O Que Desvia Um Discípulo

João 6:60-66

Todos nós aqui temos experiências com discípulos que se desviaram, abandonaram a célula/discipulado/igreja/Jesus… O que leva um discípulo a se desviar? O que podemos fazer para evitar isso?

Na VISÃO CELULAR o problema NÃO É GANHAR, MAS CONSOLIDAR! Temos ganhado MUITO, mas não temos CONSOLIDADO na mesma proporção! – IRMÃO SEVERO, muito experiente, JÁ NOS DEU UMA PALAVRA SOBRE ISSO: PRECISAMOS SEGURAR OS RESULTADOS!

JESUS nos falou desse nosso trabalho de SEMEAR e nem TODA SEMENTE QUE A GENTE LANÇA CAI EM TERRA FÉRTIL… Mas na sua vida, SIM, CAIU EM TERRA FERTIL! Você é TERRA FÉRTIL!!!

Até Jesus enfrentou essa saída de discípulos do Seu discipulado. Vamos meditar sobre isso, aprendendo com Jesus… Ele nos revela os principais motivos do desvio de um discípulo em JOÃO 6:6 “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram…”! E ASSIM VAMOS PROTEGER OS NOSSOS DISCÍPULOS para que eles não se desviem e VAMOS TAMBÉM COMO LÍDERES, REDOBRARMOS O NOSSO CUIDADO E ATENÇÃO quanto a isso.

I – EXPECTATIVAS EQUIVOCADAS – V.60

Tem discípulos que chegam em nossas Células, em nossa Igreja completamente equivocadas acerca do que é a vida cristã. Eles vem achando que todos os seus problemas desaparecerão como que num passe de mágica…

Tem discípulos que acham que a gente vai arrumar R$, emprego, casa, carregá-los nas costas… E quando isso não acontece, eles saem…

Tem discípulos que acham que “aceitando a Jesus”, o Diabo não vai mais tentá-los e eles vencerão seus pecados, suas tentações… e quando isso não acontece e as vezes até se intensificam as tentações, eles desistem…

Tem discípulos que chegam em nossa Igreja achando que estão chegando PARA SEREM SERVIDOS, não imaginam que ELES TAMBÉM DEVERÃO SERVIR… “SABE DE NADA, INOCENTE”!!!

Tem discípulos que acham que serão “membros” e não “discípulos” e quando a gente começa o “discipulado” eles fogem…

Ilust.: A Multidão que seguia Jesus vinha de 2 Multiplicações de Pães, de assistir os milagres de Jesus e quando Jesus “apresentou-se” como Pão e que eles teriam que comer desse e pão e viver com Ele, então fugiram…(João 6:56)

Ilust.: Os 2 no Caminho de Emaus “esperavam que Ele seria um revolucionário político…” por isso estavam “decepcionados porque não entenderam que o CRISTO não veio para ser um TERRORISTA, UM GUERRILHEIRO OU UM REVOLUCIONÁRIO POLÍTICO!

II- ENVOLVIMENTO COM MURMURAÇÃO – V.61

A Murmuração continua sendo a principal estratégia de satanás para desviar os crentes… Ilust.: Com Moisés no deserto a murmuração foi responsável por toda a nação não entrar na “Terra” (NUM 14:26-30). A murmuração espalhou uma maldição que matou 14.700 (NUM 16:41, 46 e 49).

Pela Murmuração veio a Lepra sobre Miriã, irmã de Moisés e Arão e não sei como não veio também sobre ARÃO… NUM 12:4-10!

A Murmuração está diretamente ligada com a Infidelidade e com a Fofoca. A Murmuração só se espalha por que encontra os Fofoqueiros de Plantão… E aí contamina o murmurador e o fofoqueiro… – Ilust.: Pela Murmuração muitos já saíram da Igreja… E depois o “Murmurador” faz as pazes c/seu Líder (pobre do Líder que tem que perdoar…), mas a Desgraça e Maldição já foi espalhada e não dá mais para ir atrás de quem saiu contaminado…!!!

III- OBRAS DA CARNE – V.63

SL 1:5 “Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos”!

MAT 13:24-30 “Parábola do Joio e do Trigo”. Muitos “joios” estão misturados com o Trigo… Tem “discípulos” que vivem na “carne” e só serão ceifados naquele grande dia… eles vão crescer junto com o Trigo e a gente não tem autorização de Jesus para arrancá-los, senão podemos arrancar o trigo…!

O CRENTRE CARNAL ele não consegue PERMANECER NA IGREJA… Mas caso identifiquemos o “carnal” devemos afastá-lo para tratamento, senão corremos o risco de envenenar muitos outros… I COR 5:1-7;11-13.

O “CRENTE CARNAL” deve ser confrontado e em secreto resolver… MT 18:15-18! Não adianta ficar “brincando” de disciplina… Está de “prova”, ficará sem cear… Aplicar DISCIPLINA para quem não quer MUDAR é perda de tempo… JESUS não aplicou DISCIPLINA EM JUDAS. Ele já decidiu logo a situação: “O que tens que fazer, faze-o LOGO”!

Aquele que deliberadamente deseja viver na “carne”, ele vai acabar saindo! O Próprio PECADO vai tirá-lo da Igreja!

IV – FALTA DE UMA GENUÍNA CONVERSÃO – V. 64-65

A Conversão genuína envolve uma decisão Sincera e uma Decisão Sincera vem Acompanhada de uma Mudança de Rumo, Comportamento, Caráter… E isso só por um Milagre de Deus! Nós, Líderes, Pastores, Apóstolos NÃO TEMOS O PODER DE CONVERTER NINGUÉM…!!

A Conversão vem por uma Chamada de Deus (JOÃO 6:65 “… Ninguém poderá vir a MIM se pelo Pai não lhe for concedido”!).

É preciso que tenhamos uma experiência pessoal com Jesus! Ilust.: Paulo, sozinho, teve sua experiência com Cristo no caminho de Damasco…Caiu do cavalo e MUDOU A SUA VIDA!!!

Semanalmente registramos “decisões” ao Lado de Jesus, GRAÇAS A DEUS POR ISSO. Mas nós sabemos que nem toda “decisão” corresponde a uma Conversão… Muitos são Convencidos, mas nem todos são Convertidos! Ilust.: Jesus disse que “pelos seus frutos os conhecereis (MAT 7:15-23). Para uma árvore dar fruto ela precisa de “Tempo”! E ao longo do tempo a gente vai conhecendo as pessoas… TEM MUITA GENTE QUE PERMANECE CONOSCO JÁ HÁ MUITOS ANOS E FICARÃO ATÉ O GRANDE DIA..!!!

Em João 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai que deis muito fruto e assim sereis meus discípulos”. Todo Discípulo, convertido, dá muito fruto”! São vários os tipos de fruto: FIDELIDADE, AMOR, LEALDADE, SERVIÇO, ajudando na Célula, DIZIMANDO FIELMENTE, OFERTANDO NA OBRA, ORANDO PELA IGREJA… Geralmente os CONVERTIDOS PERMANECEM FIRMES, ANO APÓS ANO, TEMPESTADES APÓS TEMPESTADES, MAS ELE NÃO CAI, PORQUE A SUA VIDA ESTÁ FIRMADA SOBRE A ROCHA!

V – LÍDERES EM REBELIÃO

Quando um Líder cai em pecado, desvia a maioria daqueles que estão sob a sua liderança, principalmente aqueles que são novos na fé…! E NESSE ASPECTO, EM NOSSA IGREJA, ESTAVA, MAS NÃO ESTÁ MAIS, O NOSSO GRANDE PROBLEMA! AGORA SÓ FICOU MESMO LÍDER FIEL!!!

Quando um Líder deixa a Igreja acaba desestimulando ou mesmo carregando aqueles que estão sob a sua liderança…!

Geralmente temos uma postura muito simplista, ingênua e desprovida de um real sentimento de amor pela igreja local quando enfrentamos a SAIDA DE LÍDERES!

Assumimos uma postura simplista quando um líder sai e ainda leva outros consigo e a gente acha muito normal, natural e até passamos a aceitar as argumentações do “rebelde” como se fossem justas…

Assumimos uma postura Ingênua quando um líder sai em deliberada rebelião e a gente atribui a apenas ao livre exercício da sua vontade, ao invés de enxergar a situação com uma visão espiritual ampliada, isto é, ver como um desejo da alma do líder, uma rebeldia e uma ação maligna para tentar desestruturar a obra do Senhor!

Assumimos uma postura desprovida de um real sentimento de amor para com a igreja local quando líderes saem em rebelião e levam outros discípulos e a gente considera isso normal e que isso faz parte do Reino de Deus e ainda achamos que isso é vontade de Deus e é para o crescimento… Deus é soberano para fazer crescer a Sua obra sem ter que usar subterfúgios carnais, quebra de aliança ou mesmo uma ação maligna… Ainda que Deus permita que se pregue o Evangelho, o crédito de tudo isso não será dado a quem se constitui num traidor e que carrega outros em rebeldia… Tudo isso demonstra falta de amor para com a Igreja do Senhor Jesus…! FALTA DE AMOR DO QUE SAI E FALTA DE AMOR DOS QUE ACHAM ISSO NORMAL!

Vejo também que alguns, ao verem um Líder em rebelião e até carregar outros, acham isso muito normal e atribuem a uma “briga de liderança” e que não cabe a ele entrar nessa “briga”. Outros até mantem contato e amizade com esses líderes rebeldes (por falta de Visão espiritual, acham que não serão contaminados), enquanto que a Bíblia manda nos afastar desses tais…: ROM 16:17-20 (Afastai-vos = EKLINETE = verbo imperativo, presente, ativo); II TIM 3:1-5!

CONCLUSÃO: Como ficou o coração de Jesus quando aquela multidão que já era chamada de discípulo o deixou? Aquela multidão que JESUS abençoou, cuidou, curou, alimentou…! Ele não desistiu, nem perdeu as esperanças. Ele investiu nos 12 que ficaram!

JESUS INVESTIU NOS QUE FICARAM! VALORIZOU OS FIÉIS E ESQUECEU DOS INFIÉIS!

E COMO PRESENTE PARA OS FIÉIS, JESUS CONFIOU A ELES A SUA IGREJA. JESUS DERRAMOU SOBRE ESSES FIÉIS O SEU ESPIRITO SANTO no Dia da Festa de Pentecostes!

QUEM É FIEL, RECEBE A BÊNÇÃO DO SENHOR, É HONRADO POR JESUS, RECEBE A UNÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO!

AQUELE QUE PERMANECE ATÉ O FIM, ESSES QUE VENCEREM, ELES RECEBERÃO AS PROMESSAS DE JESUS: 1- “… dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”; 2- “dar-te-ei a coroa da vida… De nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”; 3- “ dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um nome novo…”!; 4- “O Vencedor será assim vestido de vestiduras brancas e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida, pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos”! (Apocalipse 2 e 3)!

Ap. Wagner Tenório de Almeida