Sabedoria

Hoje eu quero conversar/ministrar sobre a importância de adquirimos SABEDORIA para que possamos ter SUCESSO EM TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA! Deus quer que vençamos em tudo! Mas sem sabedoria não chegaremos a lugar nenhum!

JESUS NOS DISSE QUE deveríamos ser “PRUDENTES COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS” (PRONIMOS = inteligente, sábio, prudente, atento aos próprios interesses; SIMPLES = AQUERAIOS = não misturado, puro como em vinhos ou metais, sem um misto de maldade) Mateus 10:16! Mas muitas vezes somos MAIS POMBAS do que SERPENTES!

Quero à luz da Bíblia, extrair alguns CONSELHOS que vão nos fazer sábios, alguns alertas que creio ser de Deus para as nossas vidas…!!!

I – CUIDADO COM AS COMPANHIAS – I COR 15:33

1.1    – As nossas companhias tem o PODER DE NOS SEDUZIR: Prov 1: 10-11 e 15;

1.2    – As Más companhias devem ser evitadas: Prov 4:14-17

1.3    – Escolha, selecione as suas COMPANHIAS: Prov 13:20

1.4    – Feliz é aquele que ANDA COM GENTE DE BEM, com pessoas que temem a DEUS: SALMO 1!

II – CUIDADO COM O DESCONTROLE, DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL

2.1 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL PODE NOS DEIXAR DE FORA DA TERRA PROMETIDA: Dominar-se, exercer o auto-controle, o domínio próprio é um FRUTO DO ESPÍRITO SANTO. Não é nada natural, mas sobrenatural. É um milagre de Jesus na vida do homem. E aquele que consegue dominar, liderar suas emoções, tem muita, mas muita chance de vencer na vida!

ILUST.: MOISÉS o homem MAIS MANSO da terra…(NUMEROS 12:3 “E era o homem Moises mui manso, mais do que TODOS OS HOMENS que havia sobre a terra…”), ficou de fora porque perdeu o controle e BATEU NA ROCHA para sair água, nas ÁGUAS DE MERIBÁ (NUMEROS 20:10-13).

2.2 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL NOS DEIXA VULNERÁVEIS Á AÇÃO DOS INIMIGOS: Prov 16:32; Quem tem que determinar como será o nosso dia não será aqueles que lidam com a gente, mas nós mesmos é que devemos exercer esse controle. Não podemos ficar à mercê das pessoas com quem lidamos, mas nós, como líderes, como aqueles que dominam o espírito, é que vamos determinar isso. Portanto, se somos recebidos com pedradas, nós é que decidimos o que vamos fazer com essas pedras… tacá-las de volta e nos descontrolar? Ou então, nos desviar delas e seguir em frente?

2.3 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL DENUNCIA O NOSSO NIVEL ESPIRITUAL – Em que nível espiritual você se encontra? Você tem se deixado controlar pelo Espírito Santo ou é a sua Carne que te domina? (Galatas 5:13-15, 16-17, 24-26)!

2.4- O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL DENUNCIA O NOSSO NÍVEL DE SABEDORIA E INTELIGÊNCIA: Prov 29:11; 20:3;

2.5 – O NOSSO DESCONTROLE EMOCIONAL NOS LEVA A FAZER LOUCURAS: Prov 14:17

Livro “Inteligência Emocional – Daniel Goleman – Temos em nosso cérebro uma divisão que separa o homem inteligente, racional, do homem emocional… o que for liberado, dominará…!!!

III – CUIDADO COM O ADULTÉRIO – Prov 5, 6 e 7

Salomão descreve toda a armação, todo o laço da mulher/HOMEM TAMBÉM AGE ASSIM, para alcançar seu objetivo maligno: O Adultério! VEJAMOS PROV 7:10… “Eis que a mulher lhe sai ao encontro com VESTES DE PROSTITUTA e ASTUTA DE CORAÇÃO… É apaixonada e inquieta… não para os pés em casa… ESPREITANDO…  Já cobri de colchas a minha cama… já perfumei o meu leito com mirra… VEM, EMBRIAGUEMO-NOS COM AS DELÍCIAS DO AMOR…GOZEMOS AMORES… Porque o MEU MARIDO NÃO ESTÁ… E ELE NUM INSTANTE A SEGUE, COMO O BOI QUE VAI AO MATADOURO…!

Ilust.: Criaram um site de RELACIONAMENTOS ADÚLTEROS exclusivo para crentes… Uma Notícia esta semana: Haker invadiu site de relacionamentos e divulgou mais de 1 MILHÃO de usuários…!!!

3.1 – O Adultério começa como MEL e termina como FEL: Prov 5:3-4;

3.2 – O Adultério leva ao inferno: Prov 5:5/ I COR 6:9-11

3.3 – O Adultério leva a POBREZA E DESONRA, LAMENTO E VERGONHA: Prov 5:8-13;

3.4 – O Adultério é um ATO DE LOUCURA: Prov 6:32-33;

Salomão, no alto da sua experiência com 700 mulheres e 300 concubinas (I REIS 11:3), aconselhou: “Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes e pelas praças os ribeiros de água? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa… POR QUE filho meu andarias CEGO pela estranha e abraçarias o peito de outra?” (PROV 5:15-20).

IV – CUIDADO COM A LÍNGUA, COM O QUE VOCÊ FALA

4.1 – Falar demais é sinal de tolice: Prov 10:19; 13:3; 17:27-28; 20:19; 21:23; 29:20 “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o INSENSATO do que para ele”!

4.2 – Precisamos de SABEDORIA NO USO DA NOSSA BOCA, DE TUDO O QUE FALAMOS: Prov 10:8 e 14; 10:13 11:13;

4.3 – NÃO DEVEMOS FALAR MAL DE NINGUÉM: Prov 10:18 e 11:9;

4.4 – FALAR PARA GERAR INTRIGA É ABOMINAÇÃO PARA DEUS: Prov 6:12-19; Prov 26:20-21; Prov 17:19 “O que ama a contenda, AMA O PECADO…”!

4.5 – FALAR MENTIRAS É ATRAIR MALDIÇÃO: Prov 12:22; 19:5 “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa; V.9 “… e o que profere mentiras perece”!;

4.6 – FALAR REVELANDO A SUA ALMA, ATRAI PROBLEMAS: Prov 18:2, 6, 7; PROV 17:27-28 “Tem tem conhecimento é comedido no falar… Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”

4.7 – FALAR SEM PENSAR: Prov 15:28 “O coração do justo MEDITA O QUE HÁ DE RESPONDER…”; Prov 18:13 “Quem responde antes de ouvir, comete INSENSATEZ e passa vergonha”; Prov 20:25 “Laço é para o homemo dizer precipitadamente: É Santo; E só refletir depois de fazer o voto”!

DEUS NOS FEZ COM UM PODEROSO INSTRUMENTO QUE PODE nos FAZER FELIZES, ATRAIR AS BÊNÇÃOS DE DEUS, ABENÇOAR OS QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR, NOS FAZER TER SUCESSO NA VIDA E ATÉ MESMO NOS LEVAR Á SALVAÇÃO: É A NOSSA FALA!

PROV 13:2 “Do fruto da boca o homem comerá o bem…; 18:20 “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”!

Prov 22:11 “O que ama a pureza do coração e é GRÁCIL no falar (SE EXPRESSA COM ELEGÂNCIA) terá por amigo o rei”!

EFÉSIOS 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade e assim, transmita graça aos que ouvem”!

CONCLUSÃO:

A Nossa BOCA tem o pode de DECIDIR O NOSSO DESTINO ETERNO, ONDE VAMOS PASSAR A ETERNIDADE. Você sabia disso? ROMANOS 10:8-10 “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

Ap. Wagner Tenório de Almeida