Hoje as mulheres guerreiras valentes estão retornando de mais um encontro com deus. Já são mais de 12 anos realizando encontros, já foram mais de 50 encontros realizados, fora os outros encontros. E essas mulheres, encontro após encontro, permanecem firmes… Parabéns mulheres!!!
quero aproveitar esse encontro feminino e hoje trazer uma ministração tomando por base as mulheres da bíblia. São várias mulheres que se destacaram na bíblia e entraram para a história com o seu testemunho, coragem, dedicação, fidelidade e fé no senhor… Podemos citar aqui joquebede, débora, sara, raabe, rute, a rainha ester que salvou seu povo, ana mãe de samuel, a mulher sunamita, a mulher samaritana, maria mãe de jesus, dorcas, marta e maria de betânia, irmãs de lázaro, lídia, loide, eunice, …. São mulheres extraordinárias… Líderes valentes, servas fiéis, mulheres de honra….
I – como venceu a mulher siro-fenícia, a mulher cananéia? (mat 15:21-28 e marcos 7:24-30)
1.1 – perseverança: a) mat 15:23 “ele, porém, não lhe respondeu palavra”. = recebeu de jesus o silêncio. Quando jesus silencia e não responde ao nosso clamor, nós ficamos angustiados, desesperados as vezes… Mas nem sempre o silêncio de jesus é um não, mas sim uma prova, um teste para nós… – b) mat 15:23 “… Despede-a, pois vem clamando atrás de nós”. Ela não teve o apoio dos discípulos de jesus! Mas nem mesmo assim, ela desistiu! Ainda que não encontremos apoio á nossa causa, ao nosso clamor, nem por isso devemos parar de clamar, desistir daquilo que necessitamos! Ela lutou sozinha pelo que queria! – c) lutou perseverantemente contra os argumentos de jesus (mateus 15:27 “ela, contudo, replicou…”! Aparentemente temos aqui uma mudança de propósito dos planos de deus, pois os planos eram primeiro as ovelhas perdidas… Mas pela perseverança, jesus deu um jeito e atendeu essa ovelha perdida que não era da casa de israel… !!!
1.2 – humildade: a) a mulher se prostra perante jesus! B) a mulher apresenta a sua causa (filha endemoninhada) e jesus nem aí! – c) jesus falou pra ela que “não era bom tomar o pão dos filhos e dar para os cachorrinhos debaixo da mesa…”! Ela vence tal “humilhação” (culturalmente não era, pois aqui jesus fala carinhosamente dos cachorrinhos…). Mas não deixava de ser uma maneira de priorizar os judeus.
Ii-como venceu a mulher do fluxo hemorrágico (mateus 9:20-22; marcos 5:24-34 e lucas 8:43-48).
2.1 – coragem: a) enfrentou a multidão que discriminava as mulheres; b) enfrentou os preceitos religiosos que um sacerdote não poderia tocar numa mulher impura…; c) enfrentou a discriminação social que proibia a mulher de falar com um homem em público.
2.2 – soube extrair poder de jesus: “… Pedro disse: mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: quem me tocou?” (lucas 8:45). – muitos estavam tocando em jesus, apertando jesus… Mas ninguém estava extraindo a unção, o poder que está em jesus… – muitos vem ao culto, jesus se manifesta, mas nem todos saem com a sua bênção, por que? Porque não souberam tocar em jesus.
– só toca em jesus e extrai dele poder aquele que vem com a convicção inabalável de que será abençoado!
– só toca em jesus e extrai dele poder aquele que vem com uma necessidade clara e específica, por isso que jesus sempre perguntava: que queres que eu faça?
– só toca em jesus e extrai dele poder aquele que está disposto a se expor perante a multidão, perante jesus! (“vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e prostrando-se diante dele, declarou, á vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado…” – lucas 8:47)!
Conclusão: essas mulheres tiveram algumas atitudes em comum:
A) Ambas foram atraídas pelo testemunho que ouviram sobre jesus: mulher cananéis: marcos 7:25 “… Tendo ouvido a respeito dele…”!// mulher do fluxo: marcos 5:27 “… Tendo ouvido a fama de jesus…”
B) Ambas tiveram que empreender algum esforço, tiveram que vir atrás de jesus: a mulher cananéia teve que ir até a casa onde jesus estava…; a mulher do fluxo teve que andar atrás de jesus em meio a uma multidão…;
C) Ambas se prostraram perante o senhor jesus!
D) Ambas tiveram fé e creram que seria possível alcançar aquilo que eles desejavam! Para as duas jesus destacou a fé delas: para a mulher cananeia: “ó mulher, grande é a tua fé!”; para a mulher do fluxo: “filha a tua fé te salvou!” (marcos 5:34)!
Ap. Wagner Tenório de Almeida