A FORMAÇÃO DE UM LÍDER DE AVIVAMENTO

Eis aí uma das maiores dificuldades de um líder: formar outros líderes. Por melhor que seja nosso discipulador encontramos, às vezes em nós e outras vezes no discípulo, muitas dificuldades na FORMAÇÃO DE UM LÍDER DE AVIVAMENTO. Esse estudo vem nos ajudar a reconhecer esse líder, quais são as características que norteiam a vida e o caráter de uma pessoa chamada para ser UM LÍDER DE AVIVAMENTO.
João 21:15-19 e Atos 2:14-21 Existe propósito maior do que alcançarmos o pleno e total Avivamento? Existe sonho maior do que experimentar um Grande Avivamento Espiritual? – Existe! É Formarmos Líderes de Avivamento! Pois se apenas experimentarmos um Avivamento, sem que formemos Líderes de Avivamento, esse Avivamento vai ser passageiro e estaremos sendo muito egoístas, querendo o Avivamento só para nós mesmos e negando isso para as futuras gerações e ainda estaríamos colocando em risco o Avivamento, pois ele terminaria em nós… E isso é o que tem acontecido com os avivamentos ao longo da História! Trabalharemos o nosso Avivamento de tal forma que ele virá em nossos dias e se perpetuará alcançando as gerações futuras, pois formaremos líderes para perpetuar o Avivamento até a Volta de Jesus! Vejamos o Processo de Formação de Pedro, esse Líder Maior do Grande Avivamento que Jesus trouxe sobre a terra…
I – ESSE LÍDER DE AVIVAMENTO PRECISA SER CHAMADO POR DEUS – Mat 4:18-20
Cada Igreja e Ministério tem um chamado específico da parte de Deus para desenvolver determinado ministério ou serviço específico. Deus levanta Ministérios para trabalhar especificamente com drogados, viciados, com homens de negócio, com evangelização (Cruzada Estudantil) etc. A nossa Igreja, o nosso Ministério recebeu da parte de Deus um chamado específico: “Ser uma Igreja de Avivamento”! Formar discípulos avivados! Formar Líderes de Avivamento! Nenhum dos discípulos de Jesus se ofereceu para segui-Lo! Todos nós fomos chamados por Jesus, fomos Escolhidos por Ele, assim como foi Pedro: João 15:16! Você tem alguma dúvida do seu chamado? E após Jesus te chamar, Ele o plantou no MIBA… Isso significa dizer que Você foi Escolhido e Chamado para ser um Líder de Avivamento! Mas nem só de chamado se forma um Líder de Avivamento. Ele precisa atender esse chamado e dedicar-se a ele…!
II – ESSE LÍDER DE AVIVAMENTO PRECISA ESTAR TOTALMENTE DISPONÍVEL
Em MAT 4:18-20 o texto nos diz que aqueles dois pescadores “Deixaram TUDO”. Em MAT 4:20 “eles deixando Imediatamente as Redes, o Seguiram”. Marcos 1:18 registra a mesma coisa. Lucas 5:11 registra: “E levando eles os barcos para a terra, deixaram TUDO e o seguiram”! Deus anda a procura de Líderes que queiram deixar TUDO por Ele, a fim de que possa se envolver completamente com essa grande obra de Avivamento espiritual. Ilust.: Paulo diz que “nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra” (II Tim 2:4)! Quanto mais Disponíveis estivermos para Deus, mais Ele nos usará e derramará sobre nós a Sua Unção de Avivamento! Ilust.: Você teria coragem de deixar tudo para seguir a Jesus? Se fosse você naqueles dias vivendo na região da Palestina (Pobreza e miséria), você teria coragem de deixar tudo para seguir a Jesus? – Não teria! Você já tem o seu emprego, o seu trabalho, a sua família para cuidar, já está com seus Projetos em andamento… – Pedro também. Tinha barcos de pesca, tinha sonhos de livrar-se da pobreza e miséria que dominava aquela região, tinha Casa, Esposa, Sogra… (Mat 8:14-15)!!!
III – ESSE LÍDER DE AVIVAMENTO PRECISA TER CORAGEM E FÉ
3.1 – Coragem: Vejamos as atitudes corajosas de Pedro: a) Andar sobre as águas agitadas do mar da Galiléia… Mat 14:28-31; b) Pegar a espada a atacar um soldado do exército romano… João 18:10 (Nem Mateus, Marcos e Lucas declaram quem fez isso, mas João devia ter alguma cisma com Pedro…); c) Declarar que ficaria com Jesus e até colocar a sua vida em risco…Mat 26:35. – Até onde você está disposto a seguir Jesus? – Até onde você comprometeria a sua vida para ser um Líder de Avivamento? 3.2 – FÉ: Pedro foi o que teve coragem de ir até Jesus que caminhava sobre o Mar e teve Fé o suficiente para dar os primeiros passos sobre as águas, isso é fé, apesar de Jesus esperar que ele continuasse a caminhada… b) Foi Pedro quem fez a Célebre Revelação de Fé, Reconhecendo o Cristo…: “Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Mat 16:16).
IV – ESSE LÍDER DE AVIVAMENTO PRECISA SER DISCIPULADO
Pedro foi o Discipulado mais elogiado por Jesus, mas foi também, de longe, o mais corrigido e repreendido dos Discípulos! 4.1 – Pedro foi duramente repreendido por Jesus quando Satanás usou-o para atingir Jesus: Mat 16:23 “Para trás de mim Satanás, que me serves de escândalo, porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens”. – Discipulado não tem apenas Elogios, Beijos e Abraços, tem também Repreensão Dura! 4.2 – Pedro foi orientado a manter-se firme contra os ataques de Satanás: Luc 22:31 “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo”! 4.3 – Pedro foi treinado na evangelização: Lucas 9:1-2; 4.4 – Pedro foi Resgatado como Discípulo: João 21:7. Jesus precisou trazer Pedro de volta e com ele os outros 12. Foi Graças ao Discipulado que Jesus desenvolveu com Pedro, que ele mudou. O seu temperamento explosivo, descontrolado, impulsivo, a sua fraqueza de caráter de prometer coisas e não cumprir, a sua fraqueza de caráter em desistir das coisas, a sua Imaturidade Espiritual que permitia Satanás encontrar nele brechas para agir, Tudo isso foi Mudado em Pedro… Depois do Pentecostes, Pedro estava agora Pronto para assumir o seu Ministério e a sua Liderança sobre a Igreja Primitiva e ser Instrumento nas mãos de Deus para Promover esse Grande Avivamento… – Pedro agora estava Tratado e devidamente Curado! Agora sim, ele podia ser um Líder de Avivamento…! V – ESSE LÍDER DE AVIVAMENTO PRECISA SABER IDENTIFICAR OS SINAIS DE AVIVAMENTO
Pedro soube reconhecer e identificar o Avivamento quando ele chegou: Atos 2:14-21. Ele soube identificar esses Sinais e fez a relação direta com a Profecia de Joel na descida do Espírito… Ele não ficou duvidando, nem julgando mal… ele apenas Creu e pela fé soube identificar os Sinais de Avivamento… – Tem gente que até hoje não crê que o MIBA experimentou Sinais de Avivamento e uma Visitação Tremenda de Deus…; Um Líder de Avivamento Precisa Saber Identificar os Sinais de Avivamento a sua volta…! Eu diria que o Líder precisa, não apenas Identificar, mas Procurar, Buscar e Se Entregar Inteiramente ao Mover do Espírito… – Ilust.: Brincando, o ap. disse: Se eu não cair, eu me jogo…! Não vamos tirar do contexto essa declaração, mas o que ele queria dizer era que “Precisamos desse Sobrenatural” em nossas vidas… – Precisamos, como Líderes de Avivamento, ser o 1º a Buscar, Pedir e Aceitar o Sobrenatural de Deus… George Otis desenvolve um ministério muito interessante. Ele sai pelo Mundo identificando, registrando e divulgando os Avivamentos que estão acontecendo em várias partes do Mundo… Através dos seus Vídeos, o mundo está tomando conhecimento desses avivamentos que estão aumentando dia após dia…
CONCLUSÃO: Esse Líder de Avivamento precisa AMAR! Você ama a Jesus? Você Ama a Jesus mais do que: Pai, Mãe, Filhos, Irmãos, Trabalho, Hobbe, Sonhos Particulares, Vida…???? Pedro foi considerado o Príncipe dos Apóstolos pela sua liderança e ministério… Eu diria que ele foi também o Príncipe do Avivamento…! Pedro passou e Deus continuou cumprindo a Profecia de Joel e de tempos em tempos Ele derrama do Seu Espírito de forma mais Abundante sobre toda a carne… até que essa Profecia venha a se cumprir completamente e “toda a carne experimente o avivamento…”.

Você está disposto a se tornar um verdadeiro Líder de Avivamento?

Retiro de Avivamento – Carnaval – 17 a 21/02/2007 – Ap. Wagner