Igreja, Casa De Misericórdia

João 5:1-18

O paralítico do Tanque de Betesda é uma história muito conhecida em Jerusalém. Tive a oportunidade de visitar o famoso “Tanque de Betesda” com as suas várias “piscinas, pavilhões, quartos e degraus”. Não vi beleza alguma ali, mas também não vi nenhum enfermo por lá aguardando cura.

Betesda significa “Casa de Misericórdia”. Ora, não seria esse um bom nome para uma Igreja de Jesus? O que é a Igreja senão um lugar onde se reúnem enfermos que aguardam cura? Convido você para entrar nessa “Casa de Misericórdia” e receber a sua cura, o seu milagre, a sua bênção!

I – AINDA HÁ MISERICÓRIDA NA IGREJA?

Nos dias de Jesus, o tanque de Betesda tinha deixado de ser essa “Casa de Misericórdia” e virou apenas um local que reunia muita gente enferma a espera de cura. Assim também tem sido a Igreja hoje, um local de muita gente enferma, mas a misericórdia já não existe mais em tantas dessas igrejas. Foi-se a misericórdia da “Casa do Pai”, de muitas das Igrejas do Senhor Jesus em nossos dias. Precisamos trazer de volta essa misericórdia para dentro da Igreja, pois Igreja sem a misericórdia de Deus, não é Igreja. E onde mais as pessoas enfermas encontrariam a misericórdia de Deus de que tanto necessitam se não for numa Igreja?

Deus não muda e jamais mudará. As suas misericórdias jamais terão fim, mas se renovam a cada manhã (Lamentações 3:22-23). Você está precisando da misericórdia de Deus? Então, nos deixe orar por você.

II – AINDA HÁ AJUDA DISPONÍVEL NA IGREJA?

O paralítico do Tanque de Betesda, já tinha 38 anos que sofria com a sua enfermidade e agora ele estava vivendo nas escadarias daquele tanque, esperando que alguém o ajudasse, carregando-o para dentro do tanque, assim que as águas se movessem. Mas ele mesmo diz para Jesus que não tinha ninguém disponível para ajudá-lo. Ele estava na “Casa da Ajuda e do Socorro”, mas não tinha ninguém para ajudá-lo. Foi-se o dom da misericórdia, do socorro e do serviço cristão em amor. Outros dons são buscados hoje nas igrejas, principalmente aqueles que aparecem mais.

Se você está na Igreja do Senhor Jesus é porque você quer ajudar, servir e amar as pessoas. Você já foi alcançado pelo amor de Jesus e Ele te escolheu e te chamou para servir. O que você está fazendo que ainda não veio para a Igreja do Senhor Jesus, para a “casa de misericórdia”?

III- AINDA HÁ CURA NA IGREJA?

O Tanque de Betesda ganhou fama por conta de uma tradição que dizia que lá aparecia um Anjo do Senhor que mexia na água e quem entrasse naquele momento seria curado. Tudo indica que as curas continuavam acontecendo, pois não faltava enfermo por lá (João 5:7). E aí, Jesus apareceu para aquele homem e lhe perguntou: “Queres ser curado”? (João 5:6). A resposta dele deveria ser apenas, sim. Mas ele foi se lamentar e dizer que não tinha ninguém para levá-lo até a água. Ora, o enfermo estava falando com Jesus que é maior do que o Anjo que mexia a água, mas por estar preso á tradição e ele não conhecia Jesus. Jesus continua curando e agindo na Sua Igreja!

Sim. Ainda há cura na Igreja de Jesus! Venha para Jesus e deixe Ele te curar, te abençoar e te dar a salvação! Diga sim para Jesus agora mesmo!

CONCLUSÃO: A Igreja de Jesus é e sempre será a “Casa da Misericórdia de Deus”. Jamais faltará misericórdia na Casa do Senhor. Jamais faltará ajuda e socorro na Casa do Pai. Jamais faltará cura e milagre na Casa de Deus.Você está precisando de Jesus na sua vida? Você está precisando de um milagre de Deus? Você deseja entregar a sua vida a Jesus? Vamos orar!

Lição de Célula Nº 664 – 08 a 14/09/2014 – Aps. Wagner & Eunice