Lucas 16:19-31
Jesus gostava de contar histórias. As suas histórias ou Parábolas, sempre encerram grandes ensinamentos e lições práticas para a vida. As Parábolas de Jesus são usadas como símbolos de realidades espirituais, éticas e morais do Cristianismo. Quando Jesus contava uma Parábola, Ele estava querendo transmitir uma MENSAGEM ESPIRITUAL. E para que as pessoas pudessem entender, ele usava esse recurso literário, as Parábolas. Portanto, Parábola para Jesus é coisa séria.
LUCAS foi o único que registrou essa Parábola do Rico e Lázaro. Os outros Evangelhos deixaram escapar essa Parábola, mas LUCAS não. Ele mesmo diz que “fez uma acurada investigação de tudo desde a sua origem, uma exposição em ordem” (Lucas 1:3), de tudo o que Jesus fez e o testemunho que as pessoas davam dEle.
A Parábola do Rico e Lázaro nos ensina sobre o que acontece depois da morte. Você tem curiosidade de saber o que acontece depois que a gente morre? Como é que funciona as coisas no mundo espiritual?
Nessa Parábola temos os seguintes personagens: RICO, LÁZARO, ABRAÃO. TEMOS TAMBÉM DOIS LUGARES DISTINTOS: HADES E O SEIO DE ABAÃO.
I – QUEM ERA O RICO?
Diz uma tradição dos primeiros séculos que o seu nome era FINEIAS.
1.1 – MATERIALISTA: “… certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo…” (V.19): O que importava para ele era a matéria, o corpo. Por isso ele só se importava com o seu corpo. Ele não se interessava pelo espiritual. Todo Materialista é ATEU! So se interessava em MANTER A SUA RIQUEZA! Certamente ele não tinha tempo mais para nada na vida, a não ser FICAR RICO SEMPRE…!
1.2 – HEDONISTA: “… todos os dias, se regalava esplendidamente…”: TODOS OS DIAS ele procura o prazer! GREGO: EUFRAINO LAMPRÓS = ESTAR SATISFEITO, SER FELIZ, DE VIDA SUNTUOSA”: Ele só buscava o PRAZER da carne, o viver SUNTUOSAMENTE… E SER FELIZ! – O FIM ÚLTIMO DO HEDONISMO é o PRAZER. Então, para ele, VIVER SERIA APROVEITAR A VIDA NOS PRAZERES DA CARNE!
Você conhece alguém assim? Que não tem tempo para outra coisa, senão o LAZER, O PRAZER, AS SAIDAS COM A TURMA, BEBIDA, BARES, NOITADAS… etc… E eles chamam isso de VIVER, APROVEITAR A VIDA! – JESUS CHAMA ISSO DE LOUCURA!
1.3 – ESPIRITUALMENTE CONFUSO: Como Materialista, deveria ser ATEU. Mas quando chegou DO OUTRO LADO, mudou de ideia e viu que existia MUITO MAIS DO QUE A MATÉRIA. Ele viu que EXISTE UM DEUS… E aí, entra em desespero… CLAMA POR MISERICÓRDIA… TARDE DEMAIS!
De repente ele vira espírita: “… Pai, eu te imploro que o mandes (Lázaro) a minha casa paterna, porque tenho 5 irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar…”; “… se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão” (V.30): Espiritismo prega o trânsito livre dos espíritos pra lá e pra cá, vira um trânsito louco… Pregam que depois da morte, vai todo mundo reencarnar e voltar pra cá… que loucura!
1.4 – CAPITALISTA: “… homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo…”: Esse Linho Finíssimo naquela época, era o LINHO EGÍPCIO, famoso até hoje. Ele custava o DOBRO DO SEU PESO EM OURO. Era o tecido mais caro daquela época… O Capitalismo prega o CONSUMISMO, o GASTAR, ESNOBAR. Aquele RICO era capaz de gastar milhões numa roupa, mas não era capaz de DAR UMA ESMOLA SEQUER.
A PORTA DA CASA daquele RICO era concorrida. Tinha MENDIGOS E CACHORROS. Sabem por que? Porque os RICOS esnobavam tanto que LIMPAVAM OS DEDOS E A BOCA COM PÃO e jogava fora… Eram as CHAMADAS MIGALHAS (Grego, PSIQUION, pequena porção) que LAZARO DISPUTAVA COM OS CACHORROS…!
– VOCÊ CONHECE ALGUÉM ASSIM? Tão miserável que é incapaz de ajudar alguém, de dar esmolas, de estender a mão para ajudar alguém… que só ajuda por interesse…
II- QUEM ERA LÁZARO?
Não era o LÁZARO DE BETÂNIA, irmão de Marta e Maria, amigo de Jesus, RICO. Aquele que Jesus ressuscitou (JOÃO 11). Não. O Lázaro aqui era um MENDIGO “PTOCHOS” = raiz da palavra RASTEJAR; Destituído de riqueza, influência, posição, honra; aflito, desamparado, impotente…; NÃO TEM NINGUÉM POR ELE!
LÁZARO era aquele ENFERMO, CHEIO DE ÚLCERAS, que os cachorros, aproveitando algum cochilo dele, vinham lamber-lhe as feridas. Estamos falando de alguém POBRE, MENDIGO, ENFERMO e jogado na rua, entregue á própria sorte… – QUANTOS LÁZAROS nós temos encontrado em nosso caminho? Você sabia que CADA LÁZARO QUE DEUS COLOCA em nosso CAMINHO, é na verdade UM TESTE PARA PROVAR O NOSSO CORAÇÃO?
QUEM É LÁZARO? – AQUELE QUE É AJUDADO POR DEUS OU DEUS É AJUDADOR, é o significado de LÁZARO. Então, o nome dele é um DESAFIO para os SERVOS DE DEUS. Deus deseja então que os SEUS SERVOS CUIDASSEM DE LÁZARO. Mas parece que DEUS escolheu a pessoa errada, ou LAZARO ERROU DE ENDEREÇO… Estava no portão da casa errada… pois O RICO não lhe dava nada!
LÁZARO não teve nem ENTERRO DIGNO, UM FENERAL, ALGUMA HONRA quando morreu. Ninguém para chorar a sua morte. “Aconteceu de morrer o mendigo e ser levado pelos Anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e FOI SEPULTADO” (V.22). Parece que Lázaro nem foi sepultado, deve ter entrado em decomposição e ficou o esqueleto por algum canto… – ILUST.: Lembro de uma adolescente no cemitério me pedindo para “despachar o corpo do seu filho…”, pois não tinha $$ para pagar a um padre ou igreja… e ainda estava preocupada porque achava que seu filho iria para o inferno…!
III- QUE LUGAR É ESSE CHAMADO DE INFERNO?
3.1 – INFERNO, O HADES: “No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio” (V.23): HADES ou PLUTO, o deus das regiões inferiores. HADES, acreditava-se ser um lugar escuro e sombrio nas profundezas da terra; APOC 20:13-14 fala do HADES (“… a morte e o além/HADES entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o INFERNO/HADES foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”).
3.2 – HADES, um lugar onde não existe mais MISERICORDIA: “Pai… tem misericórdia de mim! – Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida…” (V.24-25). É o lugar em que o PAI não pode fazer mais nada pelo seu filho!
Por que o PAI negou o pedido do FILHO/RICO?
A) Mesmo o reconhecendo como filho, mas o PAI tem que respeitar a DECISÃO QUE O FILHO TOMOU EM VIDA…;
B) O PAI negou o pedido por total IMPOSSIBILIDADE DE TRANSPOR ALGUÉM DAQUELE LUGAR PARA OUTRO… NINGUÉM PASSA MAIS DE LÁ PARA CÁ….
C) O PAI negou o pedido do FILHO POR MOTIVO DE JUSTIÇA… O PAI não poderia quebrar a sua própria LEI E ORDEM… Ele já avisou por meio de MOISES e TODOS OS PROFETAS… DEUS O PAI É AMOR, MAS TAMBÉM É JUSTIÇA!
3.3 – HADES, LUGAR DE SOFRIMENTO, DOR, ANGÚSTIA E TORMENTO: “No INFERNO/HADES, estando em tormento, levantou os olhos e viu ao longe… “ (V.23).
3.4 – HADES, LUGAR DE JUIZO, CASTIGO E JUSTIÇA DIVINA: Não se trata de um LUGAR DE CALOR, o chamado “FOGO DO PURGATÓRIO” de pecados. Isso não existe á luz da Bíblia. Só quem PODE PERDOAR PECADOS É JESUS! Não tem calor que apague ou derreta pecados…
– A DOUTRINA DO PURGATÓRIO foi INVENTADA, CRIADA em 1563, no Concílio de Trento, pelo PAPA PAULO III para atender a interesses da Igreja e as suas indulgências.
3.5 – HADES, LUGAR DEFINITIVO E IRREVERSÍVEL: Quem está lá, quem foi pra lá, não tem mais jeito! A sua situação é imutável, irreversível e definitiva para toda a eternidade. – Pode rezar, fazer missa, dar oferendas, pagar promessa, clamar pelos santos, fazer despacho… não tem mais jeito! Nada pode mudar a situação de quem já morreu! Ou será CEU OU INFERNO!
3.6 – HADES, UM LUGAR ONDE OS QUE FORAM NÃO QUEREM FICAR LÁ: “… está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui…NAO PODEM…”! (V.26).
IV – QUE LUGAR É ESSE CHAMADO DE “SEIO DE ABRAÃO”?
Um lugar de paz, sossego, tranquilidade, segurança, CONSOLO…!!!
CONCLUSÃO: Essa PARABOLA nos ensina algo CURIOSO SOBRE O ESTADO DA ALMA DE QUEM MORRE: 1- A ALMA SOBREVVIVE A MORTE FÍSICA; 2- A ALMA permanece consciente, vê tudo (vê até longe), argumenta, fala, pensa, lembra de tudo…; 3- A ALMA depois da morte, PERMANECE A MESMA, BOA OU RUIM, DOENTE OU CURADA… A ALMA DO RICO continuava achando que PODIA MANDAR EM LÁZARO… Manda ele lá na casa dos meus pais… Manda ele molhar a ponta do DEDO para me refrescar a boca… QUE SUFOCO para alguém que tinha água em abundância, alguém que NEM PEGAVA NA MÃO DE LÁZARO, IGNORAVA A SUA PRESENÇA no portão de casa… agora quer lamber os dedos dele…!!!
O RICO, NO SEU DESESPERO, quer virar até EVANGELISTA, querendo ver os seus 5 IRMÃOS, A SUA FAMÍLIA, SENDO EVANGELIZADA … O RICO AGORA VALORIZAVA ATÉ OS TESTEMUNHOS… Queria que Lázaro fosse lá dar testemunho … (V.28).
QUAL SERÁ A SUA DECISÃO DIANTE DE UMA PALAVRA DESSA?
A) – Deus espera que a gente VENÇA O PECADO… pois ao que vencer… Mas ao que NÃO VENCER? AO QUE FOR VENCIDO PELO PECADO?
B) Deus espera que a gente VIVA PARA ELE, CUMPRINDO O SEU CHAMADO E PROPÓSITO… Mas muitos querem viver a sua própria vida, desfrutar dos prazeres carnais… Mas esquece que isso tudo passa e um dia vamos nos apresentar diante do Senhor…
C) Deus espera que PRATIQUEMOS BOAS OBRAS, QUE SIRVAMOS E AMEMOS AO NOSSO PRÓXIMO…
D) Deus espera que SEJAMOS SEUS DISCÍPULOS, QUE TRABALHEMOS NA SEARA DELE… pois a Seara é grande, mas os Ceifeiros são poucos… Poucos querem servir a Deus, alegando geralmente FALTA DE TEMPO… Mas é Deus quem nos dá todo o tempo…!!!
O HADES, NO INFERNO, está cheio de DESCULPAS… MAS NO SEIO DE ABRAÃO, NO CÉU, está cheio de realizações, de obras… “Então ouvi uma voz do céu dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos, que desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas (KOPOS, intenso trabalho unido a aborrecimento e fadiga), pois as suas obras os acompanham” (APOC 14:13)!
Ap. Wagner Tenório de Almeida