Conhece A Ti Mesmo

Salmo 8

O grande filósofo Sócrates levou os jovens da sua época a tentar descobrir quem é o homem, usando a célebre frase: “Homem, conhece a ti mesmo”! E o filósofo Reneé Descartes (Decarte), em busca da verdade e do conhecimento do homem, disse: “Penso, logo existo”. Já o Salmista Davi, inspirado por Deus, pergunta com o propósito de nos levara uma autorreflexão: “Que é o homem?” (Salmo 8.4).

Vamos fazer uma dinâmica de grupo para que possamos nos conhecer. Cada um se apresentará dizendo o seu nome, a sua profissão e o seu estado civil. Agora que você já se apresentou, deixe-me perguntar-lhe: Quem é você? Quem é a pessoa que se chama pelo seu nome? Quem é você quando ninguém está olhando? Quem é você diante do Senhor nosso Deus?

I – O HOMEM É ALMA VIVENTE

Depois que Deus criou o homem e soprou sobre as suas narinas o fôlego da vida, ele se tornou “alma vivente” (Gênesis 2.7). O grande apóstolo Paulo nos diz que o homem tem corpo, alma e espírito (1 Tessalonicenses 5.17). A alma é a sede das nossas emoções, é onde estão gravadas as nossas experiências de vida, as nossas lembranças que influenciam diretamente em nossa maneira de ser, pensar e tomar decisões. Ela é refletida em nosso corpo e é capaz de provocar as mais variadas reações e enfermidades, que são as chamadas doenças psicossomáticas.

Quem é você no mais íntimo e profundo do seu ser, da sua alma? Bem, não importa quem você já foi, o que você já fez ou as experiências que você já teve, o que importa para Deus é o que você deseja ser, pois Ele tem o poder

de transformar o nosso homem interior, curar as feridas da alma e nos fazer novas criaturas. Você deseja experimentar

essa transformação? Então, decida agora receber a Jesus Cristo em seu coração (2 Coríntios 5.17)!

II – O HOMEM POSSUI UM ESPÍRITO

A sociedade em que vivemos tenta nos ensinar que o homem é uma máquina de produção que existe para trabalhar, ele é um centro de consumo de produtos e serviços e apenas um número em meio a 6 bilhões de outros habitantes no planeta terra. Porém, Deus nos diz que somos amados por Ele (João 3.16), somos a coroa da Sua criação, a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26-28) e que Ele nos coroou de glória e de honra e nos deu o domínio sobre todas as coisas (Salmo 8.5-8). Alegre-se! Você é um milagre das mãos de Deus! Você é muito importante para Deus!

O que você tem feito para cuidar, proteger e alimentar o seu espírito? Lamentavelmente, muitos vivem como se fossem apenas seres carnais ou possuidores de uma alma e esquecem que possuem um espírito e que esse espírito, um dia, se apresentará diante de Deus (Eclesiastes 12.7)! Convidamos você a entregar o seu espírito a Deus, que cuidará dele e te dará a salvação. Você deseja fazer isso agora? Então vamos orar entregando a sua vida a Jesus!

CONCLUSÃO:

Foi Deus quem nos criou e Ele nos criou com um propósito. Não somos fruto do mero acaso e o plano

de Deus para as nossas vidas é que vivamos para a glória e louvor do Seu nome! Ele nos fez para vivermos eternamente com Ele, porém o pecado nos tirou desse propósito. Deus então enviou Jesus Cristo para nos reconciliar com Ele e nos trazer de volta ao propósito original, mas para isso precisamos dizer sim para Jesus. Decida agora por Jesus,entregando a Ele a sua vida, a sua alma, o seu espírito e assim viva feliz para sempre com Jesus!

Lição de Célula No 686 – 09 a 15/02/2015 – Aps. Wagner&Eunice