A nossa Igreja, o MIBA, está completando doze anos de organização (01/09/2002). Estamos felizes com mais um ano de vida da nossa Igreja e louvamos a Deus por isso. Doze anos do MIBA! A Bíblia traz várias vezes, de Gênesis a Apocalipse, o número doze. Doze são as tribos de Israel. Doze são as portas da cidade de Jerusalém. Doze são os frutos da Árvore da Vida que ela produz mês a mês. Doze foram os apóstolos que Jesus chamou. Doze significa número de Governo. Portanto, hoje, Deus vai nos ensinar sobre Governo segundo a vontade dEle.
Creio que todos nós precisamos saber governar, pois temos que governar a nossa vida, o nosso futuro, as nossas decisões, a nossa casa, a nossa língua e tantas coisas mais. Mas nem sempre nós conseguimos governar bem.
I – GOVERNAR BEM A NOSSA FAMÍLIA
Deus falou por intermédio de Paulo, que escreveu ao jovem apóstolo Timóteo sobre os pré-requisitos para quem almeja ao episcopado: “e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito” (I Timóteo 3:4). Governar a nossa própria família é sem dúvida um dos maiores desafios, pois não existe família perfeita. Temos visto o esfacelamento e a destruição de tantas famílias: separações conjugais, rebelião dos filhos, brigas, inimizades e contendas. Como vai a sua família? Queremos nos unir a você para nos ajudarmos no governo das nossas famílias. Queremos orar pela sua família. Queremos buscar conselhos divinos para a orientação e o governo da nossa família.
Quando Deus criou a família foi com o objetivo de nos abençoar e nos fazer felizes (Malaquias 2:15-16 e 4:6). Mas para isso, precisamos converter os nossos corações a Jesus e Ele nos salvará (Atos 16:31).
II- GOVERNAR BEM A NOSSA VIDA
Quem governa a sua vida? Quais sãos os princípios que governam e orientam as suas decisões? Muitos tem as suas vidas governadas pela sociedade. Outros se deixam governar pelo modelo de vida apresentado nas novelas, ou se inspiram no exemplo dos atores famosos, dos atletas, cantores etc. Existem também aqueles que se deixam governar por filosofias, doutrinas religiosas, conselhos de amigos. Mas existem aqueles que tentam governar as suas vidas pela Bíblia, a Palavra de Deus, por seus princípios, valores e ensinamentos, buscam o exemplo de Jesus e se esforçam para seguir Seus ensinos. No final, quem vai se dar bem na vida? Quem obterá o verdadeiro êxito? Quem será verdadeiramente feliz?
Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, antes tem o seu prazer na Lei do Senhor (Salmo 1). Entreguemos a nossa vida ao governo de Jesus!
III- GOVERNAR BEM OS NOSSOS SONHOS
Quais são os seus sonhos? O que você gostaria de conquistar? Aonde você quer chegar na vida? Todos nós precisamos ter os nossos sonhos. Deus nos manda sonhar e sonhar alto! Quem não sonha, não vai chegar a lugar algum. Os nossos sonhos precisam de um excelente governo. Se não soubermos governar bem os nossos sonhos, jamais conseguiremos conquistá-los. Quer conquistar os seus sonhos? Então divida os seus sonhos em partes. Dê para cada parte um tempo para que você possa trabalhar e conquistar. Precisamos aprender a governar bem as nossas metas, alvos e sonhos. Deus nos disse que nos daria as nações da terra por possessão (Salmo 2:8), então, não tem limites aonde podemos chegar!
Em nossos sonhos, devemos incluir o propósito de glorificar a Deus com as nossas vidas e servir a Ele com alegria! Convidemos Jesus para governar as nossas vidas e nos entregar os nossos sonhos!
CONCLUSÃO: Quando a nossa Igreja completa 12 anos, olhamos para trás e vemos toda uma trajetória com muitos desafios vencidos, mas olhamos também pra frente e vemos que ainda temos muito a conquistar! Assim é também em nossas vidas quando nos entregamos ao Senhor e confiamos nEle para nos governar. Hoje é um tempo oportuno para você entregar o governo da sua vida a Jesus. Quer fazer isso agora?
Lição de Célula Nº 663 – 01 a 07/09/2014 – Ap Wagner Tenório e Ap Eunice Almeida