Discipulador

João 21:15-17

No dia 12 de Dezembro as igrejas em Células no Modelo dos 12 comemoram o Dia do Discipulador. É uma maneira de honrar esses heróis da fé, verdadeiros pastores que tem feito discípulos para Jesus, cumprindo a Grande Comissão que Jesus nos confiou.

Quando nos tornamos discípulos de Jesus, Ele nos entrega um Discipulador para nos ajudar nessa caminhada que se chama discipulado cristão. O Evangelho de João registra esse momento quando Jesus levanta Pedro como Discipulador (João 21:15-17).

I –DISCIPULADOR É AQUELE QUE ALIMENTA OS DISCÍPULOS – João 21:15

O Evangelho de João registra o momento em que Jesus foi atrás dos seus discípulos que haviam seguido a Pedro numa pescaria, a fim de trazê-los de volta. Jesus frita uns peixes e convida os seus discípulos para comerem. E é aí que Jesus desafia Pedro a tornar-se um Discipulador. A abertura para esse diálogo deu-se ao redor da fogueira, numa espécie de piquenique e o cardápio foi peixe frito que o próprio Jesus pescou, assou e serviu. Jesus nos deu o exemplo e alimentou os seus discípulos.

Sinta-se ao redor daquela fogueira ás margens do Mar da Galiléia e ouça Jesus te chamando para segui-Lo. E ele pergunta se você o ama. Se o ama, você o seguirá e entregará a sua vida a Ele.

II –DISCIPULADOR É AQUELE QUE AMA A JESUS MAIS DO QUE OS DEMAIS DISCÍPULOS – João 21:15

Jesus perguntou a Pedro se ele o amava “mais do que estes outros”. Jesus queria saber se Pedro estava na média geral de todos aqueles que já conheciam a Jesus, que já declaravam que criam nele, mas que não o seguiam de verdade. Jesus queria fazer de Pedro um Discipulador. E Pedro, por sua vez, responde que sim, que o amava. E Jesus vai insistir na pergunta para fazer com que Pedro entendesse que ele só seria um Discipulador se amasse a Jesus de verdade, acima da média geral, ao ponto de assumir um compromisso de vida com Jesus.

Você ama a Jesus? Até onde vai esse amor por Ele? Esse seu amor é capaz de fazer com que você se entregue a Ele e se torne um Discípulo de Jesus?

III-DISCIPULADOR É AQUELE QUE APASCENTA

Jesus fala para Pedro apascentar seus cordeiros. Depois para pastorear e pela terceira vez, apascentar suas ovelhas. Numa primeira leitura, achamos tratar-se de palavras sinônimas, mas no texto grego original são palavras diferentes. Apascentar (Grego, Bosko): retrata o dever de um mestre em promover, por todos os meios, o bem estar espiritual dos seus discípulos. Pastorear (Grego, Poimaino): cuidar do rebanho, prover pasto, nutrir, cuidar do corpo. É isso que Jesus espera que o Discipulador faça, cuidar do corpo, mas também do espírito.

Você deseja se tornar um discípulo de Jesus? Como discípulo, você vai precisar de um discipulador. E Jesus já tem esse discipulador para cuidar de você e ser seu amigo de verdade. Você quer que oremos pela sua decisão?

CONCLUSÃO: Parabéns Discipuladores! Vocês são uma grande bênção para Jesus, para a nossa Igreja e para as nossas vidas. Só Deus poderá recompensá-los e Ele o fará! Amamos vocês, Discipuladores!

Você já tem um discipulador? Não? Então, entregue a sua vida a Jesus e deixe que nós o discipulemos, assim você crescerá em todas as áreas da sua vida!

Lição de Célula No 677 – 08 a 14/12/2014 – Aps. Wagner & Eunice