ÉTICA CRISTÃ

Mateus 5.13-20 – Chocados com os mais recentes escândalos políticos, algo já crônico em nossa sociedade, vamos refletir sobre a ética cristã e o desafio de Jesus para que os seus discípulos sejam sal e luz nessa sociedade corrompida e perversa. Você acha que os atuais políticos que se denominam cristãos evangélicos estão sendo “sal e luz” nessa sociedade?

I – ÉTICA CRISTÃ NA POLÍTICA

Ética pode ser definida como sendo um sistema de normas, preceitos e valores que regem um indivíduo ou uma sociedade. Cada pessoa tem, implantada em sua consciência, valores éticos que regulam ou mesmo inspiram as suas atitudes e tomada de decisões, definindo assim o que pode ou não pode fazer. Assim vemos que a política em nosso país tem uma ética própria que está muito distante dos princípios éticos do cristianismo. Daí assistirmos superfaturamento de obras, propinas pagas à luz do dia, “mensalões do PT, do DEM” e tantos outros, desvios de verbas e a corrupção presente em todos os escalões dos poderes políticos. Tudo isso começa a formar uma ética própria na política do nosso país. Isso sim “é que é barra pesada” (frase usada por um desses políticos). Quando essa “ética vergonhosa” será extirpada do nosso meio? Quem há de ser “sal e luz” nessa política maligna?
O que você acha de um eleitor que vota num político “ficha-suja”, corrupto, ladrão e maligno? O que você acha de um eleitor que vende ou troca o seu voto por um emprego, uma cesta-básica, tijolos, telhas, dentadura etc.?
Jesus nos convida e nos desafia a sermos “sal e luz” para salgar essa sociedade e para brilhar nas trevas do pecado, da corrupção e das injustiças sociais. Você tem coragem para abraçar esse convite? Se tem, então, decida agora por Jesus!

II – ÉTICA CRISTÃ NA SOCIEDADE

A ética cristã nos seus primeiros anos de implantação encontrou uma sociedade mergulhada no pecado, na corrupção, nas injustiças sociais, na mentira, nas orgias sexuais, “nos carnavais” e demais festas da carne, como nos relata as Cartas Paulinas (Romanos 1.18-32). Já no seu primeiro Sermão Ético, conhecido como o Sermão do Monte (Mateus 5 a 7), Jesus nos diz que os seus discípulos são colocados na sociedade para ser “sal da terra e luz do mundo” e que eles deveriam glorificar a Deus pelas suas boas obras éticas, morais e espirituais (Mateus 5.14-16). Como está a ética dos cristãos que é posta em prática em nossos dias? Como discípulos de Jesus, temos sido “sal e luz”?
Jesus afirmou que se a ética, a justiça praticada pelos seus discípulos não excedesse em muito a dos escribas e fariseus, de modo algum esses discípulos entrariam no Reino dos Céus (Mateus 5.20). O que você entende por essa declaração?
Você gostaria de ver a nossa sociedade vivendo e colocando em prática os valores éticos ensinados por Jesus? Então, decida agora por Jesus e abra o seu coração para que Ele entre e transforme a sua vida como Ele quiser!

CONCLUSÃO:

Muito mais do que cristãos nominais, Jesus deseja que sejamos cristãos verdadeiros e sinceros, discípulos dispostos a serem sal e luz, brilharem pela prática das boas obras e assim toda a sociedade venha a glorificar a Deus e se converter ao Senhor Jesus. Esse é o desafio e o chamado de Jesus para cada um dos seus discípulos.
Você está disposto a ser “sal e luz” nessa sociedade? Você está disposto a viver dentro dos valores e princípios éticos do cristianismo? Então, diga sim para Jesus e receba dEle o perdão para os seus pecados e a sua salvação! Deus o abençoe!

Lição de Célula Nº 428 – 15 a 21/02/2010 – Ap. Wagner & Pra. Eunice