Passou a Sega, Findou o Verão…

Jeremias 8.20-22

O profeta Jeremias levantou a sua voz de lamento e dor profunda pela catástrofe que se abateu sobre todo o Israel, quando o exército babilônico invadiu Jerusalém, provocando destruição, mortes e o exílio do povo. Era o final do verão, a época da colheita tinha passado e o povo continuava faminto e sem salvação. Israel não tinha atentado para a voz dos profetas e não se converteu dos seus pecados e por isso, sofria as terríveis consequências da sua desobediência e rebeldia contra o Senhor. Hoje, o Senhor nos dá a oportunidade de nos convertermos a Ele e de sermos salvos. Você já aproveitou a oportunidade que Deus te deu para a sua salvação?

I – A COLHEITA É SÍMBOLO DO JULGAMENTO FINAL

Tinha chegado o julgamento sobre Israel. As profecias que avisavam acerca desse momento histórico estavam se cumprindo, mas lamentavelmente Israel não tinha se convertido. Não tinha abandonado os seus pecados, pelo contrário, estava confiante e enganado pelos falsos profetas e sacerdotes. Achava que Deus jamais iria julgar o seu povo (Jeremias 7.1-11). Não nos enganemos, Deus separou um dia para julgar toda a terra (Atos 17.30-31)! Um dia, nos apresentaremos diante do Senhor e desse dia, ninguém conseguirá fugir! E será nesse dia que “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor” (Filipenses 2.9-11). Será o dia da grande colheita, e esse dia está chegando (Marcos 4.26-29). Você já está preparado para o dia da “grande colheita”? Jesus nos deixou a sua mensagem e nos avisou desse grande dia de julgamento final (Lucas 21.25-36). Não perca mais tempo, abra o seu coração e receba a Jesus como seu Senhor e Salvador!

II – O VERÃO É SÍMBOLO DO TEMPO DE DEUS PARA SALVAÇÃO

“Passou a sega, findou o verão e nós não estamos salvos”. Esse foi o lamento do profeta Jeremias. Israel perdeu o tempo da visitação do Senhor, não deu ouvidos aos avisos dos profetas de Deus, fechou o seu coração e deixou passar o tempo da sua conversão. E por isso, agora estava sofrendo as terríveis consequências dos seus pecados. Já não havia mais “bálsamo em Gileade”, isto é, a Palavra de Deus para curar as suas feridas. E nem havia mais médicos, isto é, profetas de Deus para conduzir o povo à cura, à salvação! Precisamos entender que “há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1). E hoje é o tempo de sermos salvos! Decida agora pela sua salvação, recebendo a Jesus como seu Salvador! Muitos ouvem a voz do Senhor, mas endurecem os seus corações e não se convertem a Jesus. Outros, vão protelando a sua decisão e aí o tempo vai passando, “finda-se o verão” e continuam sem salvação. Deus está te dando mais uma oportunidade para você se converter. Faça isso agora!

CONCLUSÃO: Estamos chegando ao final de mais um ano. O tempo tem passado rapidamente. A nossa vida vai passando como um vento. Não podemos mais perder tempo, não podemos mais ficar sem salvação. Convide Jesus para entrar na sua vida agora e te dar a salvação!

Lição de Célula No 678 – 15 a 28/12/2014 – Aps. Wagner & Eunice