Em Quem Você Vai Votar?

Juízes 9:1-21

É grande a disputa eleitoral em nossos dias. O desespero chega a tomar conta dos candidatos que lutam pela conquista do voto. Será que todo esse desespero desses candidatos é mesmo pelo desejo de servir á comunidade? O que você acha?

A Bíblia nos fala de Jotão, um dos filhos de Gideão (Jerubaal, Juízes 6:32), que nos conta uma parábola, a famosa Parábola de Jotão, falando da Oliveira, Figueira e Videira que foram convidadas a reinar, mas não aceitaram. Acabou o Espinheiro aceitando reinar sobre as demais árvores.

I – A OLIVEIRA NÃO QUIS REINAR

Ao ser convidada a reinar, a Oliveira respondeu que não deixaria de produzir o seu óleo da unção que tanto Deus e os homens prezam e desejam. Oliveira representa a classe sacerdotal, os líderes espirituais comprometidos com Deus e com o seu povo. Mas poucos são os sacerdotes que decidem abraçar a carreira política para ser sal e luz em meio a um lamaçal de corrupção, engano e mentira. E quando algum sacerdote decide entrar na política, os próprios religiosos se posicionam contra e lhe negam o apoio.

Enquanto a Oliveira não deseja reinar, temos Jesus, a “Oliveira Verdadeira”, disposto a reinar, a governar as nossas vidas, dar sentido a elas e nos conduzir á vida eterna com Deus. Vote em Jesus! Confie nEle!

II- A FIGUEIRA NÃO QUIS REINAR

A Figueira se recusa a reinar alegando que isso iria impedir a sua produção de frutos, os deliciosos figos que são tão apreciados. A Figueira sabia que se entrasse na política, iria perder a doçura dos seus frutos e achou que não valeria a pena o sacrifício. Na política, encontramos muitos candidatos que são aparentemente “doces” no seu trato, na sua palavra, na sua apresentação, mas uma vez que conquistam o cargo pretendido, se esquecem da sua “doçura”, pois isso era puro engano e falsidade. Você conhece algum candidato assim?

Jesus sempre se apresentou com doçura e amabilidade. Ele nunca perdeu essa doçura, nem quando estava agonizando na cruz, pois ainda ali, pode alcançar o coração de mais um pecador. Hoje, Jesus quer alcançar o seu coração. Entregue a Ele o seu coração, a sua vida!

III- A VIDEIRA NÃO QUIS REINAR

A Videira também se recusou a reinar, alegando que não gostaria de deixar de dar o seu fruto, a uva, usado na produção do vinho. Ela preferiu então ficar com o vinho que alegra o coração do homem, do que reinar sobre as demais árvores. Sem dúvida alguma que a política sendo exercida corretamente ela traz alegria, paz e prosperidade. Mas a política da forma como ela tem sido executada em nosso país, tem deixado muito a desejar e acaba promovendo a alegria, paz e prosperidade só mesmo dos próprios políticos, dos seus familiares e companheiros, esquecendo do povo.

A verdadeira alegria e a paz de que tanto necessitamos, só encontramos em Jesus. Ele nos disse: “Deixo-vos a paz. A minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo” (João 14:27). Você está precisando de paz? Então, venha para Jesus!

CONCLUSÃO: Na Parábola de Jotão, o Espinheiro aceitou reinar. Ele representa Abimeleque, um assassino cruel e sedento pelo poder. E o povo teve que aguentar os seus espinhos, até que Deus decidiu fazer justiça (Juízes 9:56-57).

Ninguém consegue fugir do juízo de Deus, nem mesmo os políticos mais poderosos. Todos um dia terão que prestar contas a Deus (Apocalipse 20:11-15). Por isso, precisamos nos arrepender e receber a Jesus como nosso Salvador enquanto podemos (João 5:24).

Lição de Célula No 667 – 29/09 a 05/10/2014 – Aps. Wagner & Eunice