de segunda morte (Apocalipse 2:11). Mas em Jesus temos o perdão, a salvação e o livramento dessa “segunda morte”. Fale com Jesus agora, peça perdão e se entregue a Ele!

III – IMPEACHMENT POR NÃO TER AGRADADO A DEUS – I Samuel 13:14

Saul, como rei, não agradou a Deus. Ele não agiu conforme a vontade, o propósito e o coração de Deus. E por isso, o impeachment veio. Agrada muito mais a Deus um servo obediente do que aquele que lhe oferece sacrifícios (I Samuel 15:22-23). Deus está muito mais interessado em pessoas que ajam conforme o Seu coração, do que aqueles que tenham competência para desenvolver o seu ministério. E foi por isso que Deus escolheu Davi e o colocou no lugar do rei Saul.

Você quer agradar a Deus em sua vida? Então comece pela fé em Deus (Hebreus 11:6). Dê um passo de fé agora e abra o seu coração para Jesus entrar e fazer nele morada. Agindo assim, você vai ver a sua vida mudar, os seus planos se realizarem e você viverá verdadeiramente feliz!

CONCLUSAO: Israel enfrentou um período muito difícil com o reinado de Saul, mas depois do seu impeachment, começou um novo tempo, um novo reinado. Deus colocou Davi, um homem segundo o Seu coração, como rei.

Deus pode dar início a um novo tempo na sua vida. Se você estiver precisando disso, então se entregue a Jesus e o receba como seu Senhor e Salvador!

Lição de Célula Nº 754 – 16 a 22/05/2016 – Aps. Wagner & Eunice