O MAR VAI SE ABRIR

Êxodo 14:1-31 – Quem é que nunca passou algum momento de crise na vida? Quem nunca enfrentou tempestades? Nos dias de Moisés, o povo hebreu se encontrava num beco sem saída com o exército do faraó os perseguindo e o único caminho que eles tinham a sua frente era atravessar o mar vermelho e para isso, o mar teria que se abrir. Aos olhos humanos isso seria impossível acontecer, mas o que e impossível para o nosso Deus? Nada! Saiba que em Jesus encontramos a resposta para a solução dos nossos problemas. O mar vai se abrir sobre a sua vida, mas para isso acontecer você precisa:

I – CENTRALIZAR-SE EM DEUS

O Senhor levantou Moisés para guiar o povo de Israel rumo à liberdade (eles viviam há 400 anos como escravos no Egito). Apesar disso, muitos não entenderam a chamada do seu Líder Moisés (Ex 6:9). Num determinado momento da jornada, eles perderam o foco em Deus e mal sabiam que a Mão poderosa do Senhor os estava protegendo o tempo todo (Ex 13:21-22). Se você esta andando sem rumo, Deus quer dar uma direção para a sua vida! Nos momentos de decisões é Ele quem nos guia e nos mostra o caminho no qual devemos andar e o Caminho é Jesus (João 14:6 / Is 30:21). Abra o seu coração e convide Jesus para entrar na sua vida. Conduza a sua vida pelo Caminho que é Jesus e você verá que o mar de lutas, problemas e dificuldades se abrirá e você viverá como um vencedor!

II – EXERCITAR A FÉ

O povo de Israel estava vivendo com medo no cativeiro egípcio e a sua alma estava em derrota. Eles olhavam muito para as circunstâncias (Ex 14:10-12). Mas Moisés, que já tinha visto o poder de Deus várias vezes, não duvidou em nenhum momento. Na Bíblia, temos vários exemplos de fé e de fidelidade a Deus. Temos na Bíblia uma “Galeria de Heróis da Fé” (Hb 11), com testemunhos vibrantes de pessoas comuns como qualquer um de nós que viveram pela fé e conquistaram as bênçãos de Deus. Deus vai te capacitar para que você tenha uma vida de fé e confiança nEle. Mas para isso precisamos dar o nosso passo de fé (Ex 14:15) e o mar vai se abrir. Vemos que enquanto o povo no Egito não deu o passo de fé, o mar não se abriu. Convidamos você a dar o seu passo de fé e entregar-se a Jesus!

III – CONFIAR EM DEUS

Deus, no final da travessia, mostrou todo o Seu poder ao povo de Israel (Ex 14:31), abrindo o mar para que eles passassem a pé enxuto. E em seguida, Deus destruiu todos os seus inimigos. A experiência que o povo de Israel viveu no Mar Vermelho foi espetacular! Essa experiência entrou para a história como um testemunho de um Deus que opera milagres e maravilhas na vida daqueles que nEle confiam, um Deus que abre o mar para que Seus filhos possam atravessar a pé enxuto. Esse mesmo Deus deseja operar milagres em nossas vidas e abrir o mar para que possamos vencer! Confie em Deus. Confie em Jesus e entregue a sua vida a Ele e deixe que Ele conduza a sua vida de vitória em vitória (II Co 2:14).

CONCLUSÃO:

Em um momento de crise, Deus abriu o caminho para o povo de Israel passar em segurança e ainda destruiu todos os seus inimigos. O Senhor também vai te proteger daqueles que te perseguem e vai abrir o mar na sua vida. Mas se Ele não abrir o mar, Ele vai passar contigo, do seu lado, do nosso lado e assim seremos mais do que vencedores!
Você está enfrentando problemas? Você está precisando que Deus abra o mar na sua vida? Vamos orar por você agora. Mas antes, queremos que você convide a Jesus para entrar no seu coração. Faça isso agora.

Lição de Célula Nº 440 – 10 a 16/05/2010 – Rubens Souza Aurélio – 12 do Ap. Wagner