Uma Nação Chamada Carnaval

Gênesis 19: 12-14

O Brasil é uma nação conhecida mundialmente como o país do carnaval, do futebol e da corrupção. Como faremos para mudar essa triste e vergonhosa realidade? Como mudaremos a imagem da nossa nação?

O carnaval, a festa da carne, promove a prostituição, homossexualismo, uso desenfreado de drogas, violência, aumento do número de acidentes nas estradas, aumento da contaminação de doenças sexualmente transmissíveis (AIDS), estupros, assassinatos, roubos etc. O carnaval deixa um saldo triste com prejuízos irreparáveis para as famílias. Certamente que esse clamor já chegou até a presença do Senhor (Gênesis 19:13). Mas esse clamor já chegou aos nossos ouvidos e como povo que teme a Deus, o que temos feito? Alguns, mesmo afirmando temer a Deus, participam ativamente dessa festa, outros assistem pela TV e alguns poucos levantam a sua voz contra essa bestialidade. Você está em que grupo?

I – CARNAVAL, UMA PROVOCAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DE DEUS

Os Anjos vieram até a cidade de Sodoma com a missão de destruir aquela cidade pelo pecado que dominava sobre ela e esse pecado tinha atingido limites insuportáveis e Deus então decidiu destruí-la. A visita daqueles dois anjos celestiais provocou uma reação das mais absurdas, quando os moradores daquela cidade, tanto os velhos como os jovens, tentaram abusar deles (Gênesis 19:5). Até parece que Sodoma estava em pleno carnaval.

Deus já havia estabelecido os princípios que regeriam as relações sexuais, mas em Sodoma, era carnaval. Tudo era permitido e isso provocou a ira de Deus. Hoje, os princípios de Deus continuam em pleno vigor, pois Deus não muda, nem a Sua Palavra jamais mudará. E o chamado de Deus para nós é a santificação. O desejo do coração de Deus é nos fazer santos em todo o nosso procedimento (I Pedro 1:14-16). Você aceita esse chamado de Deus? Então deixe Jesus entrar na sua vida, perdoar os seus pecados e te fazer santo!

II- CARNAVAL, UMA PROMOÇÃO DAS OBRAS DA CARNE

O que mais acontece no carnaval é a prostituição, a impureza, lascívia (completa falta de vergonha), idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, discórdias, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a essas (Gálatas 5:19-21). Todas essas manifestações da carne são chamadas na Bíblia de obras da carne, daí o carnaval ser considerada uma festa da carne. E os resultados dessas obras da carne a gente já vê durante e depois do carnaval, mas tem um outro resultado e consequência que só se vê na eternidade, no dia do juízo final.

Apresentamos aqui uma palavra de alerta: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Apocalipse 18:4). Ainda que utilizando esse texto fora de contexto, mas tem uma aplicação muito clara para todos aqueles que temem a Deus. Fugi do carnaval, fugi dessa festa da carne. Condenai essa festa, pois ela não agrada a Deus!  Nosso convite é: Venha para Deus, venha para Jesus e seja liberto, perdoado e salvo por Ele!

CONCLUSÃO: Vemos no texto bíblico de Gênesis que Sodoma foi completamente destruída (Gênesis 19:24-25). A Bíblia nos ensina que com Deus não se brinca e tudo aquilo que semearmos, colheremos. E quem semeia na carne, nos seus “carnavais”, colherá os resultados da sua semeadura. Mas quem decidir semear nas coisas espirituais, para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna (Gálatas 6:7-8). Você deseja colher a vida eterna? Então, entregue a sua vida a Jesus!

Lição de Célula Nº 689 – 16 a 22/02/2015 – Ap Wagner Tenório & Ap Eunice Almeida