OS MONSTROS NÃO PERDOAM

Mateus 18:23-35 – Por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal decidiu, esta semana, pela manutenção da Lei de Anistia sobre aqueles que praticaram torturas durante o Regime Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985. Entre os 7 votos, estava o voto do ministro relator, Eros Grau, o único entre esses ministros que sofreu tortura durante o Regime Militar, mas mesmo assim, ele votou pela manutenção da Lei de Anistia (perdão em sentido amplo para quem cometeu crimes). O Ministro Cezar Peluzo, em seu voto, disse: “Os monstros não perdoam. Só o homem perdoa, só uma sociedade superior é capaz de perdoar”.

O que você acha do perdão? Você perdoaria, por exemplo, esses padres, bispos e arcebispos pedófilos?

I – A FALTA DE PERDÃO DESAGRADA O CORAÇÃO DE DEUS

O perdão é uma doutrina cristã das mais resistidas, incompreendidas e rejeitadas não apenas entre os que não são cristãos, mas também entre os próprios cristãos, discípulos de Jesus. E apesar de Deus ter preparado toda uma estratégia voltada para perdoar o homem que pecou, estratégia essa que culminou com a vinda do Seu próprio Filho, Jesus Cristo, ainda assim, o homem tem grande dificuldade em perdoar. E nessa parábola conhecida como “A Parábola do Credor Incompassivo”, o senhor dessa parábola, que representa Deus, demonstra o seu desagrado e revolta com a falta de perdão.

Se queremos agradar o coração de Deus, devemos perdoar a quem nos ofendeu. Mas se quisermos alegrar o diabo e ver o inferno em festa, então não perdoemos a quem nos ofendeu. Portanto, aproveite a oportunidade para liberar perdão, para pedir perdão a Jesus e para entregar a sua vida a Jesus.

II – A FALTA DE PERDÃO NOS IMPEDE DE TAMBÉM SERMOS PERDOADOS

A lógica da Parábola do Credor Incompassivo está exatamente em que se recebemos o perdão, porque também não liberamos o perdão? E se queremos ser perdoados, porque também não perdoamos? Vemos o perdão como uma “via de mão dupla” e a falta de perdão nos coloca na contra-mão dos ensinamentos cristãos e da própria vontade de Deus que nos perdoa e nos manda também perdoar. E a indignação do senhor na Parábola está exatamente em não aceitar que uma pessoa que acabou de receber o perdão por uma dívida tão grande, não foi capaz de perdoar uma dívida tão pequena.

Todos nós precisamos ser perdoados por Deus. Todos nós queremos receber o perdão de Deus. Ora e porque não nos dispomos a liberar o perdão para aqueles que nos ofenderam, que falharam conosco? Saiba que Jesus está pronto para nos perdoar e nos dar a salvação, basta que invoquemos o Seu nome e o recebamos como nosso Senhor e Salvador.

III – A FALTA DE PERDÃO PRENDE A NOSSA ALMA

O credor incompassivo da parábola contada por Jesus teve a sua alma presa, ficando nas mãos dos verdugos, dos espíritos atormentadores, dos carcereiros do inferno por não ter liberado perdão sobre o seu devedor. Ele teve a sua dívida restaurada, isto é, teve o seu débito renovado por não ter sido capaz de perdoar. Assim acontece com todos aqueles que se deixam prender pela ira, rancor, ódio, ressentimento e indisposição para liberar perdão para quem o ofendeu. Você tem prendido alguém pela falta de perdão? Quando não perdoamos, na verdade é a nossa própria alma que fica presa e uma alma presa não consegue conquistar as bênçãos de Deus, não consegue viver em paz, não consegue ser feliz.

Quando perdoamos, o grande beneficiado somos nós mesmos, até porque “melhor é dar do que receber” (Atos 20:35). Não perca tempo em liberar perdão. Perdoe e vá imediatamente em busca do seu perdão junto a Jesus. Decida entregar a sua vida a Jesus e peça a Ele força para perdoar.

CONCLUSÃO:

Perdão não e um sentimento, mas uma decisão. Perdão não é uma opção, mas uma obrigação que Deus nos deixou. Perdão não é esquecer a dívida, mas lançá-la fora. Perdão é limpar o coração de toda a mágoa, dor e ressentimento que possa existir por alguma ofensa recebida. Perdão não é buscar restituição, mas entregar tudo Aquele que julga todas as coisas e Aquele a quem pertence a vingança, Deus.

Perdoar é uma atitude nobre só para nobres! Perdão é para quem é “superior”, pois “os monstros não perdoam”. Perdão é para quem verdadeiramente deseja viver uma nova vida com Cristo. Convidamos você a perdoar a todos os que te ofenderam e a receber a Jesus como seu Salvador.

Lição de Célula Nº 439 – 03 a 09 de Maio de 2010 – Ap. Wagner & Pra. Eunice