I Samuel 15:10-31 – A propósito dos escândalos políticos mais recentes na capital do Brasil, algo inédito tem acontecido, pois temos visto a prisão de políticos e até governador atrás das grades. Isso representa uma esperança de vermos o fim da corrupção em nosso país. Sabemos que tantos outros políticos, igualmente corruptos, deveriam também estar presos, mas a prisão desses, ainda que temporária, já é um bom começo. Esses políticos entrarão para a história do Brasil como uma mancha, uma nódoa e vergonha nacional. Assim foi com o rei Saul.
Saul entra para a história dos reis de Israel como um rei mal, perverso, assassino cruel e que vivia possesso por espíritos malignos. Vejamos um pouco dessa história de Saul e tentemos tirar lições práticas para a nossa vida.
I – SAUL DESOBEDECEU A DEUS
Saul foi escolhido por Deus para ser rei sobre Israel. A sua escolha foi recebida com festa pelo povo (I Samuel 10:20-24), ainda que ele fosse de uma das menores tribos de Israel e dentro dessa tribo, a sua família era pobre e sem maior influência, mas Deus o escolheu. Ele foi devidamente ungido pelo sacerdote Samuel e começou muito bem o seu governo, mas acabou muito mal, isso porque ele desobedeceu a Deus, preferindo antes ouvir a voz do povo e até mesmo quem sabe, ouvir a voz do seu próprio coração, a voz das suas vontades e desejos.
O que Deus mais espera do seu povo, dos seus filhos, é a obediência. Ele está muito mais interessado em que nós O obedeçamos do que venhamos a oferecer-lhe sacrifícios (I Samuel 15:22-23). Deus espera que a nossa obediência a Ele nos conduza a Cristo. Portanto, receba agora mesmo a Jesus como seu Salvador!
II – SAUL LEVANTOU-SE CONTRA UNGIDOS DE DEUS
Quando o Espírito de Deus se afastou de Saul pela sua desobediência e rebeldia, um espírito maligno se apossou de Saul (I Samuel 16:14-15) e ele passou a perseguir o ungido de Deus, Davi. E nessas perseguições, acabou assassinando 85 sacerdotes de Deus e ainda passou toda a cidade ao fio da espada, matando covardemente os descendentes dos sacerdotes (I Samuel 22:17-19). Ele destruiu a casa do Senhor e a sua casa caiu, pois todo aquele que se levanta contra os ungidos de Deus, contra a Obra do Senhor, perecerá!
Apresentamos a você o Ungido de Deus, o Messias, Jesus Cristo, o único e suficiente Salvador, a quem lamentavelmente muitos tem negado, rejeitado e resistido. Porém, todo aquele que invocar o Seu nome será salvo (Romanos 10:13). Decida agora mesmo receber a Jesus como seu Senhor e Salvador!
III – SAUL DESTRUIU A SUA FAMÍLIA
Depois de desobedecer a Deus, depois de tantos outros pecados, depois de reincidir em tantos erros como rei de Israel e de ter cometido atos malignos, chegando até a consultar demônios numa sessão de necromancia (I Samuel 28:8-10), Saul encerra o seu reinado e a sua vida cometendo suicídio, mas não antes de ver toda a sua casa, a sua descendência, os seus filhos sendo assassinados pelos inimigos (I Samuel 31:1-4). Durante todo o seu reinado, Saul expôs a sua família e nunca cuidou dela, nem a protegeu como deveria.
Deus nos diz que aquele que não cuida dos seus, especialmente da sua família, tem negado a fé e é pior do que um descrente (I Timóteo 5:8). Não seja um “descrente”, mas um crente em Jesus. Entregue a sua vida a Ele e seja salvo!
CONCLUSÃO:
Quando Deus escolheu Saul, Ele o fez com o propósito de que a vida de Saul fosse um grande sucesso, mas Saul preferiu trilhar o seu próprio caminho e o seu fim foi trágico. Saul não fez o que Deus ordenou e ainda procurou ajuda de falsos deuses e se deixou dominar por espíritos malignos.
Você deseja uma vida de sucesso? Você deseja escrever uma história honrada, feliz e abençoada? Então, obedeça a Deus e entregue a sua vida a Jesus.
Lição de Célula N° 430 – 01 a 07/03/2010 – Ap. Wagner & Pra. Eunice