O Homem Está Destruindo A Terra

Gênesis 1:16-31

Qual o nível da sua consciência ecológica? Você se sente incomodado olhando a situação do nosso planeta e de como o homem o tem destruído? O nosso relacionamento com Deus, o nosso temor a Deus está diretamente relacionado com a maneira que cuidamos da Terra.

Deus, com amor, criou toda a Terra e pôs o homem nela para cuidar, preservar e usufruir com responsabilidade as maravilhas desse Planeta. E o homem em pecado, destrói a sua própria casa.

I – O HOMEM ESTÁ DESTRUINDO AS FLORESTAS

Já faz três semanas que um incêndio criminoso está destruindo a floresta amazônica no Amapá. Já foi destruída uma área correspondente a 5 mil campos de futebol e o fogo continua queimando sem controle. O que leva o homem a se tornar tão nocivo á natureza? Seria o pecado, a avareza, a falta de consciência ecológica, a revolta e rebelião contra Deus.

A providência divina para salvar o homem foi a vinda de Jesus para reconciliar o homem com Deus. Temos essa Palavra de reconciliação que nos foi dado por Deus para trazer o homem de volta para Deus. Jesus é Deus em Cristo reconciliando consigo o homem pecador (II Coríntios 5:18-20). E uma vez reconciliado com Deus, o homem cria uma consciência ecológica de proteção e preservação da natureza. Hoje, Jesus te chama á reconciliação. Você está disposto a voltar para Jesus?

II- O HOMEM ESTÁ DESTRUINDO OS RIOS E NASCENTES

Pela primeira vez na história, a nascente do rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, está completamente seca. O “Velho Chico” tem 2.700 KM de extensão e atravessa 6 Estados e o Distrito Federal. Ele transporta vida para milhares de pessoas. Outro rio muito importante, o Rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo está morrendo e o cheiro da morte se espalha pela cidade. A situação dos Mananciais que abastecem a cidade de São Paulo passou de crítica a desesperadora. Que futuro tem a humanidade?

Tem alguma coisa errada com o homem, pois Deus quando o criou foi com o intuito de que ele cuidasse do Planeta e não o destruísse. Só quem pode consertar o homem é Jesus! Venha para Jesus e todas as áreas da sua vida serão ajustadas!

III- O HOMEM ESTÁ DESTRUINDO A SUA PRÓPRIA CASA

Quando Deus criou o homem, já tinha preparado para ele uma casa de excelência, um planeta inteiro com muita água, peixes os mais variados, aves as mais belas, animais os mais diversos, arvores frutíferas deliciosas e Ele mesmo declarou sobre a Sua obra: “Viu Deus tudo quanto fizera e eis que era muito bom” (Gênesis 1:31)! Deus fez tudo de bom para o homem e depois lhe disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…” (Gênesis 1:28). A ordem foi para que o homem dominasse, cuidasse, administrasse a terra e tudo seria para o seu mantimento.

Se o homem destruir a Terra, será automaticamente destruído. Assim como se o homem, pelo pecado, destruir o seu corpo, Deus o destruirá (I Coríntios 3:16-17). O homem só será feliz, próspero e abençoado quando se voltar para Jesus e O recebê-Lo como Seu Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO: Tudo o que Deus fez é muito bom, inclusive o homem, feito a sua imagem e semelhança. Mas esse homem precisa ser transformado, precisa se converter a Jesus e vencer o pecado para ser bênção. Você está precisando de Jesus? Você deseja experimentar uma transformação vinda de Deus na sua vida? Então, entregue-se a Jesus!

Lição de Célula No 675 – 24 a 30/11/2014 – Aps. Wagner & Eunice