SAIA DO EGITO

O apelo a este sermão é quase irressistível. A saída do povo de Deus do Egito e tudo o que aquela nação representava, naquele momento, para o povo de Israel; é um ótimo exemplo para muitas situações em que algumas pessoas se encontram hoje. Longe de casa, da família, sobrevivendo ao invés de viver, chorando, sofrendo… Este é o momento de nós, pastores do Rebanho de Jesus Cristo, arrancar o povo brasileiro do “Egito” da corrupção, indecência, das drogas, da violência…

Êxodo 3:1-10 O que significava o Egito para os filhos de Israel? Vamos traçar aqui um paralelo entre a situação dos israelitas no Egito e a vida de muitos “filhos de Deus” hoje em nossos dias, como também a vida de tantos outros que ainda não tiveram uma experiência direta com Deus!

Para que a gente entenda o que significava o Egito para os israelitas, vejamos o texto de Ex 3:7-9: Escravidão, Sofrimento, Opressão, Fome, Miséria, Pobreza, falta de esperança, morte dos sonhos…! Muitos hoje vivem pior do que os escravos do século passado, pois trabalhavam pela comida e hoje muitos trabalham e não conseguem nem comer…! Hoje, Deus vai te tirar do Egito, vai te arrancar do seu Egito… (Seu Egito pode ser uma opressão maligna, uma perseguição no trabalho, na família…)!

I – SAIA DO EGITO CLAMANDO A DEUS – Êxodo 3:7 “… ouvido o seu clamor…”!

Deus não é Surdo! Deus não é cego! Ele vê a nossa aflição e ouve quando clamamos! IS 59:1-2 “Eis que a mão do Sr….nem surdo… Mas as Vossas iniqüidades fazem separação… de modo que não vos ouça”!” Precisamos Clamar ao Senhor, expressando assim a nossa Dependência e Confiança em Deus! – SL 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo… Pois que tanto me amou, Eu o livrarei… Quando ele me Invocar, Eu lhe responderei, estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei e o Honrarei, com longura de dias fartá-lo-ei e lhe mostrarei a minha salvação”! Qual tem sido o seu “Egito”? – Pode ser um pecado que lhe prende…uma dificuldade na sua família/casamento/filho… desemprego… uma dívida… uma maldição… Não importa qual é o seu Egito. Deus é poderoso para arrancá-lo de lá e te conduzir à terra Prometida…!!! Não importa qual tem sido o seu Egito, pois Deus é capaz de fazer novas todas as coisas… Você crê nas Promessas de Deus? – IS 65:17-19, 22-24!

II – SAIA DO EGITO CRENDO E OBEDECENDO A DEUS – Ex 4:1-9

Você crê que a sua vida pode mudar a partir de agora? Você crê que Deus pode te livrar do teu “Egito” por um milagre? – Lamentavelmente muitos não crêem assim, pois estão tão “escravizados” que as suas mentes ficaram cauterizadas… não conseguem mais sonhar… Já foram tantos anos escravizados… Ilust.: Elefantes são domados quando ainda filhotes, amarram sua perna c/corrente num tronco e eles lutam p/sair e não conseguem, desistem de lutar e quando adultos já não tentam mais…! Para arrancar o povo do Egito, Deus precisava antes, arrancá-lo da Incredulidade! Então vieram os sinais (Ex 4:8-9): 1º) Vara em Cobra; 2º) Lepra; 3º) Água em Sangue. Deus usou uma estratégia p/libertar o seu povo. Ele não veio sozinho e brigou com o Faraó… Ele usou um servo seu, um Líder, Moisés! Obedeça ao Líder que Deus levantou sobre a sua vida e assim saia do seu Egito! – II CRON 20:20 “… Ouvi-me, oh Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e Prosperareis! Incredulidade e desobediência, só o prende e o escraviza ainda mais no seu Egito! Creia e decida Obedecer a Deus na sua vida e prepare-se para libertar-se do seu Egito!

III – SAIA DO EGITO VENCENDO O FARAÓ – Êxodo 3:19-20

Faraó representa um principado e o Egito simboliza uma cadeia espiritual. Portanto, sair do Egito é passar por um processo de Libertação! Ilust.: Quantas pragas foram necessárias p/Faraó liberar o povo? – 10! (água em Sangue; Rãs; Piolhos; Moscas; Praga no Gado; Tumores/Úlceras; Saraiva; Gafanhotos; Trevas; Morte dos Primogênitos! – O que isso nos ensina? Precisamos ser persistentes e perseverantes…! Precisaremos tentar tantas vezes quantas forem necessárias, sem desistir, até que Satanás nos solte… “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4:7)! Não desista até conquistar a Libertação! Toda Conversão a Deus é uma Libertação das mãos de Satanás: ATOS 26:18 “Para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e do poder de satanás para Deus…”! Você já saiu do Egito? Você já se converteu a Cristo? Saiba que Satanás não deixa barato… ele persegue, luta, insiste, tenta enganar, tenta nos puxar de volta… Faraó quando deixou o povo ir, em seguida foi atrás com todo o seu exército… (Ex 14:9-10)! – Marche! Siga em Frente! Quando derrotamos Faraó, vem a Restituição, vem os despojos e nunca saímos de mãos vazias: Êxodo 3:21-22! A cada Libertação, Deus libera uma bênção de Restituição sobre as nossas vidas!

CONCLUSÃO: Deus hoje está levantando verdadeiros “Moisés” e até “Arãos para Moisés que se acham “gagos”, a fim de levar adiante o Seu Projeto de Libertação do Seu povo! Deus hoje está derramando a sua Unção de Libertação sobre todos aqueles que crêem e decidem Obedecê-lO! Deus hoje está ordenando a Satanás que devolva tudo o que ele roubou! Deus tem tirado muitos dos seus Egitos, mas muitos saem e querem carregar o Egito… É fácil Sair do Egito, porque é Deus quem faz esse Milagre. O difícil é tirar o Egito da Mente…! Hoje é dia de Libertação! – Com a decisão da copa américa, a vinda de muitos aqui já representa uma libertação… Vamos Clamar e Deus vai nos dar uma Nova Unção e nos Levar a um Novo Nível de Libertação…!!!

Ap. Wagner Tenório – MIBA

ESTE ARTIGO É DE PROPRIEDADE DO MIBA E DE SEU AUTOR, MAS ESTÁ LIBERADO PARA UTILIZAÇÃO EM QUALQUER MEIO, CONTANTO QUE SEJA CITADO O AUTOR E NÃO HAJA ALTERAÇÃO EM SEU CONTEÚDO