Uma Família Bem-Aventurada

SALMO 1

Você pode afirmar que a sua família é feliz? Poucas famílias em nossos dias podem afirmar que são verdadeiramente felizes. Há famílias que experimentam momentos bons, alegres, tranqüilos e felizes, mas não são verdadeiramente felizes. Em sua opinião, o que faz uma família ser feliz? Segundo a Bíblia, a Palavra de Deus, vemos que uma família feliz é aquela que observa as recomendações do Salmista, conforme destacamos abaixo:

I – É A FAMÍLIA QUE NÃO SEGUE O CONSELHO DOS ÍMPIOS

“Feliz é a família que não anda segundo o conselho dos ímpios” . Um mau conselho pode trazer consequências drásticas para quem o põe em prática, pode destruir vidas, reinos e famílias inteiras, traze danos para as futuras gerações. Vemos um exemplo disso na história dos reis de Israel, quando Roboão, filho de Salomão, deixa o conselho dos anciãos e segue o conselho dos seus amigos ímpios. Por causa dessa atitude o seu reinado sofre um duro golpe e as tribos de Israel são divididas para sempre (I Reis 12:6-11e 19). Você deseja ver a sua família unida, em paz e feliz? Então não siga os conselhos de pessoas que “não conhecem a Deus”. Ouça os sábios conselhos de Deus para a sua família. E o maior conselho de Deus para nós e para as nossas famílias é que convidemos Jesus para ser o nosso Senhor e Salvador!

II – É A FAMÍLIA QUE NÃO ANDA NO CAMINHO DOS PECADORES

“Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas. Se disserem: Vem conosco… não andes no caminho com eles… porque os seus pés correm para o mal… se apressam a derramarem sangue” (Prov 1:10-18). Cuidado com quem você anda, cuidado com os caminhos que você tem trilhado. Saiba que há caminhos que ao homem parecem corretos, mas o fim deles conduz à morte (Prov 14:12). Não siga o exemplo daqueles que não conhecem a Deus, que não temem ao Senhor, pois ainda que aparentemente pareçam felizes, na verdade é só aparência e o fim deles é a morte. A verdadeira felicidade está em temer a Deus, servi-Lo fielmente, seguir os Seus ensinamentos e o Seu Caminho! E esse Caminho se chama Jesus (João 14:6). Jesus é o verdadeiro caminho da felicidade! Siga-O e seja feliz!

III – É A FAMÍLIA QUE NÃO SE UNE COM OS ESCARNECEDORES

Sentar-se à roda dos escarnecedores, dos zombadores, dos ímpios, significa unir-se a eles em seus projetos, planos e propósitos malignos e pecaminosos. Significa compartilhar com eles dos mesmos ideais, estar aliançado com eles. A família que assim proceder, jamais será feliz, pelo contrário, só terá problemas, dificuldades, sofrimentos, tristeza e morte. Tem um ditado popular que diz: “Quem com porcos se ajunta, farelo come”. Talvez esse ditado tenha sido extraído da Bíblia, na Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32), pois aquele jovem trouxe infelicidade para ele e para toda a sua família quando decidiu sentar-se à roda dos escarnecedores, indo parar junto aos porcos, desejando comer a ração deles. Una-se ao Senhor, seja um com Ele e você e sua família serão felizes para sempre!

CONCLUSÃO: Sabemos que uma família bem-aventurada, feliz, é aquela que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos, é aquela que tem a Jesus como Senhor. Jesus pode entrar na sua família por meio de você. Creia em Jesus e você e sua família serão salvos e felizes para sempre (Atos 16:31)

Lição de Célula Nº 738 – 25 a 31/ 01/2016 – Aps Wagner & Eunice