Dia Dos Pais, Dia Dos Heróis

Salmos 127: 3-5

Todo filho olha para os pais e dizem: Meu Herói! Quando crescem, descobrem que eles são mesmo uns heróis. Eles conseguiram vencer os desafios da vida e permanecem de pe. Eles conseguiram criar os filhos e dá o melhor para eles, mesmo enfrentando todas as dificuldades da vida. Eles são heróis porque não fugiram da responsabilidade de ser pai! E os filhos os consideram heróis, principalmente por isso. Hoje, o que mais vemos são PAIS sendo covardes para com a sua responsabilidade de ser pai. Pais abandonando seus filhos, separando-se e saindo de casa. Pais gerando filhos e fugindo da Pensão Alimentícia…!

Uma coisa que nós pais não podemos nos esquecer: OS NOSSOS FILHOS NAO PEDIRAM PARA NASCER! Mas também não podemos nos esquecer de que OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR! (Não são nossos. Foram confiados a nós e devemos prestar contas deles a Deus!

Dentro das milhares e milhares de funções, atribuições e responsabilidades dos PAIS, quero destacar aqui as que eu diria ser das Principais: PAI COMO EDUCADOR; PAI COMO SACERDOTE; PAI COMO LÍDER!

I – O PAI COMO EDUCADOR

1.1 – PAI COMO UMA INFLUÊNCIA NA VIDA DOS FILHOS: Exemplo nos REIS DE ISRAEL: ASA fez o que era RETO (II CRON 14:2; II CRON 16:12 Asa caiu doente e não procurou a Deus, mas confiou nos médicos…); JOSAFÁ, filho de ASA, reinou II CRON 17:1-7; JEORÃO, seu filho, reinou e já não fez o que era reto… POR QUE? Porque casou com uma filha de ACABE – II CRON 21:6! UM MAU TESTEMUNHO ATRAVESSA GERAÇÕES! E UM MAU TESTEMUNHO pode eliminar um BOM EXEMPLO…!!!

1.2 –  PAIS em ISRAEL: DEUT 6:1-9 Deus ordenou aos PAIS que se tornassem EDUCADORES DOS SEUS FILHOS…!!!

Mas HOJE, OS PAIS NAO TEM TEMPO… : 14% NUNCA BRINCARAM COM OS FILHOS…; 22% BRINCAM REGULARMENTE…; O restante, NAO TEM TEMPO para os filhos…; 40% DOS PAIS JÁ ESPANCARAM seus filhos…;

AUSENCIA DOS PAIS NA VIDA DOS FILHOS PROVOCA: 1- DESAJUSTE emocional; 2- DESAJUSTES E DISTÚRBIOS SEXUAIS; 3- DESAJUSTES SOCIAIS: Violência; mal educado; desconhece a função e o papel do HOMEM na família…;

E OS PAIS PRESENTES QUE SÃO “ausentes”? Esses passam a mensagem de que os FILHOS NAO SÃO IMPORTANTES…!

II- PAI COMO LÍDER

2.1 – GIDEÃO/JERUBAAL péssimo exemplo como PAI-LÍDER (JUIZES 8:22-23 e 9:5). Não permitiu que seus filhos liderassem e assim provocou a morte de 70 deles… Abimeleque, seu filho, mata 70 irmãos. JOTÃO escapa… e depois de 3 anos, DEUS castiga Abimeleque e uma mulher joga uma pedra na cabeça dele e ele, ferido, manda soldado matá-lo…! NAO DEIXOU DESCENDÊNCIA para liderar…

2.1 – JOSUÉ 24:15. Eis um pai exemplar! Assumiu a LIDERANÇA da sua casa, da vida dos seus filhos. Chamou-os a OBEDECER E SEGUIR a decisão e a direção que ele estava tomando! Para os DE FORA, ESCOLHEI… Para os FILHOS, já ESCOLHI!

III- PAI COMO SACERDOTE:

3.1 – JÓ: Jó 1:1-6 . Como Sacerdote JÓ mantinha sua Família UNIDA, em SANTIDADE e ensinava a ADORAR a DEUS!

3.2 – ABRAÃO: “O Sr. Proverá” (GEN 22:1-2 e 7-8)! Como Sacerdote, ABRAÃO ENSINOU SOBRE A FÉ! E fez isso com AMOR!

CONCLUSÃO: NAO EXISTE PAI PERFEITO! A HERANÇA paterna que recebemos numa SOCIEDADE ATRASADA nesse quesito transmitiu uma HERANÇA RUIM… MAS HOJE, OS DIAS SÃO OUTROS… A IGREJA TEM SE LEVANTADO EM FAVOR DOS PAIS, AJUDANDO-OS NA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS… ENTÃO PAIS NAO TEMOS MAIS A DESCULPA/JUSTIFICATIVA de que não temos UM PADRÃO, MODELO, pois temos PASTORES QUE SAO PAIS-TORES… !!!

Vídeo de 5 min. Filme CORAJOSOS, quando um pai desafia a todos os pais a assumirem a sua responsabilidade e privilégio de serem pais…!

Ap. Wagner Tenório de Almeida