Como Recomeçar

Josué 1:1-9

Durante a nossa existência estamos a todo o momento tomando decisões. Às vezes acertamos e às vezes erramos, mas sempre colhemos os frutos desses acertos e erros. Os erros, fracassos e acontecimentos ruins deixam marcas, feridas e servem como barreiras na nossa caminhada. Foi o que aconteceu com o povo de Deus. Conduzidos por Moisés, após 40 anos no deserto em busca da terra prometida, já desanimados, desistidos ainda receberam a notícia de que seu líder, Moisés, havia morrido. Deus, vendo aquela situação, escolhe um novo líder e dá uma palavra profética, de ânimo, de encorajamento ao povo. Deus começa dizendo: “Moisés, meu servo é morto”. Era como se Ele dissesse: – Moisés fez um ótimo trabalho e o povo cometeu muitos erros e acertos na caminhada à terra prometida, porém, Moisés morreu, agora é com você, Josué! Chegou um novo tempo, um recomeço, uma nova fase, uma nova oportunidade para que você tome posse da bênção! Você deseja ter uma nova oportunidade para acertar, uma nova chance para realizar seus sonhos e tornar os fracassos em vitória? Então, pare de se lamentar, pois o seu recomeço exige três atitudes:

I – LEVANTE-SE – Josué 1:2

Seria um novo recomeço para Josué e para o povo de Deus. A ordem foi para que Josué se levantasse! Ele estava desanimado com a morte do seu líder, com os fracassos e com o tempo de espera pela bênção (40 anos). Deus queria que Josué se mexesse e o mandou ficar em pé, pois estavam “desistidos”. Ninguém consegue conquistar deitado, desistido, sem lutar! Você está desanimado com as tentativas, com os fracassos, com as derrotas? Deus o está mandando ficar em pé e partir para uma nova oportunidade, um recomeço em sua vida, será uma nova fase de muita luta, porém, de vitória!

II – VENÇA OS OBSTÁCULOS – Josué 1:2

Deus disse a Josué (v.2) “passa este Jordão…” Josué carregava na alma os mais de 40 anos de deserto e as muitas derrotas porém, Deus queria que Josué avançasse, lutasse! O rio Jordão seria o primeiro e o menor dos obstáculos de Josué. Deus queria mostrar e ensinar que muitos obstáculos e muitas lutas viriam, mas Josué não deveria temer, pois o Senhor dos Exércitos garantiria a vitória! Continuemos avançando sobre os obstáculos, pois Deus diz a mim e a você: (v.5) “serei contigo; não te deixarei nem te desampararei…” Amém! Essa palavra é profética para sua vida. Levante-se, passe pelos obstáculos, pois Deus garante a sua conquista!

III – ESFORCE-SE E TENHA BOM ÂNIMO – Josué 1:6

Para se levantar e vencer os obstáculos é exigido muito esforço. Para recomeçar e não ter os resultados negativos anteriores, nos é exigido muito trabalho! Muita perseverança! Muita dedicação! Muita fé e esperança na realização dos nossos propósitos, dos nossos sonhos. Você é esforçado, guerreiro, perseverante ou é dos que desistem com facilidade de tudo o que começa? Saiba que Deus não tem prazer com os que desistem ou retrocedem (Hebreus 10:38). Os nossos sonhos, as nossas conquistas só virão com muito esforço! A Bíblia diz que até o Reino de Deus é tomado por muito esforço (Mateus 11:12).

CONCLUSÃO:

Deus garante que essa nova fase em sua vida vai ter como resultado a prosperidade em todo o seu caminho (v.8). Porém impõe uma condição para o sucesso dessa nova caminhada: COMPROMISSO COM DEUS E MEDITAÇÃO DIA E NOITE NA SUA PALAVRA! E a Palavra de Deus diz que Jesus é o início de tudo! Se você já tentou recomeçar sem Deus, hoje quero convidá-lo a tentar novamente um novo começo, porém, com Deus indo à sua frente, te conduzindo, te levantando, te dando ânimo e te dando a vitória! Entregue agora a sua vida a Jesus e deixe que Ele te conduza de vitória em vitória! AMÉM.

Lição de Célula Nº 710 – 13 a 19/07/2015 – Prs. Clemilton & Suzanne