Coloque A Sua Esperança Em Deus

Salmo 146

O Salmo 146 faz parte dos chamados “Salmos de Aleluia”. Ele integra os cinco últimos salmos. Observe que esses cinco últimos salmos começam e terminam com a expressão de Louvor: Aleluia! É o salmista louvando a Deus pelos Seus feitos poderosos, pelos benefícios alcançados e expressando a sua alegria por ter colocado a sua esperança em Deus! E por ter feito isso, ele se deu muito bem em tudo na vida!

Hoje, o nosso convite é para que você coloque a sua esperança em Deus, é para que você decida confiar a sua vida Aquele que pode salvar!

I – DEUS SOCORRE OS NECESSITADOS – Salmo 146:7 e 9

O ser humano sempre tem necessidade de alguma coisa. Isso faz parte da nossa natureza. E tem alguns que nunca estão satisfeitos com o que tem. Mas outros realmente não possuem nada, nem mesmo o básico para a sua sobrevivência e não tem ninguém por eles. O Salmista apresenta para esses verdadeiramente necessitados, um Deus que supre todas as suas necessidades. E ele mesmo teve as suas necessidades supridas quando colocou a sua confiança em Deus.

As necessidades supridas por Deus, não são apenas materiais, mas também espirituais. A palavra “Salvação, no hebraico Tashuwah, pode ser no sentido material, físico, como também espiritual. Coloque a sua esperança em Deus, em Jesus, e você jamais será decepcionado!

II– DEUS LIBERTA OS ENCARCERADOS – Salmo 146:7

Seja qual for a nossa cadeia ou prisão, temos um Deus poderoso que quebra grilhões de qualquer espécie, traz libertação espiritual, quebra jugo emocional, tira qualquer que seja o nosso fardo, quando confiamos nEle, quando colocamos a nossa esperança nEle e clamamos pelo Seu Nome! Você está se sentindo aprisionado? Tem alguma área da sua vida que está presa e precisa de libertação? Tem correntes espirituais que estão te prendendo? Tem algum pecado, algum vício que você não consegue se libertar?

Jesus, em cumprimento a profecia de Isaias 61:1-3, conforme Lucas 4:16-21, se coloca como nosso Libertador. Sozinho não conseguimos “soltar as nossas algemas”, mas Jesus pode. Venha para Jesus e seja livre!

III- DEUS FAZ MILAGRES – Salmo 146:8

O Salmista, neste Salmo 146, expressa o seu contentamento e alegria com os milagres que Deus já realizou na sua vida. Ele chama a todos para louvar a Deus e confiar nEle. Ele diz que os príncipes e os filhos dos homens não podem nos socorrer quando precisamos de um milagre, pois eles também são mortais, assim como nós (Salmo 146:3-4). Precisamos mesmo é colocar a nossa esperança em Deus que pode tudo! E felizes são aqueles que confiam no Senhor e já fizeram dEle o seu Deus, o seu Senhor e Salvador (Salmo 146:5-6). Eis então o nosso convite para você: Coloque a sua confiança e esperança em Deus!

Se você confiar em Deus, se você fizer de Jesus o seu Senhor e Salvador, você será salvo. Jesus jamais vai te abandonar! Confie nEle!

CONCLUSÃO: Só Deus é quem pode nos salvar, nos libertar e realizar o milagre que necessitamos. Ninguém mais pode fazer isso (Salmo 146:3). “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Só há salvação em Jesus! Ore e se entregue a Jesus completamente!

Lição de Célula No 728 – 16 a 22/11/2015 – Aps. Wagner & Eunice