Mais inspirado e fascinado por Israel, após viagem à terra Santa, o Ap. Wagner nos traz uma nova visão, um novo foco de olhar, de algumas terras bíblicas. Vai além das fronteiras israelenses para descobrir um Egito abençoado, uma terra de provisão…, chega até Mara para desvendar a provação e a cura oferecida naquele lugar e…. Bem, agora é hora de você mesmo conferir!!!
Vou aproveitar a curiosidade de vocês acerca da minha recente viagem pelas terras bíblicas e ministrar a Palavra elaborando um Esboço de acordo com alguns dos locais que visitei. Utilizarei algumas fotos desses locais e assim espero fixar melhor o nosso aprendizado e consolidar aquilo que Deus vai Ministrar aos nossos Corações! Começo pelo Egito…
I – EGITO, TERRA DE PROVISÃO, PROTEÇÃO E PROMESSAS
1.1 – Provisão:
Egito sempre funcionou como um grande Celeiro para os moradores da terra, principalmente para o povo de Deus. Quando a fome assolava a terra, para onde as pessoas corriam? – Egito. Para lá correu Abraão e saiu de lá rico: GEN 12:10 e 13:1-2. Jacó ao enfrentar uma terrível fome, onde ele foi buscar alimento para ele e para os seus filhos? – Egito: GEN 42:1-2!
1.2 – Proteção:
Para onde o povo de Deus deseja voltar quando enfrentaram os perigos e ameaças do deserto quando caminhavam com Moisés? – Para onde José e Maria fugiram quando Herodes tentava matar todas as crianças? – Egito! – Com quem Israel queria fazer aliança e fugir quando a Babilônia se levantou contra eles? – Egito!
1.3 – Promessas:
Deus fez várias Promessas ao seu povo na terra do Egito. José mesmo sabia que Deus tinha promessas para a sua descendência e por isso pediu para que os seus ossos fossem levados para Canaã: GEN 50:24-25. Jacó também fez José jurar que não o enterraria no Egito, ele queria ser enterrado na terra dos seus pais… GEN 47:29-30. Criou-se uma Imagem no povo de Deus de que o Egito era a sua salvação. O povo se acomodou no Egito e não queria mais sair de lá para ir cumprir o propósito e plano de Deus para as suas vidas. Acomodou-se com o que tinha e passou até a sofrer a influência da idolatria do Egito! Foi preciso Deus levantar um Profeta para denunciar aquela Acomodação e Falsa Segurança… IS 31:1-3 e 6!
Ilust.: Isso nos faz lembrar a vida de muitos crentes que se acomodam com a vida que está levando, acha que já é o suficiente e se acomoda… Outros comprometem a sua vida espiritual para se manter no Emprego, achando que é de lá que vem a sua Provisão, Proteção e Promessas…!!! Deus usa o nosso Trabalho para nos sustentar e nos fazer prosperar, mas Ele pode usar outros recursos para isso… – Deus uma ocasião usou os Corvos para dar carne ao seu servo profeta, depois usou uma Viúva pobre para suprir as suas necessidades… Tudo isso nos ensina que é Deus quem nos Sustenta, não é o nosso Egito…!!!
Deus é a nossa Provisão! Deus é a nossa Proteção! E Deus tem Promessas para o seu povo… Se você é povo de Deus, então se alegre, pois Ele Prometeu nos abençoar, Se Confiarmos nEle e vivermos segundo os Seus Princípios. Podemos optar por confiar em nós mesmos, nos nossos esforços… podemos até confiar em nosso “Egito”, mas nada disso nos dá segurança e certeza de vitória! SALMO 56:3-4 “No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo…”! PROV 28:25 “… o que confia no Senhor, prosperará”! Mas o que confia em seu próprio coração é insensato (Prov 28:26)! – Convido você a Confiar no Senhor e entregar a Ele todos os seus Problemas, Ansiedades, Preocupações, Temores…!!! Olhando para aquele deserto, pude constatar a Fé e a Confiança em Deus que Moisés depositou…Todo aquele povo do Êxodo, precisava confiar em Deus e não era fácil… só deserto, montanhas, pedras, areia e calor…!!!
II- SINAI, LUGAR DE SE AMPLIAR A NOSSA VISÃO E OS NOSSOS LIMITES
Sinai é um desafio físico tremendo… São aproximadamente 8 Km de subida, chegando a mais de 2 mil metros de altura… Para quem não estava preparado fisicamente, foi um esforço gigantesco… mas ao chegar lá em cima, pude constatar algumas verdades que Deus ministrou ao meu coração:
2.1 – Pude ver o quanto eu mesmo não estava confiando em mim: Ainda na base da montanha, no Hotel, fiquei refletindo se eu podia ou não chegar até o topo do Sinai. E aí fui pela lógica humana e concluía que isso era loucura e que eu poderia comprometer toda a minha viagem, ficando prostrado… – Aprenda a confiar em você! Você é capaz de grandes realizações! Ilust.: Vi lá no Sinai alguns exemplos de autoconfiança: uma irmã com uma só perna subiu… pessoas de idade avançada, subindo… e chegando na frente de muitos…; Precisamos aprender de uma vez por todas de que “Podemos Todas as Coisas em Cristo que nos fortalece”!
2.2- Pude constatar que não existe limites para quem tem um Propósito definido: O que os colegas peregrinos me disseram foi: Suba com um propósito! Se você for subir por subir, se for subir só pela beleza do Sinai, você vai ficar no meio do caminho…! Subi com Muitos Propósitos no Coração e colocando cada um deles diante de Deus: MIBA; Meus 12; Minha Família! E lá Deus me levou a fazer um Ato Profético recolhendo 12 Pedras e me mandando confirmar a Aliança com os meus 12…!
2.3 – Pude aprender a superar meus limites: Quando eu consegui chegar na primeira parada (são 6), eu pensei: já subi o Sinai, sei que não posso ir adiante, estou exausto, depois das 6 paradas ainda tem 700 degraus, então já que eu não vou conseguir mesmo, é melhor eu parar logo aqui… Mas algo no meu coração me mandava prosseguir e me dizia que ainda era muito cedo para desistir… ! – Não desista nunca! – Ilust.: Não desista da sua Célula, da sua Família, dos seus Sonhos… Nunca nenhum desistido consegui vencer na vida…!!! E a cada Parada, eu ia superando meus limites, até que cheguei no pé dos 700 degraus e eu disse, agora é que eu não desisto mesmo…
!III- MARA, LUGAR DE PROVAÇAO E DE CURA – ÊXODO 15:22-27
3.1 – Murmuração, sinal de Fraqueza, Covardia e Desrespeito: “… E ali os provou”! Deus estava provando o coração do povo e o povo não sabia. Os desertos provam o caráter do Líder e dos Liderados! Quando as águas ficam amargas, aí é que o Liderado revela o seu coração. Quando as águas estão doces, todo mundo é bom…
a) Fraqueza:
Não sustentaram a sua fé e confiança em Deus… não suportaram o desafio de continuar acreditando que Deus era com eles e com seu Líder…;
b) Covardia:
Murmurar contra o líder é covardia, pois fala-se contra ele pelas costas… Todo Murmurador é um Covarde, não merece confiança!
C) Desrespeito:
Não está respeitando a Autoridade que está sobre o Líder! Não está respeitando a Unção de Deus que está sobre o Líder. Não está respeitando o próprio Deus que constituiu o Líder (ÊX 16:8 e 12″… O Senhor ouve as vossas murmurações com que murmurais contra ELE e quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor”. – “Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel…”! Todo Murmurador atrai Maldição sobre a sua vida e sobre toda a sua Família e Descendência!
3.2 – Cura, Sinal da Graça e Misericórdia de Deus:
As águas amargas foram curadas com uma madeira! Veja o paralelo que existe aqui com a Cura que recebemos em Jesus quando Ele subiu ao Madeiro: IS 53:4-5 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades… Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões… e pelas suas pisaduras fomos sarados”! Precisamos buscar a nossa Cura na Cruz de Cristo! Tem muito Crente que ainda é Muito Amargo, assim como as águas de Mara, intragáveis… e precisam de cura! – Crentes que não sorri, não dá um bom dia, não sabe dizer Obrigado, não sabe se Relacionar com as pessoas a sua volta… Só vivem Reclamando de Tudo e de Todos… São Murmuradores Crônicos… São Crentes MARAS… É a Cura da Alma que nós tanto necessitamos… para que possamos ir bem em todas as áreas da nossa vida…
CONCLUSÃO:
Vamos agora tomar a Ceia Juntos… Vamos pedir a Deus que nessa Ceia Ele venha nos Curar… Vamos pedir a Deus que nessa Ceia Ele venha nos Mudar, nos Transformar… Venha nos ensinar a confiar mais em nós mesmos, venha nos ajudar a ampliar a nossa Visão e os nossos Limites.
07102007 – MIBA – Ap. Wagner
ESTE ARTIGO É DE PROPRIEDADE DO MIBA E DE SEU AUTOR,
MAS ESTÁ LIBERADO PARA UTILIZAÇÃO EM QUALQUER MEIO,
CONTANTO QUE SEJA CITADO O AUTOR E NÃO HAJA ALTERAÇÃO EM SEU CONTEÚDO.