A Maldição Consome A Terra

Isaías 24:1-6

Depois do desastre com o avião da GOL, em setembro de 2006, considerado o maior desastre aéreo no Brasil até aquela ocasião, vitimando cerca de 150 pessoas, fomos surpreendidos e chocados com mais um grande desastre aéreo, vitimando mais de 200 pessoas, apenas 10 meses depois do outro grande desastre. O que significa tudo isso? Por que todos esses terríveis acontecimentos? Eles são apenas o resultado de erros humanos, falhas nos equipamentos ou tem algo mais por trás disso? Que leitura podemos fazer desses desastres? Estaria a terra debaixo de maldição? Tudo isso está acontecendo “por causa dos próprios moradores da terra”. “Na verdade, a terra está conta minada… Por isso, a maldição consome a terra” (Isaías 24.5-6). Esse texto profético é conhecido como “O apocalipse de Isaías”. E assim como a maldição consome a terra, consome também seus moradores. Vamos aprender por onde vem as maldições e nos livrar dela!

I – A MALDIÇÃO VEM POR QUEBRA DE PRINCÍPIOS

“Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto quebraram as Leis, violaram os estatutos…” (Isaías 24.5). As leis e os Estatutos aqui referidos são todas as Leis e Estatutos elaborados e firmados por Deus para que o homem pudesse viver bem todos os dias da sua vida. Naqueles dias, o povo já tinha quebrado os “10 mandamentos” (Êxodo 20.1-17) e todos os estatutos firmados com Deus através dos seus servos (Abraão, Moisés, Juízes, Reis, Sacerdotes e Profetas).

O povo estava vivendo em declarada rebelião e afastamento de Deus. Não espere alguma catástrofe se abater sobre a sua vida, sobre a sua família, para que você possa se voltar para Deus. Faça isso hoje, agora! Saiba que estando em Cristo, todas as maldições serão quebradas sobre a sua vida (Gálatas 3.13-14)! Reconcilie-se agora com Deus recebendo a Jesus como seu Salvador!

II – A MALDIÇÃO VEM POR QUEBRA DE ALIANÇAS

Deus havia firmado uma aliança com o seu povo desde os dias de Abraão. Essa aliança foi quebrada e Deus estabeleceu um novo pacto com o seu povo através de Moisés e os tirou da maldição em que eles viviam no Egito. Em seguida, essa aliança foi quebrada e vieram os Juízes, Reis, Sacerdotes e Profetas, como Isaías, mas o povo permanecia com a sua aliança quebrada e então se abatia uma terrível maldição. Isaías, num grande esforço, tentou abrir a visão, a mente do povo para a situação de sofrimento, guerra, escravidão, pobreza e miséria, fruto de maldição, mas o povo não se convertia.

Talvez você esteja vivendo debaixo de uma maldição e não se apercebeu disso. Deus enviou Seu Filho Jesus para nos conduzir a uma nova aliança que traz paz, alegria, perdão e salvação (Mateus 26.26-28). Decida agora fazer essa aliança com Deus por Jesus e entre debaixo das bênçãos de Deus!

III – A MALDIÇÃO VEM PELO PECADO DO HOMEM

Deus, ao longo da Bíblia, nos avisa acerca de um grande e terrível dia em que Ele irá julgar a todos, indistintamente. Ele julgará todo o homem pecador, julgará reis e poderosos, senhores e servos, credores e devedores (Isaías 24.2). Ele ainda nos avisa que “serão queimados os moradores da terra que se acharem culpados e serão poucos os que escaparão” (Isaías 24.6). Encontramos esse alerta em Jesus (Mateus 25.31-46).

Ora, o que podemos fazer para escapar dessa maldição, dessa condenação, já que todos nós somos pecadores? Pelo Seu grande amor, Deus enviou Seu Filho Jesus para nos perdoar e nos salvar, basta que O recebamos em nosso coração como nosso Senhor e Salvador, pois “quem crê em Jesus, não entrará em condenação…” (João 5.24). O que você está esperando para tomar a sua decisão?

CONCLUSÃO: Sabemos que Deus faz chover sobre justos e injustos (Mateus 5.45). Porém, Deus coloca diante de nós a bênção e a maldição (Deuteronômio 11.26-28), cabe a cada um de nós escolhermos a bênção! E a bênção está em receber a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Tome a sua decisão agora mesmo!

Lição de Célula Nº 681 – 05 a 11/01/2015 – Aps. Wagner & Eunice